Afinal, como a tecnologia ajuda da fidelização do hóspede?

A fidelização do hóspede é um dos maiores desafios da gestão de hotéis. Felizmente, a tecnologia tem sido muito útil para várias empresas do ramo, independentemente do porte e do foco estratégico de cada negócio. Em razão disso, vamos listar neste post alguns dos pontos principais que têm beneficiado o mercado hoteleiro. Para isso, vamos abordar o aspecto principal de fidelização já no primeiro tópico. Ele permitirá entender a essência da estratégia de relacionamento e, de antemão, dará uma ótima visão geral sobre o tema. Confira

Melhora a experiência do hóspede

Para entender bem o conceito de fidelização, é preciso ter em mente que o centro da estratégia está na informação. Isso é importante porque as primeiras iniciativas de aplicação dessa estratégia ocorreram no varejo e na forma dos cartões fidelidade — isso pode dar uma falsa ideia de como esses programas funcionam. Acontece que, apesar dos cartões servirem como um incentivo à participação, a partir do ingresso de cada cliente no programa, as lojas que o aplicaram passaram a contar com um banco de dados detalhado sobre cada comprador. Além disso, conforme o cliente usa o cartão para compras, seus hábitos são armazenados. Desse modo, a empresa pode elaborar campanhas e serviços mais adequados ao perfil e ao comportamento do seu público. Por meio dessas informações, as empresas passaram a entregar uma experiência melhor e, em consequência, estimularam o retorno desses clientes — promovendo a fidelização. É por isso que a tecnologia é tão importante na estratégia. Por meio dela é possível conhecer as necessidades e os desejos de cada cliente de forma mais individualizada. Vejamos agora como isso ocorre.

Melhora o relacionamento com o hóspede

A tecnologia dos sistemas de gestão atuais permite armazenar e monitorar o histórico de relacionamento de cada cliente no CRM. Além disso, todas as informações sobre eles também estão registradas. Esses dados podem ser combinados entre si, e o sistema é capaz de produzir relatórios sintéticos e de fácil consulta, funcionando como o painel de um avião. No entanto, no lugar de monitorar o comportamento da aeronave na viagem, o sistema controla o comportamento da empresa no atendimento ao cliente. Quanto mais adaptado à realidade de um hotel for o sistema, mais utilidade prática terão essas informações e melhor será o relacionamento — contribuindo para que o cliente se sinta estimulado a uma nova hospedagem. O atendimento e o relacionamento encantador podem, inclusive, fazer com o cliente sinta saudades do local — o objetivo é esse!

Aprimora processos com funcionalidades específicas

Para que você alcance essa meta, é fundamental que cada detalhe contribua para isso — desde a dobra perfeita da roupa de cama até a agilidade do checkout. Obviamente, a única forma de obter esse resultado é desenvolvendo uma operação de excelência. É justamente nesse aspecto que uma tecnologia especializada na rede hoteleira faz a maior diferença. Tudo isso começa com a possibilidade de monitorar a concorrência. Afinal, você precisa saber como se posicionar em relação aos seus rivais para evitar que seus hóspedes optem por eles no futuro. Outras funcionalidades são:

Soluções de marketing

Permitem elaborar campanhas específicas, importantes para se comunicar bem com seus clientes e mantê-los próximos.

Gestão de canais

O cliente não aceita mais limitações de atendimento e espera que o seu hotel esteja presente onde ele desejar e no momento que precisar.

Recursos de automação

Funções que automatizem os contatos de forma humanizada são indispensáveis para garantir produtividade e eficiência nos processos. Por fim, a fidelização do cliente depende de contar com fornecedores de tecnologia que também entreguem excelência nos seus serviços. Do contrário, como poderiam ajudar que alcançasse a sua? Isso inclui auxílio na implantação, robustez e segurança do sistema, além da especialização no mercado hoteleiro. Agora que você conhece alguns dos principais ganhos que a tecnologia pode proporcionar, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Assine nossa
Newsletter