Hotel independente: como se manter em um mercado supercompetitivo?

Um dos maiores desafios de um hotel independente é sobreviver em meio a tantas grandes redes hoteleiras, que investem pesado na conquista de seus hóspedes. Além disso, também é preciso concorrer com outras hospedarias avulsas que buscam o mesmo ideal.

Essa luta diária pelo destaque não é fácil, mas também não é impossível. Muitos empreendedores conseguem fidelizar os seus clientes e se dão muito bem nesse cenário. Com algumas dicas simples, é possível manter-se em equilíbrio e não ser “engolido” pelo mercado hoteleiro. Siga conosco para saber quais são elas!

Mantenha a originalidade do seu hotel independente

Muitos hóspedes preferem o conforto e aconchego de um hotel independente do que a padronização de uma rede hoteleira. Portanto, invista na originalidade da sua hospedaria e, se possível, utilize elementos temáticos.

Tenha também uma equipe treinada e que trate os clientes com delicadeza e proximidade. Tudo isso faz parte da identidade do seu hotel e passa a imagem que o estabelecimento precisa ter.

Tenha um excelente plano de gestão e sistemas bem utilizados

Comprovadamente, as inovações tecnológicas podem impactar o sucesso do seu hotel. Portanto, é imprescindível investir em um ótimo software de gestão hoteleira e no treinamento de seus funcionários para lidar com ele.

Um sistema CRM traz inúmeras vantagens para o hotel, entre elas, o atendimento personalizado de seus hóspedes e uma base de dados sempre atualizada sobre os seus clientes.

Invista na sua marca

O investimento na marca passa por uma série de ações, entre elas:

  • preze pela segurança do seu hotel;
  • tenha uma equipe bem treinada e uniformizada;
  • conte com uma limpeza impecável;
  • ofereça serviços adicionais;
  • invista em plataformas digitais de fácil utilização;
  • preste um atendimento rápido e eficiente.

Tudo isso valoriza — e muito — a sua marca, fazendo com que você seja lembrado por seus hóspedes, o que permite que você consiga um valor justo da diária do seu hotel, sem ser comparado com as grandes redes.

Valorize o marketing digital

Estratégias bem definidas de marketing de conteúdo costumam ser grandes aliadas do gestor de um hotel independente, já que contribuem com a formação de materiais relevantes e de grande aprovação do público. É muito importante valorizar o marketing digital, pois ele pode proporcionar inúmeros benefícios, atraindo as pessoas para a sua hospedaria de forma correta.

Fidelize o hóspede do seu hotel independente

Um hotel independente precisa fidelizar os seus hóspedes, ganhar a simpatia dos seus clientes e ser lembrado por tornar inesquecível a experiência das pessoas. Existem diversas formas de se fazer isso. Um sistema CRM pode ajudar com um programa de fidelização, além do bom atendimento e um pós-venda eficiente. Faça com que seus hóspedes saibam que são lembrados com carinho e de forma única.

Tenha flexibilidade, atenção e simpatia

As grandes redes hoteleiras ainda vão crescer muito, mas uma hospedaria autônoma sempre terá o seu espaço, pois é muito menos burocrática, oferece um serviço mais atencioso e ganha a simpatia de seus clientes.

Ao seguir as dicas apresentadas ao longo deste conteúdo, o hotel independente estará sempre no mercado hoteleiro, com seus clientes fiéis e um brilho todo especial, capaz de atrair aqueles hóspedes que buscam um lugar mais personalizado.

Gostou dessas informações? Para receber em primeira mão os nossos artigos e informações úteis sobre o setor hoteleiro, nos siga nas redes sociais. Esperamos por você em nossos perfis no Facebook e no LinkedIn!

Assine nossa
Newsletter