3 dicas para aumentar oportunidades e conversões

Atualmente, a indústria hoteleira tem como uma de suas grandes preocupações a captação de novos clientes com potencial de compra e a conversão destes potenciais clientes em hóspedes. Para aumentar esse número de oportunidades e consequentemente de conversões e reservas, é preciso entre outras iniciativas oferecer valor ao interessado em comprar um quarto de seu hotel, ou seja, entre outras iniciativas, uma experiência de compra agradável, uma tarifa específica para um determinado público ou ainda uma comunicação segmentada com base nas necessidades do público corporativo. Sabendo que essa não é uma tarefa simples, separamos algumas dicas importantes para otimizar a venda em meios de hospedagem. Veja a seguir:

1. Otimize a prospecção de clientes

Conhecer o perfil de seu público-alvo é uma das principais medidas a que você deve aderir para melhorar sua prospecção e, consequentemente, seus resultados. Atualmente, existem meios para identificar de forma clara quem é o seu cliente potencial. Ou seja, aquele que mais se enquadra nos objetivos comerciais de seu negócio. Profissionais de marketing e vendas criaram um recurso muito eficiente para identificar o perfil do público-alvo das empresas, as personas. Trata-se de um perfil fictício do cliente ideal para o seu negócio. Uma persona é a representação do seu cliente típico, com todas as suas principais características, necessidades e aspectos relevantes sobre sua personalidade, como:
  • Quem é o seu cliente?
  • Qual o seu nível de escolarização?
  • Com o que ele trabalha?
  • Quais são suas preocupações (dores)?
  • Quais são as ambições (desejos)?
  • O que ele faz em seu tempo livre?
O que queremos dizer é que, conhecendo o perfil de seu cliente, é possível melhorar sua tomada de decisões e elaborar melhores estratégias de prospecção. Na indústria hoteleira, você pode, por exemplo, otimizar a experiência de compra melhorando a infraestrutura de seu hotel e investindo em um atendimento diferenciado, de forma que conquiste e fidelize os seus hóspedes.

2. Adote soluções de tecnologia

Como mencionado, gerar uma oportunidade de reserva em um potencial cliente não é tarefa fácil. Por isso, você deve investir em estratégias que gerem valor através de canais online de maneira que atraiam ainda mais clientes. A tecnologia tem inúmeros benefícios como, por exemplo, aplicativos, softwares de gestão, e-commerce, redes sociais e sites de avaliações de hóspedes. Por isso, considere utilizar recursos tecnológicos em seu favor, como:
  • Tenha um website moderno;
  • Ofereça a possibilidade de reservas online através de um motor de reservas
  • Disponibilize uma grande variedade de fotos dos quartos, áreas em comum e diferenciais do hotel (piscina, sauna, área de lazer, etc);
  • Garanta que seu site seja responsivo, oferecendo uma navegação otimizada para dispositivos móveis como tablets e smartphones;
  • Aposte em descrições atrativas e claras aos hóspedes levando em consideração as personas;
  • Esteja presente e seja ativo nas redes sociais de acordo com seu público.

3. Ofereça serviços distintos para cada público

Não basta apenas gerar tráfego para seu site se a comunicação e o produto não conversam com o público de seu hotel. Oferecer Wi-Fi gratuito e de alta velocidade para clientes corporativos ou millenials, fornecer cupons de descontos para atividades culturais para grupos de viajantes ou ainda um serviço de concierge particular aos viajantes adeptos do turismo de luxo. Estes são apenas exemplos de serviços que são criados pensando nas necessidades específicas de cada hóspede, e com base em características de sua viagem. Existem inúmeras formas de melhorar os seus resultados de conversões para impactar positivamente sua lucratividade. Gostou das dicas para aumentar suas oportunidades e transformá-las em vendas? Curta a nossa página no Facebook para receber todos os posts Omnibees Academy.

Assine nossa
Newsletter