O que é beacon e como ele influencia o marketing de relacionamento?

As pessoas mais interessadas por tecnologia, com certeza, já ouviram falar sobre beacon, mas muita gente ainda não sabe o que é e não faz ideia de como ele pode melhorar — e muito — o marketing de relacionamento com o cliente, além de fortalecer a imagem da empresa. De forma direta, mostraremos o que é e apresentaremos alguns benefícios de se utilizar esse sistema de proximidade em seu estabelecimento. Se você é empresário ou administrador de um empreendimento, acompanhe nosso artigo e saiba o quanto tudo isso pode ser interessante para sua marca.

A tecnologia a serviço da sua empresa por meio do beacon

O beacon é um sistema de geolocalização que funciona em ambientes fechados, ou seja, ele é perfeito para lojas, hotéis, hospitais, restaurantes, entre outros estabelecimentos. Utilizando a tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy), ele identifica o cliente que esteja dentro de um ambiente físico. Por meio de dispositivos instalados em locais estratégicos, ele transmite informações para o smartphone ou tablet do cliente, desde que o aparelho esteja com o bluetooth ativado e tenha o aplicativo do estabelecimento instalado. Dessa forma, é possível enviar promoções, dicas interessantes e dados sobre a marca. Por exemplo: se uma pessoa estiver olhando uma vitrine que tenha o beacon instalado, ela automaticamente receberá todas as informações referentes ao que está exposto. No setor hoteleiro, é interessante enviar dicas e horários de passeios, bem como o cardápio do restaurante para os hóspedes. Já em hospitais, todas as informações dos pacientes ficam disponibilizadas rapidamente para os profissionais que se aproximam.

As vantagens de se ter o beacon funcionando em seu estabelecimento

O beacon, em perfeito funcionamento, tem inúmeros benefícios. Listaremos alguns deles. Confira:

Marca mais forte

Sua empresa passa a se consolidar e destacar-se entre os concorrentes. As pessoas passam a reconhecer o estabelecimento e têm mais vontade de fechar negócios com você.

Marketing de relacionamento personalizado

Como todo o histórico e os interesses da pessoa ficam registrados no sistema, é mais fácil personalizar o atendimento e enviar informações relevantes ao seu cliente.

Gestão administrativa eficiente

Com o beacon, fica mais fácil entender a movimentação dos funcionários dentro do espaço físico e como eles podem colaborar melhor para o funcionamento da empresa.

Informações com credibilidade

Dicas e recados ficam mais consistentes quando são dados da sua empresa diretamente para o cliente. As pessoas passam a confiar mais nas informações recebidas.

Comodidade para o cliente

Embora a abordagem seja necessária, o cliente fica mais confortável olhando sozinho e recebendo as informações necessárias em seu dispositivo. O funcionário pode ficar por perto para auxiliá-lo.

A influência do beacon no marketing de relacionamento

O beacon tem uma grande influência no fortalecimento do marketing de relacionamento da sua empresa, uma vez que as pessoas tendem a se interessar por empreendimentos que investem em inovação e tecnologia. Isso fideliza o cliente e garante o sucesso do estabelecimento. O sistema é de extrema importância, principalmente para os negócios que precisam estar em constante contato com o cliente, passando informações a todo momento. A implantação do beacon é um investimento que trará as pessoas até você e fará a sua empresa ganhar ascensão. Portanto, se é exatamente isso que você procura — uma ferramenta que fortaleça o seu marketing de relacionamento, que fidelize os clientes e que permita um maior alcance de público —, está no caminho certo. O beacon o ajudará em tudo isso. Acredite! Para ter maiores informações sobre o beacon e tudo o que possa ajudar sua empresa na jornada pelo sucesso, assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, todos os nossos artigos.

Assine nossa
Newsletter