Reserva Direta: 5 dicas para melhorar os números de seu hotel

Reserva Direta: 5 dicas para melhorar os números de seu hotel

Os números da reserva direta do seu hotel caíram? Ou, então, estão estacionados há muito tempo e você sente a necessidade de dar um passo adiante e melhorar o índice?

Então, o ideal é investir tempo para planejar ações que levem a esse resultado. Existem diversas formas de estimular a iniciativa dos clientes, sem a interferência de outros players, como agências onlines ou sites de buscas.

A melhor forma de potencializar os resultados financeiros é estimulando a reserva direta, ou seja, criando estratégias para que os clientes prefiram negociar diretamente com o seu hotel ou pousada e não somente com os intermediários.

Para que isso seja feito com maestria, é necessário traçar algumas ações estratégicas de vendas e marketing que funcionem e tragam bons números para o empreendimento hoteleiro.

Para te ajudar a potencializar o resultado da sua propriedade, preparamos as cinco melhores dicas para aumentar as suas reservas diretas.

Afinal, o que é reserva direta?

A reserva direta é a compra realizada no próprio site do hotel. Mas como isso acontece, quando a forma de comprar e de consumir viagens, através da internet, tem mudado constantemente?

Estudos mostram que antes de fechar uma reserva, o usuário pesquisa e compara os preços em pelo menos três sites diferentes. Por esse motivo é importante que seu site esteja sempre apresentável e tenha um ótimo atendimento via chat, por exemplo.

A experiência da compra tem sido mais relevante do que a compra em si. E este perfil de consumo é possível ver também nas compras de viagens pela internet.

Uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios mostrou que 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. 

Reserva direta. Foto: Shutterstock

Ter um site com informações relevantes sobre a região onde está localizado, com conteúdo de fotos e vídeo favorece a interação no site. Informações sobre as dependências do hotel (lazer, quartos etc) também são necessários.

Por isso é importante manter o viajante mais tempo em sua página para que ele faça a reserva de sua hospedagem diretamente no site do hotel. 

Assim, a probabilidade do futuro hóspede realizar uma reserva direta no próprio site do hotel ou pousada, é muito maior.

Agora que você já sabe o que é reserva direta, vamos entender em 5 passos como você pode potencializá-la.

1. Invista em comunicação digital

Se você quer ter 100% do lucro e, portanto, não quer pagar comissão para terceiros, é preciso investir em comunicação digital. Ou seja, é preciso criar canais de comunicação direta com seu cliente para que ele possa tirar dúvidas e fechar reservas diretamente com seu hotel.

É necessário, também, criar conteúdo atrativo, seja no site ou nas redes sociais, divulgar e criar campanhas que promovam curtidas, engajamento, conversões em vendas, enfim, ações de marketing digital e marketing de conteúdo que façam com que o seu hotel se destaque entre tantos outros.

Por exemplo, contar histórias e resolver problemas de seu público alvo é uma das melhores formas de atuar no meio digital.

Pode ser o caso de um viajante, que está buscando informações sobre um determinado local, e encontra estas informações em seu site, blog ou rede social. É muito mais fácil que ele conclua uma reserva direta com seu hotel do que com um concorrente.

Outra forma é investir em anúncios pagos e bem segmentados. Um dos benefícios mais notáveis dentro do marketing digital é a otimização dos investimentos.

A comunicação digital pode ser de muita valia para as empresas que sabem aproveitar suas especificidades. Entenda-a como uma forma de conhecer cada vez mais seu público e trabalhar em cima de números reais. 

2. Use um motor de reservas para reserva direta

O motor de reservas é um recurso imprescindível dentro do site do hotel. Trata-se de um sistema em que o usuário poderá fazer a reserva diretamente com você, após se certificar da disponibilidade de datas, das tarifas, dos tipos de quartos, serviços oferecidos etc.

Em um sistema eficiente, o cliente fará sua reserva direta de forma rápida e o hotel receberá a informação imediatamente.

Alguns sistemas são customizáveis e você pode, por exemplo, ter um calendário no qual as reservas aparecem automaticamente. É possível, também, integrá-lo a ferramentas de CRM.

O ideal é que, com apenas um sistema, seja possível configurar o motor de reservas do seu hotel, gerando assim mais reservas diretas. Esse sistema deve fazer a gestão de todas as OTA’s (Online Travel Agencies), e ainda administrar as operadoras.

O sistema recebe ainda, em tempo real, dados e informações inteligentes que sirvam de base para implementar melhorias no hotel ou pousada.

A consequência final dessa otimização é a melhoria na taxa de ocupação do estabelecimento. Com apenas uma ferramenta para potencializar todas as demandas que o gerenciamento de um hotel exige, além de ganhar tempo para se dedicar a outras atividades, o resultado também será sentido no bolso: mais vendas, mais quartos ocupados e mais rentabilidade.

3. Priorize a experiência online do usuário

O bom atendimento deve ser a tônica do seu negócio em qualquer ambiente. No mundo online, não seria diferente. Por isso, priorize a experiência online do usuário.

O site do hotel deve ser responsivo, de fácil acesso pelo celular, tablet, notebook ou desktop, e com carregamento rápido. E mais: deve ser intuitivo, ter boas imagens e linguagem clara e objetiva para atrair e facilitar a navegação.

Investir em um site que seja, além de bonito, funcional, é investir no cartão de visitas de seu hotel. O futuro hóspede precisa de facilidade para encontrar o que precisa.

Além das informações sobre sua propriedade (localização, foto dos cômodos e das dependências, etc) busque levar informações relevantes em formatos diferentes.

Segundo o estudo The State of Video Marketing 2017, feito pela Wyzowl, 83% dos negócios acreditam que o uso de vídeos traz bom retorno sobre investimento (ROI).

Por este motivo é importante investir na produção de vídeo sobre seu hotel ou sobre a cidade onde ele está situado. Isso costuma atrair muitos viajantes. 

Divulgar os seus canais de venda com links em redes sociais após a visualização destes vídeos também atrai hóspedes.

É interessante também que seu website tenha um botão de call to action (chamada para ação) estrategicamente visível. Como por exemplo, “Reserve Agora”, em que ao clicar, o viajante seja encaminhado para um formulário de reserva direta.

4. Simplifique o formulário de pré-reserva

Se o seu hotel, ou pousada, está começando e você ainda não tem como investir em um motor de reservas, pode começar com um formulário de pré-reservas.

A diferença é que o usuário não poderá pagar a hospedagem antecipadamente, como acontece com o motor, e você terá que fazer toda gestão manualmente.

Faça um formulário simples, com as informações essenciais, como nome, CPF, e-mail, telefone, endereço, a quantidade de pessoas que se hospedarão (quantos adultos e quantas crianças) e o tipo de quarto desejado.

formulário de pré reserva direta como exemplo

Formulário pré reserva. Imagem Omnibees.

O objetivo é apenas reservar um quarto e uma data. A confirmação da reserva e pagamento pode ser feita através de email, com envio de boleto com vencimento anterior à data de hospedagem.

Posteriormente, no momento do check in, o hóspede poderá fornecer informações mais completas. Assim, além de um relacionamento mais próximo com seu hóspede, poderá obter informações relevantes que poderão ser usadas futuramente em alguma ação de vendas. 

5. Invista no pós-venda

O relacionamento com o cliente não acaba depois que ele faz o checkout — mantenha essa relação para fidelizá-lo. Pergunte como foi a experiência, seja em uma curta pesquisa de satisfação, ou até mesmo uma conversa informal. Mesmo que não tragam informações tão objetivas, essas conversas costumam ajudar a pensar novas ideias e oportunidades. Use esse feedback para melhorar o atendimento.

Não se esqueça de enviar promoções e oportunidades para os clientes que saírem satisfeitos, com o link direto para a sua página de reservas. Aos insatisfeitos, ofereça alguma compensação, como um desconto em uma próxima estadia, para que eles se interessem em repetir a experiência. É interessante também entender o motivo da insatisfação, para evitar a repetição e corrigir futuros erros.

Um bom atendimento presencial é fundamental para conquistar os hóspedes. Uma equipe educada, preparada e sempre disposta a ajudar é indispensável para que os clientes enxerguem ainda mais valor no seu hotel e se tornem hóspedes frequentes.

Com essas dicas, os números da sua reserva direta com certeza melhorarão. Lembre-se de que estratégias de pós-vendas não são gastos, e sim investimentos, pois os resultados são certos.

Gostou das informações sobre reserva direta? Então confira outros conteúdos que podem te ajudar a melhorar a gestão do seu hotel:

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição & inteligência para indústria de turismo. Com mais de 5.000 Hotéis e 750 parceiros de distribuição é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes através da otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Nossas soluções:

O Bee2Bee, é o  Marketplace que conecta o seu Hotel ao sistema de venda de Operadoras, TMC’s e Empresas. Já com o gestor de canais BeeChannel você poderá centralizar a gestão de tarifários, além de ter disponível mais de 600 canais em uma única ferramenta. 

O BeeDirect, é a solução para venda direta ao hóspede, um website feito por especialistas da hotelaria com motor de reservas incluso; tudo que o seu hotel precisa para atrair, vender e fidelizar seus clientes.

Por falar em incrementar a fidelidade do seu hóspede, o Bee CRM contribui para aumentar a experiência dos hóspedes e consequentemente o aumento de sua receita.

Além disso, com o BeeLoyalty você pode criar benefícios e distribuir de forma estratégica pelos hóspedes que pretende fidelizar.

O BeePrice oferece vantagem competitiva para maximizar suas receitas, flexibilizando suas estratégias de forma automática.

Se o seu negócio precisa de inteligência, conte com a HiQ e converta informação em estratégia. Organize e interprete dados para o guiar na tomada de decisões!

Conexão que centraliza sua gestão de reservas. Este é o BeeConnect. Garanta que as reservas cheguem corretamente ao sistema de gestão do hotel e que a disponibilidade real seja atualizada nos canais de vendas.

Quer ter todas essas soluções? Então o BeeHive é para você. Revolucione as vendas do seu hotel com uma solução completa que irá garantir uma abrangência no mercado internacional, nacional e o máximo de alcance para os seus clientes intermediários e finais.

Para mais informações entre em contato conosco.

 

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado