Como ter um controle financeiro eficiente no seu hotel

Como ter um controle financeiro eficiente no seu hotel

O controle financeiro de uma empresa pode ser entendido como um conjunto das ações e procedimentos administrativos relacionados com o planejamento, execução, controle do capital do negócio. Esse procedimento está preocupado com as políticas e procedimentos enquadrados por uma organização para gerenciar e relatar transações que acontecem. Ter o conhecimento e controle do dinheiro que entra e sai do seu hotel são necessários para que o sucesso do estabelecimento seja possível.  Para que esse procedimento seja presente no seu hotel são necessários alguns cuidados, listamos abaixo. Confira!

Gerenciar Fluxo de Caixa 

O primeiro e mais básico é administrar as entradas e saídas de recursos financeiros. E não nos referimos apenas ao dinheiro que o cliente passa ao pagar seu consumo, mas sim o dinheiro relativo a vendas, prestação de serviços, pagamentos de fornecedores, salários, tributos, despesas, entre outros.  Clique aqui e OTIMIZE o contato do seu hotel com os clientes!  Ter todo Registro de Operações da movimentação pode ser bastante trabalhoso, mas traz muito mais vantagens para o hotel, pois a gestão pode manejar melhor onde acontecem mais saídas e as entradas do dinheiro no hotel.

Garantir um fundo de emergência

Busca se antecipar a uma emergência pode ser um diferencial que tem o potencial de salvar seu hotel de uma crise. O fundo de emergência ou gerenciamento voltado à crise compreende em um conjunto de estratégias que envolvem a renegociação de prazos com clientes ou fornecedores, dívidas, problemas com funcionários, negativações, ou qualquer outra possível situação pode comprometer ou abalar a estabilidade financeira do seu estabelecimento.  Não é comum que empresas pequenas ou que acabaram de nascer se preocupem com isso, pois estão mais preocupadas com a rentabilidade com do que com a própria sobrevivência. Devido a isto muitas empresas morrem antes mesmo de completar seu primeiro ano. Definitivamente o fundo de emergência pode ser um ótimo investimento para a gestão do seu hotel.

Administração de recursos para investimentos

Ter essa preocupação com controle dos investimentos do seu hotel é diretamente um investimento, investir no crescimento e desenvolvimento do seu hotel. Para que ele cresça, aumente a oferta de serviços, qualidade e diferencial no mercado. Isso acontece, pois a gestão de investimento corre quando o hotel resolve expandir, modernizar, abrir novas unidades, etc.

Contrate um especialista

É inegável que  o manejo financeiro de um hotel é extremamente difícil. A movimentação das inúmeras variáveis financeiras envolvidas em um estabelecimento pode se tornar uma atividade complexa.  O controle financeiro é uma atividade feita durante todo o ano e requer o apoio de relatórios e análises precisas. Dessa forma um gestor pode não ter todo o conhecimento necessários para administrar esses procedimentos ou mesmo dispor o ter tempo necessário.  Clique aqui e OTIMIZE o contato do seu hotel com os clientes!  Visto que a atividade de controle financeiro para ser bem realizada necessita de conhecimento e dedicação recomenda-se a contratação de um profissional com experiência na área. Claro que para a contratação de um profissional vai depender da disposição de recursos, entretanto, a realização dessa operação pode gerar um ótimo retorno para o seu hotel.

Assine nossa
Newsletter