12-tecnologias-indispensaveis-para-hotelaria

12 Tecnologias indispensáveis para hotelaria

O avanço da tecnologia tem impactado diversas áreas do mercado, inclusive o da hotelaria.  

Essas ferramentas tecnológicas, servem, sobretudo, para auxiliar na maximização e otimização de processos operacionais do dia a dia das empresas 

Isso para os hotéis, representa uma forma de otimizar serviços burocráticos, permitindo que a equipe tenha mais tempo para cuidar de outras funções e consiga cativar os clientes. Além é claro, de contribuir na fidelização de hóspedes.  

Com isso, hotéis e pousadas que, não buscam se adequar a este novo cenário, correm um grande risco de ficar em desvantagem, em relação à concorrência.

Conheça 12 tecnologias indispensáveis para hotelaria

Para te ajudar a se destacar diante à grande competitividade do setor hoteleiro, preparamos uma lista completa, com as principais tendências de tecnologias da hotelaria para você implementar em seu negócio. Confira! 

1. PMS

Oferecer um atendimento de qualidade aos hóspedes, com certeza, é a melhor maneira de trabalhar na construção de uma imagem positiva para o seu hotel.  

Para ajudar nessa, e em outras importantes tarefas ligadas à uma boa gestão hoteleira, um PMS, pode ser muito útil. 

O PMS (Property Management System) é um software de gerenciamento hoteleiro, que permite otimizar as tarefas do seu negócio, tornando suas operações mais ágeis.  

Os principais benefícios da instalação de um PMS em sua propriedade, são: 

- Integração com Canais de Vendas: recebe instantaneamente, as reservas de todos canais online e off-line, o que é essencial para impedir falhas e garantir agilidade no processo das operações. Além de, possibilitar que gestores de hotéis consigam oferecer um serviço de hospedagem incrível para os seus hóspedes;  
- Automatização do negócio: impede falhas e garante que os processos ocorram com mais agilidade; 
- Garantia de uma interface de fácil atendimento: possibilita o encontro e o registro de informações de maneira prática e intuitiva, tornando-se um aliado da equipe; 
- Monitorização através de relatórios estratégicos: ajuda o gestor a tomar estratégias mais assertivas, melhorando a visibilidade do hotel no mercado; 
- Poder oferecer uma forma inovadora do hotel se envolver com o hospede: assegura agilidade e eficiência nos seus serviços. 

Se você quer saber como implementar um PMS em seu hotel, veja nosso artigo: 5 dicas para implementar um PMS para seu hotel! 

2. Channel Manager

Imagina ter que gerenciar suas reservas em diversos locais de forma totalmente manual? Isso certamente, demandaria um grande tempo e ainda, potencializaria as chances de ocorrerem falhas.  

Para ajudar a simplificar essa tarefa, optar por utilizar um Channel Manager é uma excelente opção. 

O Channel Manager é um gerenciador de hotéis, que servirá para auxiliar na operação dos processos do seu hotel e a aumentar as vendas. 

Veja nosso artigo completo sobre Channel Manager e entenda melhor as vantagens dessa ferramenta para o seu negócio. 

3. Motor de Reservas

Se você ainda não conhece ou não implementou um Motor de Reservas no site do seu hotel, precisa saber como essa ferramenta pode contribuir para ajudar você a depender cada vez menos de OTAS para promover suas reservas.  

Isso porque um motor de reservas, possibilita que clientes realizem reservas no próprio site ou redes sociais do hotel, de maneira direta 

Consequentemente, as vendas ficarão mais rentáveis, já que não serão atribuídas comissões. Além de evitar as chances de cometer erros manuais ou duplicação das reservas, pois o motor sofre atualização integrada e em tempo real com outras ferramentas. 

4. Business Intelligence

Em decorrência à grande competitividade e à exigência do setor hoteleiro, o BI é uma forma inteligente de realizar uma gestão hoteleira assertiva, mantendo o seu hotel em destaque. 

O processo passa por etapas de coletas, organização, análise de dados e elaboração de relatórios, atualizados e acompanhados constantemente, que servirão para auxiliar o gestor do hotel na tomada de decisões e no monitoramento de resultados dos investimentos feitos em sua propriedade. Dessa forma, será possível coletar dados na internet e avaliar o impacto das estratégias de Marketing do seu hotel.  

5. Software de gestão hoteleira 

Essa tecnologias hotelaria é uma ferramenta de desktop ou web feita para amparar gerentes do setor de turismo e hotelaria com procedimentos que vão desde os processos para vendas e reservas, até a gestão das tarefas de um hotel. 

Promove armazenamento de dados em nuvem e outras funcionalidades imprescindíveis para uma gestão hoteleira eficiente.  

6. Apartamentos high tech 

Para além de quartos espaçosos, esses quartos oferecem comodidade e conforto utilizando aparatos com grande aplicação tecnológica, para atender àqueles hóspedes mais exigentes, proporcionando inúmeros pontos positivos para o hotel. 

Esses serviços vão muito além de disponibilização de Wi-Fi. Elas possibilitam que ações como ligar e desligar a televisão e o ar condicionado, check-in e abertura e travas da porta dos quartos por exemplo, sejam feitas utilizando apenas um smartphone, tabletes ou algum outro aparelho eletrônico. 

7. Sistema CRM

Auxilia na compreensão das necessidades dos seus hospedes, com soluções tecnológicas que reúnem informações e promovem ações relacionadas às estratégias do relacionamento com o consumidor, contribuindo assim para o crescimento do seu negócio. 

É necessário entender que a satisfação está ligada a todo processo antes, durante e depois da estadia. Por isso, é necessário estar atento às maneiras como o seu hotel deve utilizar o CRM na sua estratégia de marketing e relacionamento.  

8. Marketing Digital 

Diante do cenário contemporâneo, investir em estratégias de marketing digital auxiliar o hotel a atrair mais hóspedes, criar relacionamentos e ainda, desenvolver uma identidade de marca.  

Dentre as principais estratégias de marketing digital para hotelaria estão: criação de Website ou/e Blog para o seu hotel, utilização dos serviços do Google, e-mail marketing e claro, presença em redes sociais, como Facebook e Instagram.

9. Beacon  

Dispositivo de geolocalização, que consegue localizar onde os hóspedes se encontram no hotel. Assim, quando o hospede estiver em espaços como spa, academia, restaurante e bar, por exemplo, poderam receber notificações sobre promoções e outras ações específicas destes lugares. Proporcionando assim, que o hotel consiga melhorar marketing de experiência de seus clientes. 

Vale lembrar que, os hóspedes precisam se conectar diretamente com o dispositivo Bluetooth para que os beacons possam captar os dispositivos que estiverem próximos.

10. Check-in e Check-out antecipado 

O hóspede pode recebe um link por e-mail ou mensagem, onde ele preenche todos os seus dados antecipadamente e aproveita para fazer a confirmação de sua reserva. Assim, no momento de sua chegada, o hotel já realiza a identificação e lhe entrega as chaves do quarto.  

No momento de saída, o hóspede recebe a fatura e as normas de pagamento, seguindo o mesmo passo a passo.  

Essa tecnologias na hotelaria agiliza o ingresso dos hóspedes durante sua chegada e deslocamento, melhorando o atendimento da recepção. 

11. Whatsapp 

Auxilia hotéis a aproximarem-se de seus hóspedes, além promover reservas diretas.   

Isso se deve ao fato do app ser gratuito e uma das redes sociais mais usadas no Brasil, oferecendo, portanto, comodidade ao hóspede na correria do dia-a-dia.  

As principais vantagens desse canal de comunicação para o hotel, são: otimização do tempo de sua equipe, agilidade no atendimento, geração de leads e aumento de reservas diretas.

12. Chatbot

É um software de mensagem que trabalha e gerencia um chat, como se fossem conversas humanas.  

Essa tecnologia, é uma maneira de seu hotel estar disponível fora do horário comercial para sanar as dúvidas de seus clientes a qualquer momento, inclusive durante à noite e aos fins de semana, quando seus hóspedes tendem a fazer mais contato, por estar fora de horário de trabalho. 

Portanto, investir nessas inovações de tecnologias na hotelaria é essencial para proporcionar um atendimento diferenciado e mais dinâmico ao seu hóspede. Afinal, ele gosta de ser tratado de maneira especial e de ter suas necessidades muito bem atendidas, com agilidade e eficiência. 

Gostou das informações sobre tecnologias na hotelaria? Então confira outros conteúdos que podem te ajudar a melhorar a gestão do seu hotel: 

- Vendas em tempos de crise: 10 estratégias incríveis para o seu hotel
- 8 Dicas práticas para aumentar suas reservas diretas em tempos de baixa demanda
- Análise Swot: como utilizar para analisar o seu hotel ou pousada na crise 

Conheça a Omnibees 

Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição & inteligência para indústria de turismo. Com mais de 7.000 Hotéis e 750 parceiros de distribuição, é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, PousadasCadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores TurísticosAgências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes através da otimização do preço ou redução dos custos operacionais. 

Assine nossa
Newsletter