PMS Hoteleiro: Guia definitivo para potencializar sua gestão

PMS Hoteleiro: Guia definitivo para potencializar sua gestão

O que tem sido feito em seu hotel para oferecer um atendimento de qualidade ao hóspede? Considerando que o cliente é o motivo da existência e sucesso de qualquer empresa, quais são suas ações para se destacar da concorrência? 

Temos uma dica que pode te ajudar a melhorar ainda mais a dinâmica da sua propriedade: invista em um PMS hoteleiro.

Esta ferramenta pode auxiliar sua propriedade na otimização das tarefas, tornando os processos de gestão mais ágeis. Afinal, independente do porte, gerir as operações diárias de um hotel ou pousada sem contar com um bom software é praticamente impossível. 

Para ajudá-lo nesta tarefa destacamos algumas dicas para garantir os melhores resultados na implementação de um PMS hoteleiro. E mais, benefícios de ter este tipo de software em sua propriedade. Veja!

Afinal, o que é um PMS hoteleiro?

O PMS (Property Management System) é um software de gerenciamento hoteleiro focado em facilitar procedimentos administrativos, de inventário, ocupação, e tarifas.

O sistema mantém registros de clientes, permite controle de custos, promoções e contratos, e possibilita consultas de disponibilidade. Ele ainda dispõe de relatórios precisos para análise de situação e desempenho do hotel.

Em outras palavras, ele é uma plataforma que facilita o sistema de gestão do hotel. O PMS hoteleiro ideal integra com o motor de reservas e auxilia nas tarefas da rotina hoteleira. 

A seguir, algumas dicas de como potencializar  a gestão de sua propriedade e utilizar da melhor forma a ferramenta de PMS.

PMS Hoteleiro e a distribuição para pequenos hotéis

1. Integração com vendas online: Gestão de hóspedes

É preciso garantir que o PMS hoteleiro ofereça a funcionalidade de integração com seu CRS (Central Reservations System). Isto é, um sistema sem a integração com os canais de vendas online não oferecerá a eficiência esperada na gestão de reservas e inventários de quartos, por exemplo.

A integração com os canais de venda permite a alteração de variáveis em apenas um local. O que a torna fundamental para evitar retrabalhos e erros manuais. 

Dessa forma, o PMS hoteleiro recebe instantaneamente as reservas de todos os canais online e offline. Evitando falhas na gestão e garantindo agilidade na atualização de tarifas.

Além de ser um sistema de operações de negócios que permite aos gestores de hotéis proporcionar uma experiência incrível ao hóspede.

Grande parte dos PMSs disponíveis no mercado possuem interface descomplicada e intuitiva, com gráficos e ícones simples de serem compreendidos. Facilitando ainda mais a agilidade nos processos e resultados.

Uma outra possibilidade são os PMSs com possibilidade de cadastros de hóspedes com fotos, históricos de reservas com apenas um clique. Para oferecer uma melhor experiência com base no comportamento específico de compra, reserva e preferências de hospedagem do viajante.

Dessa forma, o hotel consegue conhecer mais e melhor o perfil do seu cliente e criar estratégias para aproximá-lo.

2. Interface de fácil entendimento: Fim de planilhas desorganizadas e complexas

Através de uma plataforma que acelera e automatiza processos, o PMS deixa a gestão hoteleira mais simples e precisa.

Sendo assim, não há motivos para manter diversas planilhas offline. Elas correm o risco de perder os dados ou ainda prolongar a tomada de decisão.

Ao escolher um PMS para hotel, é importante ter em mente que é um sistema que será usado diariamente por vários funcionários e portanto, não pode ser complicado.

É frustrante quando um novo sistema é implementado mas sua usabilidade é confusa. Um bom software deve entregar funcionalidades que sejam capazes de gerar benefícios aos usuários.

Neste caso, os usuários são os colaboradores do hotel. O PMS precisa garantir, ao mesmo tempo, uma interface de fácil entendimento e de simples operação.

Uma ferramenta intuitiva e que não imponha obstáculos — por menores que sejam — favorece o encontro e registro de informações de forma prática. Dessa maneira, o PMS Hoteleiro vira um aliado da equipe.

3. Disponibilidade do sistema de PMS para hotelaria

“O sistema caiu”. Certamente, essa frase não soa bem em nenhuma circunstância, certo? Falhas, inconsistências e intermitências no sistema impactam diretamente a experiência do hóspede e sua percepção de qualidade do hotel. Garanta que o PMS Hoteleiro escolhido seja confiável do ponto de vista técnico.

Caso contrário perdas operacionais pontuais poderão comprometer a qualidade no atendimento e no funcionamento do hotel. Ou seja, o trabalho necessário, mesmo com a implementação do PMS possivelmente será maior do que o esperado.

 

Conheça 3 principais vantagens da integração de canais de venda

 

4. Acesso a relatórios estratégicos: Ganho de Controle

Basicamente, um hotel contrata um software de gestão para atender duas necessidades básicas:

  • Automatização do negócio, que evita falhas e possibilita que os processos decorram da melhor maneira possível;
  • Controle através da geração de relatórios estratégicos para tornar mais assertiva e competitiva a gestão do hotel.

No entanto, se os relatórios não estão sendo suficientemente úteis para agregar valor ao negócio, o hotel perde a oportunidade de sofisticar sua performance, o que representa uma desvantagem observando a alta concorrência no setor.  Afinal, com relatórios trazendo dados reais informações úteis, o gestor pode pensar melhores estratégias de mercado.

Outro aspecto interessante do PMS hoteleiro é a capacidade de centralizar informações sobre os hóspedes, reservas e valores das diárias em um mesmo local.

Portanto, essa solução tecnológica representa mais modernidade nos recursos de gerenciamento hoteleiro.

Essa ferramenta garante controle sobre a maioria dos processos de um hotel. Dentre eles:

  • aprimoramento do check-in e check-out, sendo possível atender o cliente em qualquer hora e lugar;
  • controle e aumento da eficiência na arrumação dos quartos, com atualizações instantâneas no sistema mediante check-out;
  • sistemas integrados de backoffice;
  • segurança na cobrança, com contas mais rápidas e precisas para os clientes;
  • melhora na administração de dados dos hóspedes;
  • potencialização do revpar (revenue per available room);
  • gerenciamento em tempo real de tarifas e disponibilidade.

5. Sistema moderno: Eficiência e agilidade na gestão do hotel

Por último e não menos importante, é necessário garantir que o PMS Hoteleiro em questão ofereça soluções práticas e tecnológicas. Também atualizações que não o deixem ultrapassado.

Pesquise a fundo as funcionalidades do PMS Hoteleiro. Verifique quais integrações ele oferece. E claro, analise e compare a necessidade real do seu hotel com os benefícios oferecidos pelos PMS’s disponíveis no mercado.

Em resumo, é preciso tempo para tomar a melhor decisão e investir na implementação de um PMS adequado para o seu hotel.

Não podemos esquecer que o consumidor do século XXI é exigente. Logo, é de suma importância que a empresa se adapte a esse perfil e busque maneiras de sanar suas necessidades e preferências.

O PMS Hoteleiro oferece uma forma inovadora do hotel se envolver com o hóspede. Isso garante agilidade e eficiência nos seus serviços.

Mais do que isso: o sistema dá condições para o hotel ousar e oferecer experiências individualizadas. Que ajudem a criar lembranças duradouras, satisfazendo e fidelizando o cliente.

No entanto, vale ressaltar que é fundamental capacitar os colaboradores para manterem o ritmo e qualidade do trabalho.

Com todo esse controle, otimização de recursos e facilidades nas mãos do hoteleiro, não é de se estranhar que ele consiga maior eficiência e agilidade na gestão do seu hotel! 

Portanto, é evidente que o PMS para Hotéis é a solução para muitos problemas do ramo.

Como escolher o gestor de canais certo para sua propriedade?

Garantir que as reservas cheguem corretamente ao sistema de gestão hoteleira e que a disponibilidade real seja atualizada nos canais de vendas é um grande desafio da distribuição hoteleira.

PMS hoteleiro e RMS fluxo

BeeConect: Solução Omnibees para integração PMS e RMS

Inserções manuais comprometem a veracidade e velocidade na informação, gerando erros que afetarão diretamente o seu hóspede e suas vendas.

A Omnibees está pronta para se conectar com os principais PMS’s e RMS’s do mercado no formato 2 vias. 

A integração entre o Omnibees e os diversos  PMS’s existentes no mercado, permite que o hotel centralize todas as reservas. Seja a origem das mesmas do próprio PMS hoteleiro, do Channel Manager ou do Booking Engine.

Por outro lado, as tarifas, disponibilidades e restrições alteradas Omnibees são automaticamente atualizadas no PMS Hoteleiro, ajudando assim a diminuir os erros e o tempo consumido com essas tarefas.

Gostou das informações sobre PMS Hoteleiro? Então confira outros conteúdos que podem te ajudar a melhorar a gestão de sua propriedade:

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição & inteligência para indústria de turismo. Com mais de 5.000 Hotéis e 750 parceiros de distribuição é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes através da otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Nossas soluções:

O Bee2Bee, é o  Marketplace que conecta o seu Hotel ao sistema de venda de Operadoras, TMC’s e Empresas. Já com o gestor de canais BeeChannel você poderá centralizar a gestão de tarifários, além de ter disponível mais de 700 canais em uma única ferramenta. 

O BeeDirect, é a solução para venda direta ao hóspede, um website feito por especialistas da hotelaria com motor de reservas incluso; tudo que o seu hotel precisa para atrair, vender e fidelizar seus clientes.

Por falar em incrementar a fidelidade do seu hóspede, o Bee CRM contribui para aumentar a experiência dos hóspedes e consequentemente o aumento de sua receita.

Além disso, com o BeeLoyalty você pode criar benefícios e distribuir de forma estratégica pelos hóspedes que pretende fidelizar.

O BeePrice oferece vantagem competitiva para maximizar suas receitas, flexibilizando suas estratégias de forma automática.

Se o seu negócio precisa de inteligência, conte com a HiQ e converta informação em estratégia. Organize e interprete dados para o guiar na tomada de decisões!

Conexão que centraliza sua gestão de reservas. Este é o BeeConnect. Garanta que as reservas cheguem corretamente ao sistema de gestão do hotel e que a disponibilidade real seja atualizada nos canais de vendas.

Quer ter todas essas soluções? Então o BeeHive é para você. Revolucione as vendas do seu hotel com uma solução completa que irá garantir uma abrangência no mercado internacional, nacional e o máximo de alcance para os seus clientes intermediários e finais.

Para mais informações entre em contato conosco.

 

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado