Gestão de dados na hotelaria: como utilizar esse recurso para otimizar seu negócio?

Uma gestão de dados assertiva pode contribuir e muito para o seu hotel. Seja na sua estratégia de marketing ou na otimização de suas vendas, a coleta de informações reúne dados importantes que contribuem para a tomada de decisões de maneira mais assertiva e estratégica.

No entanto, muitos hotéis ainda não sabem a forma adequada de utilizar os dados coletados. Afinal esse é um processo muito complexo e as fontes são imensas.

Pensando nisso, este artigo irá explorar todos os principais benefícios da gestão de dados no segmento hoteleiro e ajudar você a como executar uma gestão de dados para o seu hotel com maestria. Confira!

A importância da gestão dados no segmento hoteleiro

Realizar a gestão de um hotel não é uma tarefa tão simples. É preciso garantir as melhores estratégias para que seu negócio consiga se destacar em meio a competitividade do setor e com clientes mais exigentes.

Esse tipo de estratégia auxilia o gestor fornecendo informações reais e atualizadas. Com base em nosso artigo: Como os relatórios em tempo real facilitam a tomada de decisão seus benefícios, são:

  • Mais agilidade nos processos
  • Previsão de acontecimentos e demandas
  • Redução de falhas e incertezas
  • Clientes mais satisfeitos e fidelizados

Mais agilidade nos processos

Ao utilizar ferramentas de gestão em tempo real, os relatórios chegam com informações compiladas e estruturadas. Não há necessidade de despender horas extraindo e cruzando dados em planilhas  off-line para depois analisá-los, pois os dados já vêm preparados para as análises.

Assim, os profissionais que antes eram responsáveis por gerar essas grandes quantidades de informações, agora podem ocupar outras posições que também necessitam de sua atenção, aumentando a produtividade e melhorando os processos.

Previsão de acontecimentos e demandas

Com a análise de dados em tempo real é possível fazer a previsão do impacto das tomadas de decisão nas outras áreas, por exemplo, a influência que uma alta taxa de ocupação alterar resultados para o departamento financeiro do hotel.

Redução de falhas e incertezas

Como mencionamos, usar estes programas de gestão em tempo real torna os processos mais eficientes e rápidos. Essa melhoria nos processos e o fato da informação ser facilmente acessada em um único lugar diminuem consideravelmente as falhas de comunicação.

Além disso, essa consolidação de dados permite que a gerência consiga ter um panorama claro das operações do hotel e possa tomar decisões com mais precisão e agilidade.

Clientes mais satisfeitos e fidelizados

Os dados em tempo real são uma rica fonte de informação para a empresa, inclusive sobre seu cliente. Se o seu hotel possui dados assertivos, será muito mais fácil identificar as reais necessidades de seus hóspedes, entendendo melhor sua percepção a respeito de qualidade, conforto, bom atendimento e podendo se adequar ao que eles precisam.

Como realizar a gestão de dados do seu hotel?

Separamos algumas dicas e orientações que ajudarão você a descobrir a melhor maneira de trabalhar com dados no segmento hoteleiro e como utilizar essas informações para otimizar os seus resultados. Vamos lá!

1. Adoção da estratégia Data driven

No cenário atual, não é mais admissível que um gestor permeie suas decisões com base em análises subjetivas.

E não se trata apenas de captar dados, é preciso mensurar a qualidade dessas informações para o seu negócio.

É justamente por isso que a gestão data driven, é uma excelente opção para que a captação dos seus dados, pois possibilita que o hotel responda às mudanças e às demandas do público, obtendo dados concretos e permitindo que o empreendimento tenha uma visão diferenciada e próxima do mercado e do que os seus hóspedes desejam.

Leia nosso artigo completo sobre o tema e saiba como iniciar uma estratégia de Data drive na gestão do seu hotel.

2. Atualização de ferramentas

Tanto a coleta quanto a mensuração de dados são tarefas complexas e que podem levar muito tempo se realizadas manualmente. Por isso, o hotel pode explorar ferramentas digitais para o auxiliar.

Essas ferramentas tem a habilidade de gerar relatórios personalizados para os gestores e uma compilação precisa de dados, potencializando, assim a gestão do seu hotel.

Quando indagamos essas ferramentas, estamos dizendo de sistemas de operações, como:

  • Channel Manager: permite que você atualize de forma centralizada e automatizadaa disponibilidade e tarifas do seu hotel nos canais em que ele está sendo distribuído.
  • Businees Intelligente: processos de coleta e análise de dados com o objetivo de fornecer informações estratégicas para um negócio. Para realizar esses processos, são empregadas ferramentas tecnológicas que armazenam, categorizam e processam os dados, dispondo os resultados de análises em painéis e gráficos de fácil compreensão.
  • Revenue Management: também conhecido como gerenciamento de receita é uma metodologia que, por meio de técnicas que envolvem a precificação, a oferta e a demanda, ajuda a maximizar as receitas do seu hotel.
  • HiQ Omnibees: atua sobre os dados das suas reservas, mas principalmente sobre informações de milhões de pesquisas das principais Agências, Empresas e Operadoras do Mercado.
3. Aperfeiçoamento da equipe

Visando obter melhores resultados, é necessário que a equipe do hotel esteja devidamente capacitada para manusear os sistemas e as ferramentas de dados adquiridas.

Por isso, certifique-se de que sua equipe detém esse conhecimento e se caso for necessário, propicie treinamento para orientar os colaboradores na execução desses processos, diminuindo os erros e aumentando a potenciabilidade.

4. Segmentação dos dados

As reservas de hotéis são hoje feitas por diferentes meios e canais, de acordo com a praticidade e a preferência do cliente. Esse cenário é muito favorável ao aumento de receitas dos estabelecimentos, mas traz para o negócio um grau de complexidade maior na gestão. Nesse contexto, a segmentação de dados pode contribuir e facilitar o gerenciamento do que chamamos omnichannel, ou diversos canais.

5. Procedimento padrão para coleta de dados

A adoção de um procedimento padrão para a coleta de dados possibilita que as informações adicionadas nos sistemas sejam muito mais confiáveis e fáceis de serem utilizadas pelos colaboradores.

Assim, todos as áreas do seu hotel (marketing, vendas, recepção etc.) conseguirão captar, estruturar, processar e analisar as informações na base de dados, devidamente.

6. Mantenha os dados sempre atualizados

Fazer uma atualização constante para garantir que as informações guardadas estão corretas. Isso evitará inconsistências e anomalias na sua gestão de dados.

Indicador de mercado da Omnibees

Este relatório é uma das medidas de apoio ao mercado hoteleiro adotados pela Omnibees. Com atualização diária, este relatório irá acompanhar o impacto do Covid-19 (novo coronavírus) em 3.000 hotéis do Brasil através de dois indicadores:

  • Variação do Cancelamento: compara o volume de reservas canceladas semanalmente com o mesmo período do ano anterior (2020 vs 2019), gerando um índice percentual da variação.
  • Variação do Reservas: compara o volume de reservas emitidas semanalmente com o mesmo período do ano anterior (2020 vs 2019), gerando um índice percentual da variação.

Tenha acesso a página através deste link: https://www.omnibees.com/acesso-indicadores-de-mercado-corona/

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência à indústria de turismo. Com mais de 5 mil hotéis e 700 parceiros de distribuição, ela é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes pela otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado