Data Driven: A cultura dos dados no dia a dia para Hotéis

Já ouviu falar em Data Driven?

Você provavelmente já ouviu por aí alguém falando de Data Driven, Business Intelligence (BI), entre outros termos, correto?  

Vivemos em uma época em que os dados se tornaram relevantes e indispensáveis no mundo profissional, e graças aos avanços tecnológicos, conseguimos juntar uma infinidade de dados (muito mesmo!) e por isso não dá mais para fingir que o “achismo”, ou “eu conheço”, “eu sei” possam ser mais importantes que os dados, afinal eles nos auxiliam em momentos de planejamentos estratégicos e/ou tomadas de decisão com base em fatos.

Mas afinal, o que é Data Driven?

É importante entender que Data Driven, não é um sistema ou software e sim, um modo de gestão que se oriente através dos dados, ou seja, a liderança e a companhia como um todo baseia suas decisões através dos dados, e em informações concretas e analisadas.  

Tornando-se assim uma ótima opção de metodologia, permitindo às organizações uma ideia mais precisa do seu negócio, conferindo a elas uma maior capacidade de aproveitamento de oportunidades, antecipação de tendências e resolução de problemas. 

Resumindo, é a gestão do dia a dia baseada em dados, para tomadas de decisões com base em informações extraídas dos dados, e que pode ser aplicada em qualquer negócio, incluindo a hotelaria!  

Vamos detalhar melhor como fazer para se tornar uma empresa Data Driven e obter o máximo de performance.

E por que investir em Data Driven?

Ser data driven significa saber interpretar os dados para que eles indiquem a direção que precisa ser seguida para garantir melhor resultados para a empresa.  

Não basta somente fazer a coleta dos dados. A análise para a posterior utilização desses dados é fundamental.  

Empresas e Hotéis data driven conseguem acessar, analisar e compreender os dados transformando as informações sobre seu mercado de forma mais eficiente e clara, obtendo assim, insights* mais específicos. *(insights = conhecimento

Tal estratégia pode trazer também mais segurança para o hotel/empresa, visto que ela está sendo orientada por dados, que favorece a tomar decisões com base em comprovações e previsões mais assertivas e sólidas, fazendo com que não haja uma escolha baseada por “achismo”.  

Realizar a gestão de um hotel não é uma tarefa simples. É preciso garantir as melhores estratégias para que seu negócio consiga se destacar em meio a competitividade do setor e com clientes mais exigentes. 

Uma cultura Data Driven auxilia os gestores hoteleiros, fornecendo informações reais e atualizadas. 

Confira a seguir 4 motivos para você investir em data driven na sua empesa / Hotel:


1. Tomada de decisão mais precisa e confiável.

Com a coleta de dados do mercado e da sua operação, você terá informações mais confiáveis, como o comportamento do seu consumidor ou hóspede, a distribuição hoteleira em diversos canais, dados geográficos, demográficos, perfil do viajante, entre inúmeros outros, para ter como base em tomadas de decisão, que lhe trará mais segurança e firmeza a exposição dos riscos e otimizando as oportunidades.


2. Maior facilidade e capacidade em predição.

Ao analisar os dados extraídos, será possível notar e reconhecer padrões e tendências do mercado e de seus clientes, tornando essas informações relevantes para o hotel obter maior precisão nas ações e para se preparar de forma mais eficiente no mercado competitivo, pois seu planejamento estratégico será orientado apropriadamente. Ter clareza e detalhes, maximizará as ações e irá melhorar os resultados.


3. Maior clareza no ROI.

Com decisões mais precisas e assertivas, identificação de ameaças e oportunidades, o cálculo do ROI (Retorno Sobre Investimento), se torna muito mais fácil e eficiente para otimizá-lo logo em seguida. Saber para quem, quando e onde investir, ou impactar ou comunicar aos clientes, trará melhoria na performance e ganho de rentabilidade.


4. Colaboradores com mais autonomia.

Quando as informações não estão disponíveis para seus funcionários, eles acabam se tornando cada vez mais dependentes dos seus gestores/superiores, o que, consequentemente deixa os processos bem burocráticos e morosos. 

Contudo, ao garantir acesso aos dados, permite que todos possam aproveitar e usufruir do conhecimento coletado a partir deles, gerando uma maior autonomia e compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores para a realização de atividades, otimizando sua produtividade e tomando decisões mais precisas e rápidas.

Como aplicá-lo na prática?

Para conseguir o máximo de eficiência, a cultura Data Driven deve alcançar todos os setores de um hotel e todos os níveis organizacionais, incluindo colaboradores e gestores.  

Na prática, significa tomar decisões baseadas em análise e interpretação de dados. Parece complexo, mas nem sempre é.  

Não é preciso ser cientista para extrair informações dos dados. A prática, a curiosidade e a atenção aliada ao conhecimento prévio e entendimento do objetivo, ajudarão você a explorar esse fantástico mundo dos dados. 

Você pode usufruir de tecnologias que auxiliam na leitura e estruturação de dados como utilizar a análise computacional (Analytics) de grandes volumes de dados, também conhecido como Big Data, para solucionar problemas e obter insights, juntamente com tecnologias em inteligência artificial (IA) e machine learning. É a tecnologia ajudando a lidar com os benéficos dela própria.  

Confira a seguir algumas dicas de como você pode aplicar e adotar essa estratégia no seu hotel: 


1. Aprenda interpretar os dados. 

É importante entender que para haver uma implementação do data driven de maneira eficiente e adequada, deve-se haver uma completa interpretação e compreensão dos dados, para que se obtenha o máximo de conhecimento durante alguma tomada de decisão. Pois a partir dessa interpretação, você conseguirá encontrar soluções e pensar nas melhores estratégicas para seu hotel/empresa.  

É importante lembrar que a curiosidade e o foco em buscar dados que auxiliem na decisão é parte importante do processo.


2. Promova a cultura data driven no seu negócio.

Apesar da sua importância, a implementação do data driven, deve ser algo que passa diretamente pela construção da cultura organizacional orientada por dados. 

Em outras palavras, para que ela seja estabelecida com sucesso, os colaboradores devem estar capacitados para compreender plenamente os insights que esses dados irão trazer, para assim aplicá-los no dia a dia.  

Promova a colaboração entre as diferentes equipes da organização 

A integração entre equipes do Hotel, é um fator chave em uma cultura de Data Driven.  Os insights obtidos ao se analisar um banco de dados, são o ponto de partida.  

Esses insights gerados pela análise de dados podem ajudar outros membros da organização em seu trabalho diário e conectar as ideias de diferentes departamentos. 

Vale ressaltar que hotéis/empresas data driven, possuem equipes mais flexíveis para irem atrás de dados e informações que podem lhes ajudar a melhorar objetivos e estratégias para o mercado, obtendo assim um papel bem mais ativo e analítico diante os processos dos projetos e resultados.

3. Utilize a tecnologia ao seu favor.

Ter soluções tecnológicas aplicadas a sua gestão acelerará o processo de obtenção de dados.  

Os dados estão por aí, não é necessário começar com estudos complexos ou disruptivos! 

Olhe para os seus dados internos.  

Relatórios, dados de vendas e outros indicadores gerados pela própria empresa são inesgotáveis fontes de dados. 

Lembre-se que os seus consumidores deixam rastros online. 

Informações de seu site, Facebook e Instagram, por exemplo, também são importantes fontes de dados. 

Ao analisar o Google Analytics, por exemplo, você vai medir o tráfego do seu site, descobrir de quais regiões do Brasil eles mais acessam, se usam mais dispositivos móveis ou computadores, dentre diversas informações que vão te ajudar a entender o comportamento do seu consumidor.

É importante ter seus sistemas conectados, gerando dados e valor ao seu negócio.

Existem diversas ferramentas no mercado como:

- PMS, CRS, RMS;
- Gestor de Canais (Channel Manager);
- Booking Engine (Motor de Reservas);
- Website; 
- Flutuadores de Preço; 
- Automação de Marketing & CRM; 
- Integradores de PMS e RMS; 
- Inteligência de Dados; 
- Pagamentos Seguros;
- Entre outros;

As soluções para suportar uma cultura data driven são ferramentas e softwares que facilitam além da coleta de dados, armazenamento, cruzamento, geração de relatórios e fornecimento de insights

Portanto, para isso acontecer, deve-se investir na tecnologia que é um dos pilares para a realização da implantação do data driven no seu hotel.  

Tecnologias como Big Data e IA, são as bases para que as ferramentas consigam realizar uma análise eficiente diante a muitos dados, para depois produzir um relatório.  

Ao utilizá-las, sua gestão será bem mais analítica, visto que suas decisões serão baseadas em fontes confiáveis e precisas e ainda contará com uma forte aliada que lhe ajudará no mercado competitivo.

Quais vantagens terei ao adotar essa metodologia?

“As empresas orientadas por dados chegam ao seu destino com mais rapidez e eficiência...” 

Por isso assumir uma cultura orientada a dados irá te ajudar a obter uma maior segurança e confiança durante o processo de tomada de decisão. Porém, a utilização desse método lhe trará muitos outros benefícios, confira algumas delas:

- Maior agilidade e eficiência durante a tomada de decisão;
- Previsões mais assertivas;
- Inovações mais rápidas;
- Otimização de processos;
- Redução de custos com o compartilhamento de informação;
- Desenvolvimento de produtos e serviços superiores;
- Reações rápidas e flexíveis às mudanças;

“A inteligência de dados é importante até para a entrega de benefícios. Saber que tipo de vantagens o hóspede deseja faz toda a diferença na hora de construir uma relação de intimidade e durabilidade.”

Data driven marketing

É a abordagem da área de marketing ser orientado por dados em todas as tomadas de decisões e estratégias existentes, com o objetivo de desenvolver uma maior eficiência de marketing, aprimorando assim, a experiência do cliente e um melhor ROI nos canais.  

Ao obterem acesso a dados sobre o comportamento dos seus consumidores e do mercado, passam a conseguir elaborar estratégias e campanhas de marketing mais relevantes e eficientes.  

Confira a seguir alguns benefícios do data driven marketing:


1. Anúncios e campanhas com melhor direcionamento.

O data driven possibilita um melhor direcionamento da criação de conteúdo para públicos específicos, de acordo com seu banco de dados.  

Ou seja, com os dados é possível conhecer os variados perfis dos clientes, seus hábitos, interesses, para que no final você possa segmentar os anúncios e atingir de forma eficiente o público que quer.  Você vende o mesmo quarto de hotel, para diferentes públicos com um tom diferente de comunicação, seja a família, ao casal jovem entregando customização do layout ao conteúdo.


2. Otimização na experiência do consumidor.

Com o acompanhamento do comportamento do consumidor, é possível entender melhor as preferências e como os clientes agem durante a jornada de compra, oferecendo uma melhor experiência para os consumidores. Considere canal, meio, tipo de anúncio entre outros.  

Contudo a experiência do consumidor é um fator de extrema importância, para que a jornada de compra seja realizada com sucesso e desenvolvido um relacionamento com a marca ou pelo produto/serviço, precisamos atender as expectativas do hospede antes mesmo do check-in. 


3. Melhoria na qualidade do produto. 

O data driven marketing ajuda a coletar dados que irão auxiliar a entender as necessidades, interesses e desejos do cliente, para assim desenvolver um produto/serviço melhor, de acordo com os gostos e necessidades do consumidor. Afinal superar as expectativas, entregando uma experiencia in loco no hotel é o melhor feedback do viajante.


4. Melhores resultados no ROI.

Todos os benefícios citados acima, possuem influência direta e aceleram os resultados do seu negócio.  

A partir dos dados coletados, você consegue entender melhor o que deu certo e o que não deu, para assim, desenvolver novas melhorias no seu modelo de estratégia, aumentar os esforços e até a verba de mídia em anúncios ou ações que geram maior retorno e/ou conversão de venda.  

Afinal, você quer aumentar sua ocupação de forma rentável melhorando a performance do seu Hotel, Resort ou Pousada. 

Já imaginou digitalizar a gestão de vendas, marketing, inteligência e pagamentos do seu Hotel, gerando otimização e integração entre os sistemas?  

Conheça a Omnibees e veja como ela pode ajudar você a dar um passo a nova era da tecnologia. 

Lembre-se: Gerenciar bem os DADOS fará o seu Hotel se destacar, vender mais e melhor!  

Assine nossa
Newsletter