Motor de reservas: o que é e quais são as vantagens para seu hotel?

O site de um hotel tem um papel fundamental na relação com o hóspede.  

Promover uma boa experiência para ele é, também, simplificar reserva direta no seu próprio site. Com um motor de reservas integrado essa realidade é possível  

O motor de reservas é tecnologia de e-commerce voltado exclusivamente para vendas no mercado hoteleiro. As OTAs (Agências de reserva online como Booking, Expedia e Decolar) já utilizam esse conceito há tempos. No entanto, existe uma série de vantagens em possibilitar reservas diretas na sua página online. 

É verdade que alguns donos de hotéis independentes e de pequenas redes ainda hesitam em investir nesse tipo de ferramenta de vendas. No entanto, a tendência de automatização de processos internos do hotel é uma mudança que veio para ficar.  

Afinal, a pandemia acelerou processos tecnológicos antes vistos como coadjuvantes. Agora, concentrar as reservas no próprio site do hotel, com promoções exclusivas e dedicadaao interesse do hóspede é uma demanda essencial para alta performance nas vendas diretas.  

Entretanto, aumentar as reservas diretas não é uma meta que se alcança apenas com uma ferramenta.  O que vai melhorar a rentabilidade do seu hotel é um conjunto de estratégias implementadas de forma correta e eficaz. 

Obooking engine, termo em inglês para motor de reservasé parte fundamental desse plano estratégico. Vamos descobrir o porquê? Confira neste artigo porque um motor de reservas faz diferença na estratégia de vendas de um hotel. 

Afinal, o que é motor de reservas e como funciona? 

O motor de reservas ou booking engine, como também é conhecido, é um sistema de gerenciamento de reservas. Ou seja, um método de trazer a tecnologia e-commerce utilizada pelas OTA’s para o próprio site do seu hotel. 

Em linhas gerais, essa ferramenta é poderosa, simples e intuitiva. Ela também está disponível ao cliente 24h por dia e 7 dias por semana. O seu hotel vende direto ao hóspede sem a necessidade de ter uma equipe física dedicada para isso. 

Implantar um motor de reservas significa que você vai disponibilizar, no próprio site do seu hotel e em redes sociais (FacebookInstagram, etc.), a possibilidade de o cliente fazer reservas diretas, sem o intermédio de OTA’s, portanto, sem pagar comissões a elas. 

Assim como numa compra realizada no Booking ou no Expedia, seu hóspede poderá visualizar a disponibilidade de quartos, serviços extras, dias de estadia, valores, e até mesmo promoções exclusivas, diretamente pela sua página onlineCom o motor de reservas, o site do seu hotel possui todas as informações que o hóspede precisa. 

Por que é importante implementar um motor de reservas? 

O sistema de reservas online com um motor de reservas, para muitos donos de hotéis, representa a possibilidade de realizar vendas diretas. Na verdade, é muito mais que isso.  

A partir do momento em que o cliente conta com uma ferramenta de e-commerce para realizar as reservas no seu site, ele está se relacionando diretamente com você. 

Uma pesquisa realizada pela MindMiners/Paypal revelou que a maioria dos brasileiros (64%) prefere utilizar a internet para contratar serviços de hospedagem. Fica claro que estar na internet e inserido entre os sites consultados para reservas é essencial.  

Além disso, as vendas diretas são mais rentáveis, já que não pressupõem comissões pagas a terceiros e você não corre o risco de duplicar reservas ou cometer erros manuais 

Isso porque o motor de reservas é atualizado em tempo real e integrado outras ferramentas. Assim que o cliente clica para concluir a compra, a reserva está feita e seu inventário é atualizado. 

Quais são os benefícios de contar com um motor de reservas no site do hotel? 

As OTAs, frequentemente, são os canais de largo alcance de público. Elas fazem essa ponte inicial entre seu hotel e o hóspede.  

Posteriormente, com o motor de reservas disponível, você pode criar ações de marketing diversas para converter seu hóspede durante a estadia.  

Por exemplo, oferecer incentivos, como cupons de desconto e promoções, para retorno via reserva direta 

E mais: você pode criar e gerir condições especiais para clientes fidelizados, de forma mais rápida e organizada através da ferramenta. 

O motor de reservas e o site do seu hotel: uma parceria de sucesso

O motor de reservas para hotel é uma ferramenta que promete melhorar a sua rentabilidade. Mas é importante lembrar que ele não é responsável pelo trabalho sozinho. 

Por isso, desenvolver um site para o seu hotel com um motor de reservas integrado, mas sem pensar em estratégias para o seu canal de vendas pode resultar na falha do alcance do resultado esperado. 

Como primeira etapa da estratégia, você precisa conhecer o seu público. A partir daí, a ferramenta pode ser adotada junto a outras estratégias que irão aproximar o hotel do cliente 

O motor de reservas deve estar em harmonia com um conjunto de estratégias de marketinginseridas em seu site e em campanhas online. Ao escolher o design e o conteúdo da página, por exemplo, você precisa pensar no que o seu público gostaria de ver. 

Um website com links que não abrem e imagens que não carregam pode depreciar a imagem do hotel, afinal, a confiabilidade junto ao seu público também se constrói a partir da imagem que o seu hotel passa virtualmente. 

De nada adianta ser o mais barato entre os concorrentes para vender mais. Um bom preço, aliado a páginas criadas sem planejamento, pode não trazer resultados positivos. 

A página online do seu estabelecimento deve ofertar um motor de reservas diretas, mas também conteúdo eimagens exclusivas das instalações e outros detalhes sobre os serviços do seu hotel 

Você é quem melhor pode e deve informar o cliente sobre o seu hotel. 

Como escolher um bom motor de reservas? 

Agora que você já sabe que aumentar a rentabilidade do seu hotel não depende somente do motor de reservas, mas de um conjunto de estratégias eficazes, resta escolher a melhor ferramenta. 

Na hora da decisão, alguns gestores de hotéis têm poucas informações e ficam sem saber que diferenciais devem ser considerados no momento de escolher o software.  

Para ajudá-lo, listamos abaixo algumas características fundamentais para que o motor de reservas realmente traga o retorno esperado. 

Multiplataforma, vários idiomas e moedas: 

O hóspede, atualmente, está em busca de atendimento rápido e preciso. Por isso, seu sistema de reservas com motor deve estar disponível nos mais diversos formatos possíveis.  

Desktop e mobile são dois eixos que sua solução tecnológica precisa atender. 

De acordo com a pesquisa Paypal que mencionamos acima, 94% dos viajantes usam o smartphone para pesquisar por viagens e hospedagem. 82% usam desktops e notebooks. 

Fica claro que alcançar esses hóspedes com várias plataformas, idiomas e moedas é necessário para alcançar mais público e ampliar as reservas diretas. 

Integração com outras ferramentas para hotéis 

Um sistema de reservas com o booking engine precisa fazer parte de uma estratégia para construir um relacionamento com o seu cliente, jamais sendo colocado como a peça única do processo. 

Quando ele está ligado a outras ferramentas, possibilita a oferta de um pós-venda para o cliente, a fim de manter-se em contato com ele. 

O ideal é que o sistema seja integrado com outros canais de reservas, para que não haja duplicidades e (por que não?) também com um sistema PMS 

Esses são apenas exemplos. Quanto mais a ferramenta puder agregar nesse sentido, melhor. 

Business Intelligence 

De nada adianta ter à disposição dados soltos e desconexos. Um sistema integrado com Business Intelligence permite aproveitar melhor as informações que se tem em mãos. 

Dados, sem uma análise geral, não dizem nada. Tudo precisa ser considerado em um contexto. Escolher um sistema que conta com essa tecnologia já representa um grande diferencial para sua estratégia. 

Com alguns sistemas de reservas online é possível ter acesso a relatórios completos sobre todo o processo que está sendo conduzido na plataforma e, dessa forma, o hotel pode mensurar o que está funcionando e o que precisa melhorar.  

Canais de vendas e tarifas 

Por que não integrar o motor de reservas também a um gestor de canais  e tarifas? Por que não gerar relatórios que permitam uma análise mais detalhada dessas questões? 

Um dos grandes problemas atuais da gestão em hotelaria é a falta de atualização e competitividade dos valores e tarifas em relação às OTAS. Isso tem um impacto negativo nas taxas de reservas diretas. 

Segundo pesquisa realizada pelo DCI SP, somente 12,7% dos hóspedes brasileiros acreditam que a reserva feita diretamente no hotel é o melhor caminho para encontrar tarifas mais baratas.  

Por outro lado, 68,3% creem que sites de reservas de hotéis sejam capazes de oferecer preços mais econômicos.  

Esses dados nos revelam que seu motor de reservas online precisa acompanhar a dinâmica dos valores e buscar paridade a fim de mostrar vantagens reais de reservar diretamente com o estabelecimento. 

Para você ter uma ideia, existe uma ferramenta chamada Rate Shopper que pode ajudá-lo a definir a melhor tarifa para cada momento. Com o rate, você consegue ter uma noção do seu desempenho em relação à concorrência. Não seria ótimo contar com ela em conjunto com o motor de reservas? 

Soluções de marketing 

Como sinalizado, o motor de reservas para o hotel não trabalha sozinho. Para aumentar sua visibilidade na Web, será necessário investir também em campanhas de marketing, promoções e canais de comunicação, incluindo o site do hotel. 

Imagina se uma ferramenta tivesse todas essas soluções integradas? A boa notícia é que ela existe! Para oferecer uma experiência única ao seu cliente, você precisa entender quais são suas expectativas e anseios.

Motor de reservas e site responsivo: a melhor estratégia de vendas diretas  

Omnibees oferece uma solução completa de integração. Website responsivo e motor de reservas juntos para melhorar a performance de vendas diretas do seu hotel.  

Com a opção de pacotes e ofertas dinâmicas, você pode disponibilizar tarifas em tempo real e oferecer aos hóspedes os melhores pacotes. Além disso, o seu hotel pode oferecer condições tarifárias exclusivas dedicadas aos clientes fidelizados, por meio de pagamentos seguros e automatizados.  

Segurança de dados no sistema de reservas 

Uma das grandes reclamações sobre reservas online é a falta de segurança. Afinal, o segmento hoteleiro é um dos mais alvejados por hackers por causa dos bancos de dados de que dispõe. 

Segundo pesquisa da Symantec, empresa de segurança cibernética, dois terços dos hotéis disponibilizam informações de hóspedes em transações com empresas terceirizadas e nesse processo ocorrem vulnerabilidades. 

Já que abdicar das relações com empresas que fornecem soluções tecnológicas não é uma opção viável na era digital, a melhor proposta é buscar sempre instituições que tenham boa reputação com segurança e ofereçam transações com dupla autenticação e criptografia de dados. 

Gostou das informações sobre motor de reservas? Então confira outros conteúdos que podem te ajudar a melhorar a gestão do seu hotel: 

Confira também o eBook gratuito: 9 passos para atrair cada vez mais clientes por meio do Marketing Digital 

Conheça a Omnibees 

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição & inteligência para indústria de turismo. Com mais de 5.000 Hotéis e 750 parceiros de distribuição é líder absoluta do mercado nacional. 

Com soluções para Hotéis independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes através da otimização do preço ou redução dos custos operacionais. 

 

(Artigo publicado originalmente em 25 de julho de 2019.).

 

2 comentários EmMotor de reservas: o que é e quais são as vantagens para seu hotel?

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado