conceito de produtividade em vendas/ homem de negocios/ gestor de hoteis/ gestor de vendas

Aumente a produtividade em vendas hoteleiras com dicas valiosas

Estimular a produtividade em vendas hoteleiras é o ponto-chave na rotina dhotéis que buscam crescimento saudável e contínuo. Um desafio e tanto para o gestor e toda a equipe do hotel. Ainda mais em tempos marcados por mudanças encadeadas pela pandemia do coronavírus.   

Quer ver exemplos que podem melhorar os resultados em vendas hoje? Uma equipe de vendas produtiva e processos tecnológicos concentrados no ambiente online são alguns fatores. 

Estamos aqui para ajudar você a perceber fatores que influenciam na produtividade e como eles contribuem na definição de estratégias para o seu hotel. Neste artigo, vamos detalhar o que é produtividade em vendas hoteleiras e apresentar dicas valiosas para alcançar o sucesso nas vendas do seu hotel 

O que é produtividade em vendas? 

Produtividade em vendas hoteleiras é a busca por reduzir o uso de recursos, com o objetivo de aumentar os resultados.  

Parece simples, ? No entanto, muitos gestores defendem a ideia de que produtividade em vendas está associada apenas ao aumento de volume de comercialização. Em outras palavras, eles acreditam que vender é sinal de mais produtividade. 

Mas não é bem assim… Ter um negócio produtivo significa planejar as medidas de impulsionamento de vendas para alavancar os resultados.  Sem desperdiçar os recursos utilizados para alcançar a meta. 

E para alcançar esse objetivo com maestria, uma opção é alinhar os 4 pilares da produtividade: processos, gestão, tecnologia e pessoas. Fique despreocupado, pois falaremos mais sobre o tema ao longo do texto. 

Fatores que interferem na produtividade em vendas  

Chegou o momento de avaliar os fatores que podem interferir na produtividade em vendas. Vamos checar alguns exemplos 

  • A qualidade dos Leads que chegam até vendas; 
  • As atividades que os vendedores precisam desempenhar; 
  • Falta de visão sobre métricas e resultados; 
  • Gestão ineficiente; 
  • Poucos treinamentos e capacitações para os desafios diários. 

Muitos hotéis pensam a produtividade em vendas hoteleiras como a análise apenas de sua equipe de vendas e não de outros aspectos que podem interferir na área. 

Uma indicação a ser avaliada é diagnóstico sistêmico de todos os processos relacionadas às vendas do hotel. 

Por meio do diagnóstico, é possível identificar, por exemplo, quando as ações de marketing não atraem Leads qualificados, fazendo com que a meta dada aos vendedores não seja cumprida.  

Por isso, é tão importante capacitar e treinar vendedores e, ao mesmo tempo, ficar atento a outros setores essenciais para o andamento saudável das finanças do hotel. 

Quais são os pilares da produtividade em vendas? 

Para incrementar a produtividade em vendas, é importante estar atento a quatro pilares. A ideia é sustentar a estrutura da estretégia criada para o seu hotel. Vamos conhecer mais sobre eles?  

1. Processos de vendas bem definidos 

Quais são os processos de vendas do seu hotel? Sua equipe conhece e sabe como utilizar as principais ferramentasMesmo que esses fatores não sejam tão perceptíveis no dia a dia, eles podem interferir, e muito, nos processos. 

Geralmente, essas atividades podem ser descritas como uma série de passos sequenciais, usadas para alcançar determinados objetivos. 

A adoção de um procedimento padrão para sua equipe de vendas possibilita ganho de tempo e também menos custos financeiros para o hotel. 

Podem ser inovados e reestruturados conforme a necessidade apareça, mas o que importa é que a receita de bolo já está pronta. 

2. Gestão com KPIs de vendas bem definidos 

Uma boa gestão deve ser capaz de planejar as estratégias, os processos e a forma de executar as atividades.  

Para isso, o gestor pode trabalhar com KPIs para ter um acompanhamento sistemático de todo o processo. 

Os KPIs são indicadores que fornecem métricas fundamentais que contribuem para tomada de decisões de maneira mais assertiva, tornando possível escolher estratégias de vendas para hotéis que realmente funcionem para o seu negócio. 

3. Time de reservas alinhado aos objetivos do hotel 

Não há dúvidas do importante papel que as pessoas exercem para alcançar o sucesso em vendas do hotel, ainda que não sejam as únicas responsáveis por isso. 

Para montar uma equipe alinhada com os objetivos do hotel, é preciso definir as características ideais dequipe.  

Inteligência, atuação como consultor, persuasão em vendas são algumas das características que um bom vendedor precisa desenvolver 

Capacitar um time requer treinamentos adequados e muita dedicação. Então, para te ajudar a construir esse time dos sonhos, recomendamos a leitura desse artigo: Saiba como montar uma equipe de alta performance para hotéis 

 4. Ferramentas tecnológicas  

O mercado hoteleiro já não existe sem o auxílio de soluções tecnológicas eficazes. Quem não se ajusta a essa realidade, investindo em tecnologia na hotelaria, pode acabar sendo “engolido” pelo mercado.  

Ao investir em tecnologia, o hotel tende a levar sua produtividade e as rotinas diárias a outro nível, com um ritmo mais dinâmico e ágil. Alémé claro, de contribuir para a fidelização de hóspedes.   

Mas esse é um assunto extenso, que merece um tópico dedicado a ele. É sobre isso que falaremos a seguir! 

Quais são as melhores ferramentas para ter produtividade em vendas hoteleiras? 

uma série de ferramentas com as quais o time de vendas do hotel pode contar para ganhar produtividade no dia a dia. Confira quais você pode usar para criar a sua estratégia em vendas: 

  • CRM 

Vendedores não podem e nem devem desperdiçar tempo com questões paralelas que podem ser resolvidas por um sistema automatizado. Para essa questão, o mais indicado é o uso de um CRM de vendas. 

 O termo se refere a uma série de estratégias que têm por objetivo conhecer a fundo o hábito de consumo dos seus clientes e antecipar as suas necessidades.  

 Isso proporcionará, ao seu estabelecimento, o aumento do número de clientes em pouco tempo, gerando mais faturamento para o seu negócio, que pode ser utilizado para melhorar ainda mais o atendimento e a prestação de serviços. 

  • Ferramentas de armazenamento de arquivos na nuvem 

Quando falamos de sistemas desenvolvidos para atender às necessidades de um hotel, o modelo em nuvem permite maior facilidade na integração com operadoras, centralização e automatização da distribuição, na disponibilização de reservas do site e em outras aplicações. 

No entanto, o modelo não significa que todo o sistema em nuvem apresenta essa funcionalidade. Ele pode, sim, permitir que a tecnologia tenha maior versatilidade e sincronização. De outro modo, esses recursos não poderiam ser disponibilizados com a mesma segurança e com o mesmo ganho de produtividade. 

  • Ferramenta de Business Intelligence (BI) 

Business Intelligence, ou BI, são soluções de última geração capazes de coletar, organizar, monitorar e analisar uma grande quantidade de dados para dar suporte à gestão de negócios.  

Diante dos avanços da tecnologia, faz diferença poder contar com uma ferramenta para auxiliar a antecipação das tendências do mercado e, consequentemente, o desenvolvimento de estratégias de vendas mais assertivas. 

  • Check-in e chek-out online 

Em tempos de pandemia, novas medidas são cruciais para preservar a segurança do hóspede e de toda a equipe.  

Com as vendas fechadas cada vez mais de maneira remota, uma importante ferramenta que ajuda a ganhar produtividade é o check-in e check-out online.  

A implantação da ferramenta facilita o processo de entrada do hóspede, por meio de tecnologias que centralizam os dados e as informações da reserva.   

Dicas de produtividade em vendas hoteleiras 

Por fim, separamos algumas dicas rápidas e valiosas para ajudar você no processo de estruturação de rotinas e otimização da produtividade em vendas. Confira: 

 1. Prepare-se  

Ao prospectar um “venda a venda ou realizar qualquer outro contato com um cliente, o vendedor precisa entender tudo o que for possível sobre o produto ou serviço que está à venda e também sobre o perfil do seu cliente. 

Portanto, o emprego da técnica da preparação pode ser fundamental para quem busca incrementar a produtividade em vendas! 

2. Tenha metas aplicáveis 

Muito gestores estabelecem metas impossíveis de serem alcançadas. Mas isso, ao invés de estimular os vendedores, pode gerar o efeito contrário. Se a meta não tiver uma base firme, talvez não valha a pena perder tempo tentando alcançá-la. 

3. Use um bom CRM 

Investir em um bom CRM de vendas para ter mais produtividade, ajuda a gerir a rotina das vendas e facilita a gestão dessas atividades. Pode, também, melhorar o desempenho do time e dos resultados. Sem contar os benefícios gerados para os clientes, que ficam impactados positivamente e podem ser fidelizados com mais facilidade. 

4. Tenha um time de vendas de alta produtividade 

Uma estratégia para melhorar a produtividade em vendas do hotel e que pode acelerar o alcance de resultados é aquela que contempla o treinamento do time. 

Isso porque um funcionário que sabe quais decisões deve tomar, que conhece os processos envolvidos e que entende sobre o produto que está vendendo é alguém que está mais próximo de obter uma alta produtividade em vendas. 

Pensando nisso, a Omnibees desenvolveu o AcademyUma iniciativa que tem como objetivo oferecer aos profissionais hoteleiros as seguintes vantagens: 

  • Certificação para capacitar os colaboradores do Hotel sobre o total potência da ferramenta; 
  • Melhores estratégias aplicadas a cada segmento de distribuição (Operadoras, OTA’s, Agências de Viagem Corporativa, Vendas Diretas etc); 
  • Inteligência e conteúdo relevante com melhores práticas; 
  • 3 Níveis de certificação para especialização de profissionais em Vendas, Distribuição e Marketing Hoteleiros; 

Conheça o Academy. Neste momento de grande transformação, nós estamos juntos com vocês em seus hotéis ou em suas casas, levando todo o conhecimento online e gratuito em dois dias de formação. 

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado