Entenda como o sistema de nuvem otimiza a gestão do seu hotel

O sistema em nuvem é uma opção de controle que ganha destaque na administração moderna. A transformação digital está mudando a forma como interagimos com clientes, parceiros e fornecedores e, por isso, é preciso incorporar novas tecnologias.

No caso específico dos hotéis, ainda temos a questão da relação com os operadores, o que aumenta os ganhos, as oportunidades e a demanda por esse tipo de solução. Continue a leitura e entenda essa relação!

O sistema em nuvem

Existem vários tipos de sistema em nuvem, mas, para o nosso objetivo com este texto, é suficiente entender que estamos falando de um serviço. Por meio de uma assinatura, a empresa que contrata esse modelo tem acesso ao uso do software de gestão pela Internet.

Ao mesmo tempo, essas soluções são oferecidas dentro de um padrão. O software pode ser parametrizado e configurado de forma a atender as necessidades de cada negócio, mas não ao ponto de se adaptar a segmentos totalmente diferentes (como um hotel e uma indústria, por exemplo).

Por isso, as melhores soluções são desenvolvidas para segmentos específicos. Isso também ocorre no caso de sistemas instalados no próprio computador da empresa, mas não de forma tão significativa. Não vamos entrar em detalhes sobre isso porque envolve questões puramente técnicas, mas é fundamental que você tenha essa informação.

Os ganhos comuns de um sistema em nuvem

Redução de custos de estrutura

Como o sistema está instalado em um computador fora do hotel e é gerenciado pela softwarehouse fornecedora do serviço, os custos de manter essa estrutura são assumidos pela empresa que desenvolveu a solução.

O hotel não precisa manter uma equipe, comprar equipamentos e efetuar outros investimentos indiretos. Além disso, há a vantagem de que a gestão dessa estrutura é feita por profissionais dedicados e especialistas na área, o que garante melhor desempenho e segurança.

Integração e sincronização dos dados

A integração é um dos aspectos mais marcantes da transformação digital. As empresas precisam estar disponíveis para seus clientes em vários canais e por meio de diversos dispositivos.

É complexo efetuar o compartilhamento de dados quando você usa um servidor local. Isso pode comprometer a segurança e, normalmente, implica exportação de banco de dados e outras tarefas manuais que inviabilizam várias alternativas desse tipo.

O sistema em nuvem é elaborado com uma estrutura e critérios de segurança que resolvem o problema e aumentam sensivelmente a possibilidade de integrações. Além disso, novas versões do software são atualizadas sem que isso interfira na operação do cliente e com agilidade. As sincronizações ocorrem em tempo real e automaticamente.

Informações atualizadas

Essa mesma característica facilita a manutenção de dados atualizados e o seu armazenamento. Por mais que sua operação cresça, seu hotel conta com uma estrutura capaz de suportá-la sem necessidade de grandes investimentos de sua parte e com toda a segurança.

A apresentação dessas informações também costuma ser mais amigável e prática. São sistemas que apresentam design de telas intuitivo e dinâmico, o que facilita o controle e a execução de tarefas de rotina.

As vantagens específicas para um hotel

Quando estamos falando de sistemas desenvolvidos para atender as necessidades de um hotel, o modelo em nuvem permite maior facilidade na integração com operadoras, centralização e automatização da distribuição, na disponibilização de reservas no seu site e em outras aplicações.

Obviamente, isso não significa que todo o sistema em nuvem apresenta esse tipo de funcionalidade, mas a tecnologia permite uma versatilidade e um nível de sincronização inigualável. De outro modo, esses recursos não poderiam ser disponibilizados com a mesma segurança e com o mesmo ganho de produtividade.

Confira mais detalhes sobre esses ganhos específicos. Entre em contato e fale com nossa equipe!

Assine nossa
Newsletter