turismo-corporativo-no-brasil

Turismo corporativo no Brasil: Prepare o seu hotel para esse setor

Já́ pensou em ter o seu hotel com alta demanda inclusive durante os períodos de baixa temporada? Se você pensa que isso é improvável, deve apostar no turismo corporativo em 2020.

Um dos segmentos mais atrativos e lucrativos da indústria hoteleira é o corporativo. Pense na quantidade de oportunidades que uma empresa pode demandar: congressos, feiras, workshop, conferências e seminários, são apenas um exemplo deste vasto mercado do turismo corporativo.

Neste artigo, você terá informações que vão te auxiliar a entender e estruturar o seu hotel para atender este segmento em expansão.

Boa leitura!

Crescimento do turismo corporativo no Brasil

O turismo corporativo não para de crescer, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), no primeiro semestre de 2019, as viagens a negócio no Brasil cresceram quase 15%, se comparado com o mesmo período do ano de 2018.

Outro dado que vale destaque é o aumento dos gastos internos destes turistas em quase 15%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Diante deste cenário, o setor tem uma expectativa de aumento das viagens corporativas para 2020.

Vantagens do turismo corporativo para o hotel

Já entendemos o tamanho deste segmento na hotelaria brasileira e o seu potencial de crescimento, o que significa a possibilidade de aumento no número de reservas para o seu hotel e de maximizar assim a lucratividade obtida.

Outra vantagem no atendimento ao turismo corporativo é que o mercado está em constante movimentação. Durante todo o ano são realizadas feiras, eventos, congressos e exposições, aumentando o potencial do hotel em manter sua taxa de ocupação elevada.

Há ainda o fator econômico para o hotel, que está além da taxa de ocupação. O turista corporativo apresenta gasto médio maior do que aqueles que viajam a lazer.

Hóspede corporativo: como conquistá-lo

Lembre-se: o turista corporativo pode agregar muito ao seu hotel: valor, taxa de ocupação e rentabilidade, são alguns exemplos, portanto é importante a maneira como ele será recebido em seu hotel.

Dê uma atenção especial à sua recepção, pois em viagens corporativas geralmente o hóspede chega cansado, seja por locomoção ou por reuniões de negócios, ansioso por descansar e recuperar as suas energias.

Hotéis que atendem à demanda corporativa optam por uma tarifa diferenciada, oferendo descontos maiores para empresas e grupos de pessoas.

Verifique a estrutura do seu hotel, diferenciais como academia e internet rápida e estável são fatores que contribuem para a volta do turista corporativo. Por isso, sua primeira ação deve ser a de conhecer essa expectativa para, depois, elaborar um modelo de negócios e oferecer serviços atrativos para eles.

Além de se certificar de que possui os equipamentos e as condições que eles desejam, capacite a sua equipe, tanto para as ações comerciais como as de atendimento desses potenciais clientes. Se for viável, mantenha uma equipe comercial exclusiva para captação desse público, possibilitando um atendimento diferenciado.

 

Header_corpo_blog02

Atendendo as necessidades do hóspede corporativo

Os desejos e necessidades de quem contrata um hotel para eventos corporativos são diferentes dos que os hóspedes regulares têm. Atrair turistas corporativos para o seu hotel demanda um pouco mais de atenção do que apenas tarifas diferenciadas e com descontos, pensar no bem-estar do turista coorporativo é essencial, por isso a importância de estruturar o seu hotel.

Ter um restaurante no hotel é ponto positivo na avaliação dos hóspedes e um diferencial no momento que a empresa for procurar novamente uma hospedagem em um evento futuro na região.

Outra particularidade do hotel, que atrai os hóspedes corporativos são as academias, mesmo em viagem corporativa, diversos turistas corporativos querem manter a sua forma mesmo longe de casa.

Alguns outros diferencias que podem proporcionar uma alta em suas taxas de ocupação são: boa velocidade e estabilidade na conexão de internet, entradas para laptops e smartphones, disponibilidade de cabos USB, tomadas bivolts, além de um atendimento ágil e cortês.

Forme parcerias e monitore oportunidades

Algumas entidades, como associações empresariais, fundações, aceleradoras de empresas e órgãos governamentais promovem eventos regulares. Em um contato rápido com elas, vai ser possível criar um calendário de prospecção considerando as datas programadas para essas atividades.

Além disso, monitore regularmente os eventos programados para sua região, pois muitos deles ocorrem a cada dois anos ou em uma única oportunidade. Independentemente do evento não ocorrer no seu hotel, as atividades de maior porte necessitam de hospedagem adicional.

 

Glossario_Termos_Mercado_Hoteleiro_

Baixe agora o seu Glossário da Distribuição Hoteleira

5 tipos de eventos corporativos para explorar em seu hotel

1. Congressos

Os congressos são eventos de grande porte, com duração geralmente de uma semana, atraindo um grande grupo de público. Congressos são realizados em conjunto com outros profissionais do setor ou colaboradores da empresa.

2. Feiras

As feiras fazem parte do universo corporativo, onde os expositores demonstram os seus produtos ou serviços, reunindo diversas empresas e visitantes. Demandam uma grande quantidade de fornecedores para a realização.

3. Conferências

As conferências, geralmente organizadas por grandes organizações, tem um tom mais formal, com presença de diretorias e equipes de empresas. Também reúnem um grande número de participantes.

4. Treinamentos

Realizado por empresas, proporcionam a melhoria das habilidades de seus colaboradores, podendo ser ministrado para pequenos, médios e grandes grupos. Treinamentos podem ser uma boa fonte de ocupação para o seu hotel.

5. Palestras

Nas palestras, o foco é um convidado ou figura de relevância em determinado assunto/profissão. São direcionadas a pessoas que já possuem alguma familiaridade com o tema abordado e desejam ter mais conhecimento.

 

Fica a dica: O público corporativo pode ser uma fonte de receita importante para seu estabelecimento!

 

Para saber mais dicas como essas e melhorar as vendas do seu hotel, entre em contato conosco.

Aproveite também para conferir mais conteúdos como este:

 

Até a próxima!

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência à indústria de turismo. Com mais de 5 mil hotéis e 700 parceiros de distribuição, ela é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes pela otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado