Por que a adoção de novas tecnologias pode melhorar a performance do seu hotel?

Tecnologias não substituem a expertise humana. Qualquer um de nós seguramente prefere resolver pendências e problemas com uma empresa através de um atendente real e não um robô, certo? Mas é inegável o quanto a tecnologia é capaz de melhorar a performance de qualquer negócio - inclusive um hotel / pousada / resort.

Ademais, com a pandemia causada pelo vírus da COVID-19, o setor de turismo e de hotelaria, foi obrigado a passar por grandes mudanças, como a utilização de ferramentas tecnológicas, para conseguir a se adaptar ao novo cenário, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária e continuar investindo em inovações para dar total conforto e segurança para os hóspedes viajantes.

Como a tecnologia influencia na área da hotelaria?

A utilização de distintas tecnologias no turismo e na hotelaria tem sido cada vez mais presente. Houve um verdadeiro salto, nacional e internacionalmente, no setor durante a pandemia. Com as necessidades trazidas pelos novos tempos, muitas organizações finalmente deixaram de lado seus receios de digitalização e informatização de setores e tarefas.

Novos canais de comunicação, novas plataformas digitais e novos serviços com tecnologias sem contato (ou com menos contato, como QR codes, por exemplo) hoje são prática cotidiana e definitiva em diversas propriedades - e contribuem também para uma melhor experiência do consumidor/hóspede (Customer Experience - CX). Ferramentas tecnológicas de todo tipo, de sistemas de gestão a streamings e realidade virtual, estão também cada vez mais acessíveis e disseminadas na hospitalidade.

Capaz de beneficiar os processos de gestão do negócio interna e externamente, a tecnologia corretamente implantada e executada pelo funcionário bem treinado tem também resultados diretos na satisfação geral do hóspede, desde o processo de reserva da acomodação até o momento do check out.

Para isso, você pode utilizar inúmeras ferramentas, como Inteligência Artificial, data driven, CRM e automação de marketing, website, motor de reservas, channel manager, entre outros.

O marketing digital no setor hoteleiro

Assim como as outras tecnologias, o marketing digital também vem com o intuito de impulsionar, otimizar e melhorar o crescimento no número de reservas do seu hotel, fazendo ele ser cada vez mais reconhecido pelas pessoas no meio digital.

É ele que vai ser responsável por todas as ações online do seu hotel, pousada e/ou resort, pensando sempre em atrair mais e mais hóspedes para o seu estabelecimento. Ademais é de suma importância que a sua presença digital seja bem relevante, para que as pessoas consigam te encontrar com maior facilidade.

Como utilizar a IA (Inteligência Artificial) no seu hotel?

Era digital com perfil de consumidor 3.0, onde são socialmente conectados nas redes sociais, consequentemente são altamente informados e valorizam essas informações rápidas e fáceis de se explorar.

Com base nisso, entende-se que atualmente as pessoas valorizam serviços que são mais rápidos, simples e eficientes.

Vamos imaginar uma situação hipotética, depois de entender um pouco sobre o perfil atual do consumidor, se caso você demorar um pouco para responder uma tentativa de reserva do cliente, muito provavelmente ele já tenha ido procurar outro site de hotel, onde será atendido rapidamente ou de imediato.

Uma ótima solução eficiente é a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, além de oferecer um leque de serviços, como também ajuda no reconhecimento do seu hotel / pousada / resort.

Atualmente é muito comum os hotéis, pousadas e resorts incorporarem a IA em algumas tarefas rotineiras como os processos de atendimento ao cliente, por exemplo, com o intuito de melhorar todo a gestão hoteleira.

DATA DRIVEN - Segurança de dados

A geração e inteligência de dados bem feita torna qualquer gestão mais prática e, consequentemente, eficiente, com rápidos resultados positivos. Dados bem coletados e devidamente analisados são fundamentais para identificar as oportunidades de mercado e insights de relacionamentos importantes, por exemplo - principalmente em uma indústria extremamente competitiva como o turismo.

Além disso, a implantação do data driven no seu hotel / pousada / resort, lhe trará muito mais segurança, visto que ela estará sendo orientada pelos dados, fazendo com que você se favoreça a tomar decisões mais plausíveis, com base em comprovações e previsões apresentadas por eles.

CRM e Automação de Marketing

Customer Relationship Management ajuda a fidelizar os hóspedes a partir de estratégias que tem como objetivo compreender melhor os hábitos de consumo do seu público-alvo, fazendo com que vocês se antecipem em atender suas necessidades e desejos.

A sua utilização é extremamente rápida, organizada e eficaz para você conseguir comunicar todos os seus benefícios, suas promoções na hora da reserva, informativos e comunicados aos seus hóspedes, identificando os melhores canais para atingi-los com maior facilidade.

WEBSITE, um poderoso canal de vendas

O website é algo extremamente essencial para os hotéis / pousadas / resorts para conseguir aumentar o número de reservas online, marcando uma presença sólida no meio digital, para que seus clientes consigam te encontrar com maior facilidade.

Uma das principais vantagens de se investir em um website, é a oportunidade de conseguir criar uma relação confiável com os clientes e fidelizá-los posteriormente. A integração entre suas redes sociais e seu site é determinante para ser escolhido pelos visitantes.

Motor de Reservas

O motor de reservas (booking engine), é um importante software, em que sua principal função é obter todas as reservas e os dados dos hóspedes, transformando o seu site em um poderoso e-commerce hoteleiro e depois integrá-los juntos a todos os outros softwares existentes no seu hotel, como por exemplo, o channel manager.

A sua incorporação trará inúmeras vantagens para o estabelecimento, a principal delas é conseguir reservas novas de forma direta e com alta rentabilidade, ou seja, incluindo o motor de reservas no seu website, o seu hóspede consegue realizar uma reserva a qualquer momento, em qualquer lugar, só por entrar em seu site.

Channel manager

Ele é um software que dá a liberdade e praticidade para atualizar de maneira automatizada as tarifas, disponibilidades e reservas em vários canais de venda de uma vez – de forma simples e prática.

Seu objetivo principal consiste em centralizar ao máximo a gestão dos diversos canais em um só lugar, facilitando o controle das reservas e evitando o máximo de erros durante o seu funcionamento. Ou seja, ele irá controlar, centralizar, administrar e observar todas as reservas realizadas, juntamente com a disponibilidade das acomodações nesses canais utilizados, otimizando a gestão hoteleira.

Inovação

Não é preciso citar grandes inovações como entregar refeições ou produtos com robôs, ou mesmo tours em 360º- até porque esse tipo de tecnologia nem é adequada para toda a indústria da hospitalidade. Mas é inegável que o uso correto de novas tecnologias otimiza os processos diários de uma propriedade e traz novas possibilidades de negócios.

O uso da tecnologia mais acertada para o seu produto/propriedade é uma ferramenta solucionadora de problemas em todos os setores de uma organização, antes de mais nada. Do RH às reservas, a tecnologia correta é capaz de adequar e otimizar todos os processos, muitas vezes aumentando produtividade, reduzindo custos e alinhando até mesmo as equipes mais heterogêneas.

Conheça a Omnibees

A Omnibees oferece diversas soluções para você ampliar, diversificar e otimizar seus canais de venda, com gestão integrada, autonomia completa para o hoteleiro e facilitação de processos para o hóspede - gerando maior conversão e fidelização do visitante.

Como anda o uso de novas tecnologias no seu hotel? A Omnibees oferece diferentes soluções para simplificar e otimizar os processos da sua propriedade, com resultados rápidos.

Assine nossa
Newsletter