Motor de Reservas: a melhor estratégia de vendas diretas

O site do hotel desempenha um papel importante no relacionamento com os hóspedes. Em geral o website do hotel é o primeiro contato do futuro hóspede com sua propriedade.

É nele que o hóspede encontrará, informações, fotos, vídeos, descrições e tudo que possa criar uma relação de encantamento entre vocês.

Com o crescimento do e-commerce em diversas indústrias, como eletrônicos, vestuário, acessórios, mercado, entre outras, o website deixou de ser um local apenas de conteúdo para se tornar um local também de compra.

Como a indústria do turismo ou da hotelaria pode transformar o seu website em um e-commerce? O motor de reservas ou booking engine, como também é conhecido o sistema de gestão de reservas é uma forma de trazer a tecnologia e-commerce  usada pelas OTAs para o site do seu hotel.

Em geral, esta ferramenta é poderosa, simples e intuitiva. Também está disponível para clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Seu hotel vende diretamente aos hóspedes sem uma equipe física dedicada a isso.

Implantar um motor de reservas significa que você vai disponibilizar, no próprio site do seu hotel e em redes sociais, a possibilidade de o cliente fazer reservas diretas, sem o intermédio de agências ou OTA’s, portanto, sem pagar comissões a elas. Mas a final, como funciona as OTAS’s?

OTA’S

A OTA (Agências de viagens online – em português -  como Booking, Expedia e Decolar) utilizam o motor de reservas voltado exclusivamente para vendas no mercado hoteleiro há tempos. Ela posiciona bem o hotel nos resultados do Google, pagam anúncios que estão sempre na tela de quem buscou pelo local e o coloca no ponto de vista do usuário.

Isso tudo tem um preço que vai além daquela porcentagem. As OTAs têm uma estratégia ampla de marketing que acaba diminuindo as chances de conseguir mais reservas diretas. Ao buscar um hotel no Google o primeiro resultado em geral sempre será a página dentro da OTA ao invés do site do hotel, induzindo a reserva através desse intermediário.

Por que é importante implementar um motor de reservas?

A partir do momento em que o cliente conta com uma ferramenta de e-commerce para realizar as reservas no seu site, ele está se relacionando diretamente com você.

Além disso, as vendas diretas são  mais rentáveis, já que não pressupõem comissões pagas a terceiros e você não corre o risco de duplicar reservas ou cometer erros manuais.

Isso porque o motor de reservas é atualizado em tempo real e integrado a outras ferramentas, como Gestor de Canais (Channel Manager), Central de Reservas, entre outros. Assim que o cliente clica para concluir a compra, a reserva está feita e seu inventário é atualizado.

Mantenha-se à frente da concorrência! Leia o artigo a seguir e tenha acesso a outras dicas e informações úteis para ajudar a entender quais são os benefícios de ter um motor de reservas no site do hotel.

Assine nossa
Newsletter