5 ferramentas para otimizar as vendas em hotelaria

Otimizar as vendas em hotelaria é o objetivo de todo gestor de hotel. O que muitos não sabem é que essa tarefa pode ser alcançada mais facilmente com o auxílio de algumas ferramentas. Isso mesmo, softwares foram desenvolvidos especialmente para auxiliar nas vendas de um negócio. Quer saber mais? Então veja as 5 ferramentas que selecionamos.

1. Gestor de Canais

Um gestor de canais é essencial para otimizar as vendas de um hotel maximizando a distribuição do produto para diversos canais de vendas diferentes. Ao adotar um gestor de canais no hotel, o profissional hoteleiro pode ampliar os canais de venda do seu hotel, fazendo com que o hotel venda mais quartos, aumente a ocupação e, por último melhorar as métricas de sucesso como por exemplo taxa de ocupação. Outro resultado positivo possível ao utilizar um gestor de canais em meios de hospedagem é poder distribuir o inventário , ou seja, os quartos e suas tarifas de acordo com o volume de vendas e comissões cobradas por cada canal de vendas. Dessa maneira é possível gerir estes canais de acordo com os melhores resultados obtidos, seja referente às margens de lucros ou quantidade de reservas realizadas. ​

2. SEMRush

SEMRush permite a comparação de seus leads aos leads da concorrência, além de apresentar um estudo aprofundado, contendo informações, como, por exemplo, palavras-chave que mais geram conversões em reservas. Você pode também extrair os dados para montar gráficos e criar documentos de gestão.

3. CRM

Implementar e utilizar de maneira constante um sistema CRM é fundamental na otimização de vendas de um hotel. Com ele, é possível analisar os contatos feitos com os clientes, os elogios e as reclamações. Se ele estiver integrado às ferramentas de automação de marketing, o desempenho será ainda maior, pois o sistema receberá dados qualificados e com rapidez, gerando mais eficiência e produtividade.

4. HubSpot

HubsSpot é uma plataforma que atende diversas necessidades de uma equipe de vendas. Essa ferramenta fornece uma variedade de funcionalidades capaz de gerir os processos de uma venda em um formato de fases de negociação, além de ser bastante conceituada e utilizada na otimização dos processos do setor. Analisando a funcionalidade “vendas”, existem 2 tipos de soluções: HubSpot Sales Free e HubSpot Sales Professional. A versão gratuita, a HubSpot Sales Free, dispõe de diversas funcionalidades que auxiliam a gestão de pipeline de vendas ou as fases de uma venda específica. Podemos citar, por exemplo, o acesso a templates de e-mail marketing voltados para vendas, ou a consulta a dados de visitantes no site de seu hotel, tais como páginas acessadas. Esses dados geram uma ideia de quem está interessado em se hospedar, o tipo de hospedagem, etc.

5. Sales Loft

Similar à HubSpot e InsideSales, a Sales Loft dispõe de diversas ferramentas de vendas, tanto para donos do negócio quanto para profissionais. Basicamente, essas funções da plataforma têm como objetivo ajudar a aumentar as reservas no caso dos hotéis. Veja algumas funcionalidades:
  • customização de grande volume de e-mails;
  • implementação de ferramentas semiautomáticas;
  • acompanhamento de e-mails pelo Gmail;
  • implementação de testes A/B nos e-mails.
A utilização de softwares para otimizar as vendas em hotelaria é uma opção a ser estudada. Afinal, o custo de uma ferramenta pode aumentar os resultados financeiros e a fidelização de clientes, melhorar a ocupação dos quartos em períodos de baixa temporada, etc. Analise as melhores opções para seu hotel e comece já a otimizar vendas. O que você achou deste texto sobre ferramentas para otimização de vendas nos hotéis? Gostou? Então aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo.

Assine nossa
Newsletter