Como criar oportunidades para atrair hóspedes na baixa temporada?

Certamente, uma das maiores dificuldades no setor hoteleiro é saber lidar com a diminuição da demanda em determinadas épocas do ano. Para isso, é fundamental que você esteja preparado e pense em algumas estratégias. Como lidar com momentos de baixa temporada de forma eficiente? Neste texto, vamos mostrar algumas novas ideias e oportunidades para que você possa atrair hóspedes durante esse período de queda. Confira!

Organize eventos

Essa é uma forma simples para diversificar a receita do seu estabelecimento de modo prático. Além de alugar o espaço para cursos, treinamentos e workshops, ainda há a oportunidade de disponibilizar os quartos para pessoas que vão, por conta da praticidade, hospedar-se no seu hotel justamente para esses eventos. Ou seja, é uma forma de aumentar o faturamento 2 vezes! Além disso, se você começar a fazer eventos de forma mais recorrente, provavelmente, o estabelecimento começará a ganhar mais destaque e terá chances maiores de ser considerado, até mesmo, por outras empresas. Uma outra vantagem é que você terá a possibilidade de prospectar os hóspedes de uma outra forma, criando uma base de relacionamento. Hoje, eles estão hospedados por conta de compromissos de trabalho. Mas, amanhã, podem vir até a cidade como turistas.

Adapte as instalações para coworking

A onda de empreendedorismo no Brasil fez com que aumentasse o número de profissionais liberais e pequenas empresas que precisam apenas de uma estação de trabalho, computador com acesso à Internet e sala de reuniões para trabalhar. Muitos acabam optando por usar espaços públicos, cafés ou coworkings. E que tal se o seu estabelecimento pudesse receber esses profissionais também? Uma das vantagens que o hotel tem em relação a outros espaços é o horário de funcionamento, já que muitos encerram as atividades do dia às 18 ou 22 horas. Em termos de estrutura, uma das opções é separar exclusivamente um dos andares, trocando o apartamento para escritório, ou áreas externas, como a sala de eventos.

Fique atento ao calendário de festas regionais

Outra ideia de ação para lidar com a baixa temporada é ficar de olho nas festividades que acontecem na região onde o hotel está localizado. Para isso, uma das ações a serem feitas é entrar em contato com a organização dos eventos a fim de inserir o seu estabelecimento como uma das opções disponíveis para hóspedes durante o período. Além disso, você também pode preparar toda uma decoração temática e oferecer serviços que tenham sinergia com o evento. Ações como essa surpreendem positivamente os hóspedes. E se o evento ocorrer anualmente, por exemplo, você terá mais chances de atraí-los na próxima edição. De fato, existem inúmeras ações que podem ser feitas para evitar a queda de receita com a baixa demanda. Para isso, é importante também preservar um bom atendimento aos clientes, além de mantê-los informados sobre suas novidades, como eventos, novos serviços, promoções ou pacotes especiais. Gostou do nosso texto sobre oportunidades para atrair hóspedes na baixa temporada? Aproveite e leia também o post sobre como causar uma boa impressão do seu hotel. Vamos lá!

Assine nossa
Newsletter