como-criar-ofertas-especiais-para-conquistar-reservas-na-crise

COMO criar ofertas e benefícios para conquistar reservas na crise

Muitos empresários ainda relacionam ofertas e benefícios com a redução de preço. Porém, é preciso deixar claro que, baixar o preço é apenas um dos diversos tipos de ofertas que seu hotel pode oferecer. Principalmente em tempos de crise, essa iniciativa contribuirá para aumentar suas vendas, além de se manter competitivo no mercado.  A oferta deve servir com um convite, uma proposta que seu cliente não possa resistir. Ela se compõe por soluções que se complementam de uma forma tão alinhada que o seu cliente opta por realizar sua hospedagem com você pela conquista, transformação ou resultado que está sendo oferecida na sua oferta e não apenas pelo preço.  No entanto, toda ação deve ser pensada de maneira estratégica. Afinal, além de ser uma ação de marketing, a oferta também deve dar lucro para o seu hotel. Nesse sentindo, alguns cuidados são essenciais.  

5 dicas para criar ofertas e benefícios e conquistar reservas na crise 

Especialmente nesse momento de recessão econômica global, com desempregos e queda na confiança do consumidor, é necessário otimizar suas ofertas e benefícios para poder se destacar.  Pensando nisso, separamos algumas sugestões que ajudarão você a elaborar ofertas ainda mais tentadoras para conquistar novas reservas para o seu hotel em um cenário de crise.  Acompanhe: 

1.Conheça seu público e suas demandas 

O mercado de hotelaria e turismo é naturalmente, competitivo e agora em período de crise, essa competitividade aumentou ainda mais porque todos querem chamar a atenção do público de alguma forma.   Para conseguir ter algo que seja irresistível perante a um público, você precisa conhecer seu público, bem como suas dores, necessidades e desejos. Nesse contexto, convido você a refletir sobre a forma como você está ofertando o seu produto ou serviço realmente se conecta com anseios e os medos do seu público ou se apenas se perde a tantas opções de mercado que oferece o mesmo.  Saiba como criar ofertas segmentadas com nosso artigo completo sobre o tema: Conhece as ofertas personalizadas? Veja como usar no seu hotel!  

2. Garanta ganhos para os dois lados

O clima de recessão pode fazer muitos hoteleiros desejarem diminuir o valor de suas diárias. No entanto, oferta inteligente é aquela que funciona e, portanto, oferece benefícios para os dois lados (hotel e cliente).   Nesse sentido, trabalhe com preços acessíveis, porém, coerentes com seu mercado, produto e histórico pré-crise. 

3. Defina claramente o tempo da oferta

A essência da oferta está na sensação de urgência que ela provoca na vida do cliente.  Caso as ações durem por muito tempo, a sensação será perdida e as pessoas não a enxergarão com tanta seriedade.   Defina um calendário para o período das ações. Não é necessário deixar muito explicito para o cliente o tempo da oferta, mas lembre-se de frisar que é período limitado e que é preciso correr para conquistar aquele benefício.

4. Aproveite datas e eventos comemorativos

O primeiro passo para essa estratégia consiste em realizar um planejamento de todas as datas comemorativas. Após levantar todas as datas, verifique quais podem ser aproveitadas pelo seu hotel, considerando principalmente, sua região.    As principais datas comemorativas do ano demandam serviços personalizados para agradar seus clientes. Então, nos dias dos namorados, por exemplo, o seu hotel pode oferecer uma promoção como: hospede-se conosco e ganhe um jantar romântico.  

5. Comunique suas ofertas ao seu público

Uma excelente promoção pode não ter sucesso pela ineficiência de sua divulgação.  Por isso, use todas as estratégias que estão ao seu alcance para fazer com que as pessoas vejam suas ofertas.   Os locais mais comuns para comunicar esses benefícios são na página principal do site do hotel, e-mail marketing, no próprio motor de reservas, quando possível,  nas redes sociais, blog dentre outros.  

Sugestões de ofertas e benefícios especiais para hotéis e pousadas

Para aumentar o nível de vendas, a promoção deve proporcionar ao consumidor um benefício concreto e suplementar, sensibilizando-o para concretizar a compra. A seguir confira algumas sugestões de ofertas e benefícios especiais para oferecer aos clientes do seu hotel: 
  • Ofertas para quem viaja com crianças: pode ser que seu hotel ofereça diversos serviços especiais para famílias que viajam com crianças. Diante disso, você pode criar pacotes promocionais para divulgar esses serviços.   
  • Oferta de parcelamento: ajudará a minimizar o impacto financeiro causado pela pandemia e manter sua base de clientes ativa.  
  • Ofertas para quem reserva com antecedência: Esse movimento ajudará a dar previsibilidade a sua ocupação e a gerir melhor seu preço mais próximo as datas de entrada dos hospede.  
  • Oferta para hóspede antigo: spedes habituais e com boas experiências anteriores será um canal mais assertivo de geração de demanda.  
  • Oferta para agências corporativas ou viajante corporativo: o nicho corporativo deverá recuperar lentamente seus investimentos em um cenário pós crise. Isso significa que o hotel deverá formular uma ação “especial” para esse público.  
  • Ofertas para quem reserva no site ou redes sociais: Com a baixa demanda, essa alternativa pode ser excelente para otimizar os lucros, obtendo maior rentabilidade nas suas vendas.  
  • Ofertas com reservas reembolsáveis ou/e sem custos de taxas de cancelamento: Nesse momento regras restritivas e não reembolsáveis farão com que as reservas demorem mais a chegar.  
  • Oferta especial para o segmento de Operadoras: esse segmento possui um grande alcance e poderá ser decisivo na sua estratégia de gerar novas reservas.  

Mantenha-se à frente da concorrência! Leia os artigos a seguir e tenha acesso a outras dicas e informações úteis para ajudar o seu negócio a enfrentar este momento desafiador: 

Até mais!      

Assine nossa
Newsletter