Entenda o que é a retenção de clientes para hotéis e sua importância

Ter ocupação total a maior parte do tempo é o sonho de todo empreendedor da rede hoteleira. A tarefa não é fácil e, para isso, é preciso esforço — e, principalmente, estratégia. E a retenção de clientes é uma delas! Hoje, mais do que conquistar novos hóspedes, os empreendimentos têm se preocupado em preservar os antigos. Mas o que é isso e qual a sua importância? Para otimizar esta estratégia de retenção de cliente, acompanhe o post!

O que é a retenção de clientes

A tática, utilizada amplamente pelas empresas, tem como objetivo fazer com que os clientes permaneçam fiéis a elas. Esta fidelização gera resultados positivos para a organização, já que um cliente cativo contribui diretamente para o marketing da empresa, especialmente pela tradicional propaganda boca a boca. Esta medida, apesar de parecer antiga, é uma importante ferramenta para ampliar a clientela, pois de nada adiantaria a captação de novos clientes sem que estes possam recomendar a sua empresa depois do serviço prestado. Por isso, na hotelaria, oferecer a melhor experiência é a chave para que os clientes possam voltar outras vezes e mais: recomendar a estadia para outras pessoas.

A importância de traçar um perfil de hóspedes

A primeira coisa que você deve ter em mente é a importância de entender quem frequenta o seu hotel. Esse é um ponto fundamental. Para isso, faça uma análise da sua clientela e trace um perfil de quem visita o seu estabelecimento. Dados como faixa etária, renda e estilo de vida são essenciais para compor este estudo. Isso com certeza vai ajudá-lo a compreender as necessidades desses clientes e encontrar a melhor forma de atendê-los. Portanto, informações sobre a clientela são de grande valia para que o administrador compreenda qual estratégia deverá adotar para que estes clientes voltem ao seu hotel.

Por que investir no treinamento da equipe

Para que a retenção de clientes ocorra de maneira eficiente, é preciso que toda a sua equipe compartilhe desse mesmo propósito. Por isso, a qualificação é importante para que os colaboradores entendam o que devem fazer para melhorar a experiência dos hóspedes.

O valor de escutar o que os hóspedes têm a dizer

Na hotelaria, é fundamental que os estabelecimentos deem voz aos clientes e que eles se sintam à vontade para dar sugestões ou relatarem críticas. Aproveite esse feedback para implementar melhorias. Perceba que, quando o cliente é ouvido, ele se sente valorizado e certamente terá uma impressão positiva do hotel. Este sentimento despertado no cliente faz parte da estratégia de retenção. Para o ramo de hotelaria, essas informações são essenciais quando se fala em retenção de clientes pois, ao atendê-los de forma eficiente, você acaba por fidelizá-los ao seu empreendimento, fazendo com que retornem em diferentes situações. Além disso, atualmente, com o uso das redes sociais, um cliente satisfeito ou insatisfeito pode ser um trampolim ou um abismo para a empresa, pois recomendações ou reclamações podem ser espalhadas rapidamente na web para um número considerável de pessoas. Neste caso, melhor manter os clientes ao seu lado! Bom para os negócios, não é mesmo? Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e confira outras informações sobre negócios na rede hoteleira e turismo.

Assine nossa
Newsletter