Ferramenta de análise permite estratégias mais assertivas na hotelaria

Qual é a importância da análise de dados nos dias de hoje? Para conseguir uma resposta é só pensar em como termos como Data Science, Business Intelligence e Data Analytics se tornaram populares — e também na enorme valorização das profissões que estão relacionadas a essas áreas recentemente. Para quem trabalha tomando decisões, ou seja, grande parte dos profissionais atualmente, a análise de dados se tornou uma etapa fundamental do pensamento estratégico. A era do achismo ficou para trás e deu lugar a um cenário em que as decisões são tomadas com base em números e informações reais. E no setor hoteleiro, como o avanço tecnológico pode ajudar na construção de um plano de ação ou, até mesmo, na reestruturação de um modelo que já está em prática? Neste post nós vamos mostrar como uma ferramenta de análise eficiente pode gerar estratégias certeiras, melhores resultados em venda e aumento da lucratividade. Acompanhe!

Tipos de dados no setor hoteleiro

Antes de explicar como uma ferramenta de análise pode ajudar o seu negócio, é preciso entender quais tipos de dados o setor hoteleiro pode gerar no dia a dia. Os dados internos são aqueles que dizem respeito ao hotel, que estão diretamente ligados à rotina do estabelecimento. Caso o hotel use um CRS (Central Reservation System), o dado interno é tudo aquilo que passa por esse sistema: são os dados referentes às informações de compra durante um determinado período de tempo. Ou seja, são os números de reservas feitas, reservas canceladas, quartos ocupados, reservas feitas por meio de canais ou operadoras, etc. Já os dados externos são aqueles que não têm relação direta com o seu hotel. Os preços das diárias dos concorrentes, a taxa de ocupação de cada um deles, o RevPar desses estabelecimentos e o valor das tarifas por política de cancelamento, por exemplo. Existe também um outro tipo de dado no setor hoteleiro relacionado às pesquisas feitas pelos canais de venda. Esses números são importantes e mostram não só o que está sendo buscado, mas como isso está sendo buscado em cada canal. A análise desses dados é fundamental para entender as tendências do mercado e conseguir se antecipar ao que está por vir.

A análise de dados

Toda essa movimentação — a que envolve os elementos internos do seu hotel, a noção do que os concorrentes estão fazendo e o acesso ao que está sendo pesquisado por potenciais clientes — gera um número enorme de dados. A função de uma ferramenta de análise é justamente transformar esses elementos em informações úteis para o estabelecimento. Por meio de uma ferramenta de análise é possível descobrir padrões que dizem muito sobre o que precisa ser mudado e o que está dando certo e deve ser mantido em uma estratégia. Ao examinar como os canais de venda estão pesquisando um determinado destino, você pode perceber que não está vendendo o suficiente para uma cidade litorânea no verão porque seu hotel tem restrições que são contrárias à pesquisa que está sendo feita para esse local nesse período. Se o seu estabelecimento permite uma estadia mínima de quatro noites, mas a maioria das pesquisas busca uma estadia de três noites, você está perdendo hospedagens por um motivo simples. Com esses dados em mãos é possível achar a raiz do problema e traçar uma estratégia para mudar isso. A análise dos dados internos de venda ajuda a descobrir padrões de comportamento de quem já é seu cliente, de quem está se hospedando no seu hotel e também de quem deixou de procurar o seu estabelecimento. Já a observação do que a concorrência está fazendo mostra a situação atual do mercado e ajuda a compreender como seu hotel está performando. Todos esses cenários juntos resultam em uma análise certeira de momento de pesquisa, de histórico e de mercado que podem gerar três tipos de insights diferentes para a tomada de decisão. Eles ajudam a se antecipar ou a remodelar uma estratégia de forma a se adequar a um tipo de consulta ou à precificação que o mercado está praticando naquele momento.

Benefícios de uma ferramenta de análise

O uso de uma ferramenta de análise de dados traz três grandes benefícios para o setor hoteleiro:
  • inteligência: basear suas ações em dados e números que traduzem o que, de fato, está acontecendo e não no que você acha que está acontecendo gera decisões mais inteligentes para o seu negócio;
  • agilidade: com uma ferramenta de análise de dados você ganha velocidade na tomada de decisão já que ela permite o acompanhamento em tempo real do que está sendo feito e dos resultados disso. Na era em que a informação é um bem valioso que se transforma rapidamente, isso é um grande diferencial;
  • rentabilidade: naturalmente, com mais dados você consegue ter as melhores estratégias e rentabilizar mais o seu negócio. Acessando o seu histórico, é possível descobrir quem comprou no seu hotel, quem deixou de comprar e, o mais importante, por que ele deixou de comprar. Essas informações são a base para estratégias mais rentáveis.

Facilidade na análise de dados

Se Data Science e Business Intelligence são termos que não fazem parte do seu vocabulário e despertam um certo temor, não se preocupe. Uma boa ferramenta de análise de dados tem o papel de simplificar o dia a dia de qualquer gestor e não trazer ainda mais complicações e dúvidas. A ideia é justamente não precisar ser um cientista de dados para conseguir usar a ferramenta a seu favor. Ela deve analisar, processar e indicar aquela informação que é considerada útil para a tomada de decisão correta. É importante, claro, contar com uma pessoa que tenha a capacidade de extrair o melhor dessa ferramenta de análise e consiga adequar a estratégia ao panorama que se apresenta naquele momento. Sozinha, por melhor que seja, uma ferramenta não faz milagres. Quer saber mais sobre como uma ferramenta de análise pode gerar resultados cada vez melhores para o seu hotel? Ainda tem alguma dúvida sobre como ela funciona na prática? Não deixe de entrar em contato com a gente!

Assine nossa
Newsletter