Sistema de gestão de reservas: entenda o que é e quais as vantagens

Quem administra um hotel precisa lidar com uma série de desafios todos os dias. Além da preocupação com atendimento e a satisfação dos hóspedes, é preciso gerenciar reservas, organizar check-ins e check-outs, lidar com imprevistos e situações que surgem quando você menos espera.

Neste contexto, o papel do gerente no setor hoteleiro é encontrar a melhor alternativa e buscar a solução imediata — e mais eficaz — para cada um desses problemas.

Dentre todas essas atividades, ele ainda deve estruturar melhor os setores de distribuição, vendas e marketing, além de garantir melhores taxas de ocupação e rentabilidade.

Com tantas demandas e informações para gerenciar, poder contar com um aliado na hora de controlar todos esses processos é sempre uma ótima opção.

Neste artigo, você entenderá como gerir todas as demandas adotando um sistema de gestão de reservas, as vantagens de usar uma ferramenta desse tipo e quais diferenciais um gerente deve procurar ao contratar um software de gestão hoteleira.

O que é um sistema de gestão de reservas?

Um sistema de gestão de reservas é um sistema que centraliza diversas funções em uma única ferramenta. Com um Central Reservation System, ou CRS - na sigla em inglês - eficiente, você consegue incrementar o seu serviço e otimizar a forma como o trabalho é feito no dia a dia, melhorando o aproveitamento do seu tempo, das tarefas mais básicas às mais exigentes.

O ideal é que, com apenas um sistema, seja possível configurar o motor de reservas do seu hotel, fazer a gestão de todas as OTAs (Online Travel Agencies), administrar as operadoras e receber, em tempo real, dados e informações inteligentes que sirvam de base para implementar melhorias no hotel ou pousada.

Conheça os 17 indicadores para a gestão de hotéis e pousadas

Vantagens de usar um sistema de gestão de reservas

A principal vantagem é a possibilidade de otimizar o sistema de reservas de seu hotel. Com apenas uma ferramenta, o gerente consegue controlar etapas diferentes do processo de administração de um estabelecimento.

Sem um CRS, isso é feito por meio de inúmeras extranets, o que demanda um tempo e atenção que, muitas vezes, não estão disponíveis.

A consequência final dessa otimização é a melhoria na taxa de ocupação do estabelecimento. Com apenas uma ferramenta para potencializar todas as demandas que o gerenciamento de um hotel exige, além de ganhar tempo para se dedicar a outras atividades, o resultado também será sentido no bolso: mais vendas, mais quartos ocupados e mais rentabilidade.

Outro benefício de um sistema de qualidade é a possibilidade de adaptação. A ferramenta deve trabalhar como auxiliar àquela que o seu hotel já usa, respeitando a estratégia e as especificidades que são essenciais para o tipo de mercado no qual seu negócio está inserido.

Se o hotel é pequeno, de luxo, com um valor agregado muito alto, a exigência é completamente diferente da de um grande hotel corporativo, que precisa vender mais, trabalhar com vários canais e com muita informação.

O hotel menor exige uma seleção maior e uma priorização dessas informações. O que não quer dizer que ele também não precise passar por uma otimização do processo. A ferramenta consegue auxiliar o gerente dentro da estratégia e do objetivo que foi traçado, independentemente do porte do estabelecimento.

Escolhendo o melhor sistema de de gestão de reservas

Na hora de adotar um sistema de gestão de reservas, alguns diferenciais são fundamentais e devem ser levados em consideração.

A escolha precisa ser pensada de acordo com aquilo que o seu negócio necessita e o que o sistema pode oferecer, para que não haja um desalinhamento de expectativas.

Para que isso não ocorra, separamos algumas características que fazem toda a diferença em um sistema de gestão de reservas:

Gestão de canais

A possibilidade de fazer a gestão dos canais online e de forma simplificada ajuda o seu hotel a ter uma melhoria na ocupação. Com ele, você consegue distribuir o seu serviço, simultaneamente, para OTAs, operadoras, agências de viagens, empresas, entre outros.

Com o gestor de canais, também é possível controlar a gestão de preços do hotel, encontrando seu ponto de equilíbrio, se vale a pena fazer uma mudança na estratégia que está sendo praticada, descobrir qual canal traz mais volume e segmentar a distribuição da forma mais benéfica para o negócio.

Além de um avanço tecnológico, esse tipo de gestão também traz o acesso a dados importantes de forma rápida. Com acesso à inteligência, o controle sobre toda a gestão é muito mais eficaz.

Business Intelligence

A inteligência é um fator muito importante na hora de administrar qualquer negócio. Afinal, apenas com dados reais e informações relevantes é possível saber como crescer, melhorar e manter uma trajetória de sucesso.

Com um sistema de gestão de reservas de qualidade, todo tipo de informação que pertence ao seu hotel — mapa de reservas, quantidade de noites, ReVpar — fica facilmente disponível para ser estudada e analisada.

Essa informação deve ser a base da sua estratégia para conseguir uma ocupação melhor e uma receita maior. O conhecimento, vai te fornecer inteligência de mercado e também pode esclarecer porque o seu hotel deixa de ser reservado.

Se alguma operadora está buscando estabelecimentos que comportam três pessoas no mesmo quarto, mas o seu admite apenas duas, sua estratégia pode ser alterada e traçada em cima dessa informação.

Motor de reservas

Considerada uma das principais ferramentas para aumento de rentabilidade do hotel, o motor de reservas permite que o hóspede faça a reserva por meio do site do hotel, ampliando suas vendas diretas.

Atualmente, através de pesquisas de comportamento de compra, sabe-se que o cliente navega em média até 12 sites diferentes antes de definir onde comprar, incluindo o site próprio do Hotel.

Em conjunto com um gestor de canais eficiente que poderá aumentar a exposição do hotel, o motor de reservas otimiza o contato entre marca e cliente, aumenta as conversões de forma direta e ainda cria possibilidades de fidelização dos hóspedes.

Ou seja, é possível afirmar que o aumento dos canais de exposição faz com que a rentabilidade direta aumente. Um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, mostra que os hotéis listados em OTAs, por exemplo, acabam ganhando naturalmente benefícios de conversão direta, através do chamado “efeito outdoor”.

A pesquisa concluiu que o hóspede procura informações sobre o hotel em provedores externos, mas prefere fazer a parte final, de reserva do quarto, por meio do motor do próprio estabelecimento.

Desde que este ofereça uma boa experiência de compra, preços atrativos, facilidades de pagamento, possibilidade de resgate de benefícios etc.

Gostou das informações? Então confira outros conteúdos que podem te ajudar a melhorar a gestão do seu hotel:

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição & inteligência para indústria de turismo. Com mais de 5.000 Hotéis e 750 parceiros de distribuição é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes através da otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Nossas soluções:

O Bee2Bee, é o  Marketplace que conecta o seu Hotel ao sistema de venda de Operadoras, TMC’s e Empresas. Já com o gestor de canais BeeChannel você poderá centralizar a gestão de tarifários, além de ter disponível mais de 600 canais em uma única ferramenta.

O BeeDirect, é a solução para venda direta ao hóspede, um website feito por especialistas da hotelaria com  motor de reservas incluso; tudo que o seu o seu hotel precisa para atrair, vender e fidelizar seus clientes. Por falar em incrementar a fidelidade do seu hóspede, o Bee CRM contribui para aumentar a experiência dos hóspedes e consequentemente o aumento de sua receita.

Além disso, com o BeeLoyalty você pode criar benefícios e distribuir de forma estratégica pelos hóspedes que pretende fidelizar.

O BeePrice oferece vantagem competitiva para maximizar suas receitas, flexibilizando suas estratégias de formas automática.

Se o seu negócio precisa de inteligência, conte com a HiQ e converta informação em estratégia. Organize e interprete dados para o guiar na tomada de decisões!

Conexão que centraliza sua gestão de reservas. Este é o BeeConnect. Garanta que as reservas cheguem corretamente ao sistema de gestão do hotel e que a disponibilidade real seja atualizada nos canais de vendas.

Quer ter todas essas soluções? Então o BeeHive é para você. Revolucione as vendas do seu hotel com uma solução completa que irá garantir uma abrangência no mercado internacional, nacional e o máximo de alcance para os seus clientes intermediários e finais.

Para mais informações entre em contato conosco.

Assine nossa
Newsletter