Metabuscadores: como utilizar e potencializar suas reservas

Metabuscadores: como utilizar e potencializar suas reservas

Viajantes confiam cada vez mais em metabuscadores e agências de viagens online (OTAs), ao explorar suas possibilidades. Com toda facilidade e velocidade proporcionada pela internet, é natural para os hóspedes buscar por praticidade. Os viajantes procuram por informações mais relevantes sobre suas opções de hospedagem, e receberem diversos resultados em um curto período de tempo. Em uma realidade de mercado cada vez mais competitiva, em que cada uma das centenas de milhares de opções de hospedagem disputam clientes que buscam mais facilidade na pesquisa por hotéis, saber o que são metabuscadores e utilizá-los na sua estratégia de vendas é fundamental. Quer entender melhor?  Então confira neste artigo as informações principais sobre essas ferramentas que estão mudando o comportamento do consumidor ao escolher e reservar hotéis.

O que são metabuscadores?

Para entender o que é um metabuscador, primeiro é necessário compreender como funciona um motor de busca. Um buscador, em geral, visita bilhões de sites e cria um banco de dados ou repositório de vários sites. Isso é conhecido como o índice. Então, sempre que um usuário digita um termo de busca o algoritmo do mecanismo faz uma seleção das páginas que são consideradas relevantes (e que são dos seus parceiros) para o termo pesquisado, e as exibe para o usuário. Já os metabuscadores são mecanismos de pesquisa exclusivos que aproveitam o índice criado por outros motores de busca para colher, avaliar, validar, agrupar e exibir ao usuário os melhores resultados, em geral em termos de preços, de acordo com o produto ou serviço pesquisado. No segmento hoteleiro, os metabuscadores aproveitam os dados acumulados pelos buscadores, como o google, sites de OTA’s, sites de reservas e os sites próprios dos hotéis para agrupar e exibir as taxas atuais de muitos hotéis diferentes em um determinado destino. O objetivo é oferecer ao viajante a possibilidade de comparar as taxas de diversas opções de hospedagem. Por exemplo: ao buscar “arraial do cabo” no metabuscador Trivago, aparecem resultados do Booking.com e Expedia, entre diversos outros. Imagem do TripAdvisor Imagem do TripAdvisor. Observe a caixinha em vermelho, é um excelente exemplo de como os metabuscadores funcionam. Em última análise, isso torna o processo de reserva mais conveniente para os viajantes, pois eles podem comparar as taxas de diferentes acomodações rapidamente. Facilitando o seu processo de viagem. Os metabuscadores também auxiliam as estratégias de marketing pois, investem em publicidade o que traz retorno efetivo em alcance de novos hóspedes. Importante: Uma diferença significativa entre os metabuscadores e as OTA’s é que enquanto os metabuscadores exibem essas informações, eles não vendem inventário.

O que os diferem dos buscadores?

Como podemos observar, os metabuscadores exibem resultados de múltiplas fontes, diferentemente dos buscadores, que se limitam aos seus parceiros. Dessa forma, como já dito, eles podem fazer pesquisas tanto diretamente no calendário de reservas de hotéis, como no banco de dados de agências online (OTA´s)  e em buscadores do segmento hoteleiro. Assim, ao invés de entrarem no site de diversas agências de viagens online para buscar e comparar preços, os viajantes podem usar apenas um site, o do metabuscador. Exatamente por essa facilidade que tais ferramentas vêm ganhando espaço entre quem precisa de serviços de hospedagem.

Como usar metabuscadores na estratégia de reservas?

Até aqui, deve estar claro para você o que são metabuscadores e a importância de estar entre os resultados deles. Mas como usá-los na estratégia de vendas para aumento das reservas?

Investindo na experiência do usuário

Como os metabuscadores funcionam como canais de distribuição de reservas e de marketing, é fundamental o investimento na experiência do usuário. O uso de boas fotos, descrições atraentes da estrutura do seu hotel e até mesmo a disponibilização de comentários e avaliações dos clientes fazem a diferença.

Trabalhando bem o preço

Manter preços discrepantes em diferentes canais pode parecer atraente devido à diversidade de taxas. Mas também pode sabotar suas estratégias nos metabuscadores. Isso porque eles se baseiam em regras de comparação de valores, evitando, assim, ações focadas simplesmente na competitividade dos preços.

Mantendo o perfil atualizado

Os principais metabuscadores permitem que um hotel independente mantenha perfil em suas ferramentas. Tal prática possibilita um maior número de acessos ao canal de reserva. Já que tais hotéis ganham relevância nos resultados das pesquisas. No entanto, é preciso manter o perfil atualizado e buscar se diferenciar dos concorrentes.

Preferindo ferramentas para hotelaria

Utilizar metabuscadores específicos para o setor hoteleiro é a melhor escolha para qualquer gestor. Isso porque, tais ferramentas já detêm um conhecimento do segmento. O chamado know-how, que podem até dar suporte às estratégias específicas do seu hotel. Existem outras ações para transformar os metabuscadores em importantes aliados. Como contar com uma equipe de alta performance focada nesse canal e especializada em marketing online para hotéis. Mas a paridade de preços nos diferentes canais de reserva, o foco na experiência do usuário e uma integração consistente com a central de reservas do seu hotel são fundamentais para o sucesso dessa estratégia.

Conheça 3 principais vantagens da integração de canais de venda

O que ainda esperar dos metabuscadores?

O uso dos metabuscadores já alcançava quase 50% dos viajantes em 2015, segundo informações do ResearchNow. Estimativas apontam um crescimento exponencial dessas ferramentas, chegando a quase 5 bilhões de buscas em todo o mundo já em 2019. Portanto, agora que você já sabe o que são os metabuscadores e o que o mercado espera deles. Basta preparar o seu hotel para não perder essa oportunidade. Nesse sentido, existem alguns pontos que são essenciais para você obter o melhor aproveitamento dos metabuscadores, entre eles estão:
  • trabalhar as listagens nos metabuscadores. Ou seja, monitorar e responder todos os comentários e resenhas, sejam elas positivas ou negativas (principalmente as negativas);
  • conecte-se como o mais poderoso e relevante metabuscador para o mercado hoteleiro, como Google, TripAdvisor e Booking.
  • investir em um gestor de canais que permita a parceria com os metabuscadores. Se você estiver buscando um, com BeeChannel você poderá centralizar a gestão de tarifários. Além de ter disponível mais de 600 canais em uma única ferramenta;
Sobre o gestor de canais, vale lembrar que contar com um sistema tecnológico integrado é essencial. Para não frustrar seus possíveis clientes com diferenças de preços ou indisponibilidade para reservas anunciadas.

Gostou das informações sobre metabuscadores? Então confira outros conteúdos que podem te ajudar a melhorar a gestão do seu hotel:

Conheça a Omnibees

Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição & inteligência para indústria de turismo. Com mais de 5.000 Hotéis e 750 parceiros de distribuição é líder absoluta do mercado nacional. Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de ViagensEmpresas, permite maximizar a receita dos seus clientes através da otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Nossas soluções:

Bee2Bee, é o  Marketplace que conecta o seu Hotel ao sistema de venda de Operadoras, TMC’s e Empresas. Já com o gestor de canais BeeChannel você poderá centralizar a gestão de tarifários, além de ter disponível mais de 600 canais em uma única ferramenta. O BeeDirect, é a solução para venda direta ao hóspede, um website feito por especialistas da hotelaria com motor de reservas incluso; tudo que o seu hotel precisa para atrair, vender e fidelizar seus clientes. Por falar em incrementar a fidelidade do seu hóspede, o Bee CRM contribui para aumentar a experiência dos hóspedes e consequentemente o aumento de sua receita. Além disso, com o BeeLoyalty você pode criar benefícios e distribuir de forma estratégica pelos hóspedes que pretende fidelizar. BeePrice oferece vantagem competitiva para maximizar suas receitas, flexibilizando suas estratégias de forma automática. Se o seu negócio precisa de inteligência, conte com a HiQ e converta informação em estratégia. Organize e interprete dados para o guiar na tomada de decisões! Conexão que centraliza sua gestão de reservas. Este é o BeeConnect. Garanta que as reservas cheguem corretamente ao sistema de gestão do hotel e que a disponibilidade real seja atualizada nos canais de vendas. Quer ter todas essas soluções? Então o BeeHive é para você. Revolucione as vendas do seu hotel com uma solução completa que irá garantir uma abrangência no mercado internacional, nacional e o máximo de alcance para os seus clientes intermediários e finais. Para mais informações entre em contato conosco.

Assine nossa
Newsletter