Descubra como os viajantes decidem seus destinos e como colocar seu hotel ou pousada na rota dos hóspedes

Descubra como os viajantes decidem seus destinos e como colocar seu hotel ou pousada na rota dos hóspedes

Entender o que faz um viajante escolher o seu destino pode ajudar você a criar estratégias mais assertivas. Seja por motivo familiar ou a negócios, é importante conhecer quais são as razões que levam um turista à sua pousada.

Embora muitos escolhem seus destinos pensando em reuniões familiares, outros tantos sequer têm uma rota específica em mente quando pensam em viajar.

Neste artigo você vai saber como os viajantes decidem seu destino e como colocar sua pousada na rota dos hóspedes. Acompanhe!

Como os viajantes decidem seus destinos?

Cada vez mais conectado, o consumidor tem buscado soluções de viagens que possam encontrar em poucos cliques. A internet revolucionou a maneira de consumir, e para o setor hoteleiro isso já é uma realidade.

Então vamos começar entendendo como acontece a busca e a compra de hospedagem on-line, desde a procura por informações até o check-in na sua pousada.

Coloque sua pousada na tora dos viajantes.

Coloque sua pousada na rota dos viajantes. Imagem: Pexels

Entender sobre essas mudanças é pensar sobre como o planejamento de viagens funcionava há alguns anos. Para conseguir informações sobre roteiros, hospedagens e passeios, as pessoas buscavam agências de turismo em suas lojas físicas. Hoje, mesmo com essa possibilidade, os hábitos mudaram.

Basta apenas um smartphone com acesso à internet e pronto! Em questão de minutos é possível traçar um panorama geral de uma viagem, sem precisar sair de casa ou do escritório.

Veja a seguir como funciona a compra no digital.

Compra no digital

Em uma pesquisa, o Google analisou o comportamento dos viajantes e descobriu alguns padrões de consumo que impulsionam as pessoas durante suas pesquisas na internet por viagem.

Nesse novo modo de comprar viagens, 65% dos turistas brasileiros que viajam a lazer pesquisam antes na internet sobre qual destino escolher, e boa parte de suas inspirações vem de vídeos on-line. Cerca de 66% das pessoas assistem a vídeos quando pensam em fazer uma viagem.

Glossário da distribuição hoteleira: tudo o que você precisa saber para dominar o mercado!

O YouTube é considerado por cerca de 45% dos entrevistados como fonte de pesquisa para viagens. Então, criar vídeos interessantes, tanto da sua pousada como da região, é mais do que necessário! Disponibilizá-los nas suas redes sociais, como Facebook e Instagram, ajuda a atrair cada vez mais hóspedes.  Não esqueça de alimentar o site da sua pousada com esses vídeos e boas fotos!

Nesta etapa da pesquisa, é importante trabalhar o branding da sua marca. O objetivo é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua pousada no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

A maioria dos viajantes a lazer ou a negócios considera diversas marcas na etapa de pesquisa (independentemente da categoria). Estar entre essas marcas põe sua pousada na rota dos viajantes.

Impacto do mobile na jornada de compra

Durante a pesquisa e compra de viagens, o acesso móvel é decisivo. Apenas 23% daqueles que encontram um site não otimizado para o dispositivo móvel de fato completam a sua atividade. Nesse sentido, é possível entender a importância de ter um site próprio da sua pousada, que seja facilmente acessado via smartphone.

Cerca de 60% das pesquisas sobre informações de destinos e hospedagens são feitas no mobile, e, em média, dois terços do tempo de visualização de vídeos de viagens no YouTube acontecem em dispositivos móveis.

Baixe gratuitamente o infográfico da jornada do hoteleiro

Celulares com acesso à internet são utilizados durante todo o processo da viagem. Seja para inspiração durante alguns momentos ou até mesmo para publicar onde escolheram passar as férias ou o feriado. 

Criar um conteúdo qualificado para esse público é um grande diferencial. Entender o que a sua pousada pode fazer para atender às necessidades dos viajantes que utilizam dispositivos móveis em sua jornada de compra é fundamental para estar na rota dos hóspedes.

Perfil de consumo dos millennials

A geração Y, também conhecida como millennials, aqueles que nasceram após a década de 1980, os chamados nativos digitais, tem um perfil próprio de consumo. Em um levantamento do site Hoteis.com, os millennials brasileiros tem o fator comida como decisivo na hora da compra de uma viagem.

Feita com cerca de nove mil pessoas de 29 países, a pesquisa Tasty Travels considerou resultados gerais, sem recorte por nacionalidade. Ela mostrou que 62% dos turistas brasileiros dessa faixa etária fazem a escolha pelo estômago. Além disso, gostam mais de restaurantes refinados e premiados (32%) do que de comida de rua (13%).

Perfil do viajante

Pensando nesse perfil, uma estratégia interessante é atrair os viajantes para sua pousada com belas fotos e vídeos dos pratos da culinária local oferecidos nos arredores. Esse tipo de conteúdo, como visto na pesquisa, além de atraente para esse público é certamente um diferencial no momento de decisão de compra na geração Y.

Outro ponto que sua pousada pode explorar é a busca por climas de verão. Segundo uma pesquisa realizada pela Booking.com, a temperatura não é o mais importante para o viajante decidir sobre viagens de férias. Mesmo nos meses de inverno, muitos turistas viajam para outras regiões do país buscando praias e calor, sobretudo na Região Nordeste.

O inverno não está associado a viagem com clima frio para 73% dos viajantes. Destes, 46% afirmam que o clima não é o mais importante quando decidem sobre as suas férias, e 27% optam por um destino típico de verão, com sol e calor.

Micromomentos na jornada de compra dos hóspedes

Graças ao smartphone, o processo de tomada de decisão do viajante inclui cada vez mais micromomentos, quando as pessoas recorrem a um dispositivo com a intenção de responder a uma necessidade imediata.

Segundo o Google, as pessoas costumam fazer visitas aos sites de viagens antes de decidir suas compras. Assim, é possível pensar em quatro micromomentos para esse perfil consumidor, como vemos a seguir:

  1. Momento “eu quero escapar”: acontece quando o futuro viajante começa a sonhar com a viagem e passa a procurar inspirações para escolher o destino.
  2. Momento “hora de montar um plano”: essa é a etapa do planejamento de uma viagem. Nela, o seu futuro cliente pesquisa o melhor voo, o melhor lugar, as melhores datas etc.
  3. Momento “vamos fazer a reserva”: é nessa fase que acontece a compra das passagens e as reservas em hotéis ou pousadas.
  4. Momento “mal posso esperar para explorar”: ansioso por sair em viagem, seu futuro cliente está pronto para viver as experiências e compartilhá-las com os amigos.

Pensando de maneira mais estratégica, você pode estruturar ações para ajudar os clientes em cada um desses micromomentos.

É possível pensar em opções de atividades para fazer na região em diferentes épocas do ano, pensando no momento “eu quero escapar”. Esse conteúdo pode ser feito em vídeo, explorando esses lugares mais interessantes. Informações sobre gastronomia e economia local também são importantes neste momento.

Na hora de “montar um plano”, sua pousada pode ajudar o viajante com promoções e parcerias com agências de viagens em que passagens mais hospedagem saiam mais em conta, por exemplo. Não se esqueça de cuidar da imagem da sua pousada para que, quando o hóspede pesquisar por hotéis em sua região, ele perceba credibilidade em sua hospedaria.

No momento “vamos fazer a reserva”, coloque sua pousada como a primeira opção para o viajante. Sites lentos e procedimentos muito longos (cadastros, demora na confirmação da compra) levam seu cliente para longe. Otimize suas reservas com bons softwares e constantes treinamentos para sua equipe.

Quando o hóspede confirmar a reserva, é hora da estratégia para o momento “mal posso esperar para explorar”. Saia na frente, criando um roteiro do que ele irá encontrar na cidade naquelas datas reservadas, e uma opção de café da manhã especial de acordo com as preferências dele. Pergunte a ele se gostaria de algum pedido especial!

Seguindo essas dicas, seu hotel vai ajudar o hóspede nos micromomentos de sua jornada de decisões para a viagem e, com isso, criar um relacionamento com ele. Assim, da próxima vez que ele viajar para sua cidade, a jornada dele será bem mais fácil, pois você já ensinou o caminho da primeira vez.

Gostou do conteúdo? Então confira estes três artigos que podem ajudar você a melhorar a gestão de sua pousada:

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência para a indústria de turismo. Com mais de 5.100 Hotéis e 700 parceiros de distribuição, ela é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, a Omnibees permite maximizar a receita dos seus clientes por meio da otimização do preço ou da redução dos custos operacionais.

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado