8 dicas eficazes para aumentar a classificação do seu hotel na Booking.com e TripAdvisor

8 dicas eficazes para aumentar a classificação do seu hotel na Booking.com e TripAdvisor

As ferramentas digitais são, hoje, parte fundamental do planejamento e da gestão de qualquer tipo de hospedagem. Desde pequenas pousadas até grandes redes hoteleiras, todos se beneficiam do meio on-line no momento de captar clientes e obter uma classificação do seu hotel.

Nos sites de busca, algoritmos são utilizados para mapear informações na internet. No segmento de hotelaria, eles vão buscar por preços, número de quartos e comodidades que hóspedes estão procurando para sua hospedagem.

Em geral, as primeiras opções são as mais cobiçadas. Afinal, os hóspedes não costumam ir até a terceira página de pesquisa caso as primeiras posições atendam a todos os seus requisitos.

Neste artigo, vamos trazer dicas de como deixar o seu hotel nas primeiras posições da Booking.com e do TripAdvisor e explicar como eles fazem essa classificação.

Boa leitura!

Por que ter uma boa classificação na Booking.com e no TripAdvisor é benéfico para o seu hotel?

Quem é gestor de hotel sabe: o comportamento do cliente no momento de fechar reservas mudou. Com tantas opções disponíveis de forma fácil, em poucos segundos é possível fazer uma rápida pesquisa de preços e fechar um quarto sem ao menos ter tido contato direto com o estabelecimento.

Essa é a melhor opção para executivos, inclusive. Em uma pesquisa realizada pela Booking.com, 65% dos viajantes a negócios preferem reservar eles mesmos sua hospedagem e fazer isso de forma on-line.

Em outra pesquisa realizada pelo TripAdvisor, 86% dos viajantes fazem pesquisas pela internet antes de tomar uma decisão.

As informações também mostram que os hotéis pequenos são os que mais se beneficiam disso, já que passam a ser uma opção frente às grandes redes que possuem uma marca consolidada em todo o território nacional.

Por isso, ter o seu hotel com uma boa classificação em sites de pesquisa irá atrair mais olhares e aumentar consideravelmente a chance de o seu negócio entrar na lista desse viajante.

O que a Booking.com e o TripAdvisor levam em consideração na classificação do seu hotel?

O principal fator utilizado pela Booking.com e pelo TripAdvisor são os próprios clientes. Por meio de comentários, notas e até respostas do hotel é possível ter uma classificação média.

De acordo com o site TripAdvisor, são utilizados três indicadores para o ranking de popularidade:

  • qualidade;
  • recenticidade;
  • quantidade

No primeiro, os hóspedes avaliam a qualidade da experiência do cliente naquele estabelecimento. No TripAdvisor é feita por círculos (a opção de 1 a 5 estrelas, na qual o número correspondente é a média).

Caso existam diversas pousadas com notas iguais, o critério de desempate é o maior número de avaliações pontuadas em 5.

No quesito recenticidade, as avaliações mais novas têm maior valor que aquelas antigas. Isso é levado em conta porque elas representam uma experiência mais atualizada na hospedagem em questão.

Aqui existe um tópico de atenção! Tanto as avaliações positivas quanto as negativas terão maior peso na classificação se forem recentes. Portanto, caso você tenha comentários ruins mais recentes e bons mais antigos, apenas os últimos serão contabilizados

Por fim, quanto maior a quantidade de feedbacks, melhor o usuário poderá compreender se a experiência naquele hotel valerá a pena ou não. Como esse é o maior intuito dos metabuscadores e OTAs, esse é um aspecto importantíssimo para a classificação.

Agora que você compreendeu como a avaliação é feita, vamos ao nosso assunto principal: como conseguir chegar às primeiras posições!

8 dicas para melhorar a classificação do seu hotel em metabuscadores

Após entender o tópico anterior, fica claro que um dos principais indicadores para uma boa classificação é a boa impressão que o hotel irá deixar no hóspede.

Por esse motivo, desenvolvemos oito dicas que irão focar em experiência 4satisfatória e informações claras que irão tornar o viajante seu cliente fiel.

Acompanhe!

1# Dedique tempo à página do seu hotel nos metabuscadores

O primeiro passo para conquistar uma boa classificação é manter uma página com informações completas para o seu hóspede. Esse é o principal ponto porque irá influenciar diretamente nos demais.

Ter uma descrição detalhada e fiel fará com que o viajante se sinta confiante em realizar a reserva e, posteriormente, ainda deixar comentários positivos para outros potenciais clientes.

Invista em fotos de qualidade e mostre tudo o que é relevante para um hóspede fechar uma reserva: cama, quartos, banheiro, vista, café da manhã (caso ofereça), espaços de convivência etc.

O importante é não ter pressa e descrever e mostrar todos os benefícios da sua hospedagem de forma clara.

2# Seja honesto em relação ao seu hotel

Este é um dos pontos que mais geram críticas e maior receio nos hóspedes que realizam reservas online: promessas que não condizem com a realidade.

No momento de falar das características do hotel ou pousada, não anuncie serviços que não possui, como água quente, ar-condicionado ou café da manhã variado, por exemplo.

É melhor omitir tais informações e tirar dúvidas caso o cliente entre em contato do que criar expectativas que não serão atendidas na tentativa de atrair hóspedes.

Isso pode gerar notas baixas no momento da classificação no site, além de comentários negativos.

3# Pesquise os seus concorrentes

Outra forma de entender em quais pontos o seu hotel pode estar deixando a desejar é analisar o que os hóspedes estão comentando de positivo e negativo nas páginas de concorrentes.

Assim, você pode comparar e verificar se os comentários negativos se aplicam ao seu hotel, assim como utilizar as observações positivas para implementar à sua hospedagem.

4# Sempre invista no melhor para o seu hotel

Para que você tenha comentários positivos, esteja disposto a sempre melhorar o seu hotel.

A todo momento estão surgindo novidades no mercado hoteleiro, como serviços que podem ser implementados, espaços de lazer etc.

Essas melhorias podem ser até mesmo estruturais, com uma decoração aconchegante, colchões melhores, ar-condicionado ou aquecedor potente.

Investir em conforto e bem-estar é um grande diferencial para o hóspede!

 

5-Benefícios-que-um-Gestor-de-Canais-pode-trazer-para-seu-Hotel
5 Benefícios que um gestor de canais pode trazer para seu hotel

5# Invista na experiência do hóspede

Já que estamos falando em experiência do hóspede, isso é algo que cada vez mais vem ganhando o mercado de serviços, principalmente em hospedagens.

Ter um bom atendimento, resolver problemas com agilidade (ou se antecipar a eles) e responder a perguntas de forma clara e rápida são alguns exemplos de como melhorar a experiência do seu hóspede no hotel.

Hoje, as pessoas buscam por boas memórias, não apenas por serviços, e oferecer isso pode ser um grande diferencial frente à concorrência. Afinal, quem não gosta de ser bem tratado?

6# Capacite a sua equipe

Não capacitar a equipe de um hotel é um erro comum no mercado de hotelaria e um dos principais motivos para comentários negativos.

O seu hóspede lidará diretamente com recepcionistas, são eles quem vão realizar check-in e check-out, passar as principais informações e por quem os hóspedes vão procurar primeiro quando tiverem algum problema a ser resolvido.

Por isso, é crucial que essas pessoas estejam preparadas para lidar com os mais diversos tipos de clientes e situações. Lembre-se: eles são a cara do seu hotel!

7# Estimule os feedbacks virtuais

Os feedbacks escritos nas páginas da Booking.com e do TripAdvisor aumentarão a classificação da sua hospedagem, por isso, estimule seus hóspedes a fazer isso! Pode ser por um lembrete na hora do check-out, por e-mail marketing ou, até mesmo, oferecendo cortesias, como um pequeno desconto para a próxima hospedagem.

Veja isso como um investimento!

8# Responda às críticas negativas

Por último, responda a todos os comentários feitos, inclusive os negativos! É comum que hoteleiros ignorem as críticas com medo de        sujar a reputação do hotel ou, pior ainda, respondam de forma grosseira ou pondo a culpa no hóspede.

Em ambos os casos, são as piores alternativas. O melhor a se fazer é pedir desculpas e se mostrar aberto a resolver o problema. Caso tenha sido um mal-entendido, esclareça educadamente.

É importante deixar claro que responder comentários não é um indicador utilizado por buscadores para melhorar a classificação, no entanto, é muito bem-visto por potenciais clientes.

O cliente é sempre prioridade!

Essas dicas mostram que aumentar a classificação do seu hotel em metabuscadores não é um grande mistério, basta se comprometer a ter um bom serviço e entender que a percepção do cliente é crucial para o seu negócio!

E então, você está pronto para melhorar a classificação do seu hotel e aumentar o número de reservas?

Para saber mais dicas como essas e melhorar as vendas do seu hotel, entre em contato conosco.

Aproveite também para conferir mais conteúdos como este:

Até a próxima!

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência à indústria de turismo. Com mais de 5 mil hotéis e 700 parceiros de distribuição, ela é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes pela otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado