Entenda a importância de ter indicadores em viagens corporativas

Fazer gestão de viagens de negócios é muito semelhante à prática de dirigir um carro. Você está no controle, tem responsabilidade, mas também precisa estar preparado, conhecendo leis e fundamentos necessários para não colocar em risco o projeto ou a segurança dos envolvidos.

É diferente do dia a dia de trabalho, pois necessita de organização e planejamento para que seja bem-sucedido e sem imprevistos. Portanto, ter indicadores pode ajudar o time responsável durante a análise de performance e avaliação de resultados.

Benefícios da definição de indicadores

A principal vantagem da definição de indicadores é sua capacidade de criar uma lógica e uma direção clara para a gestão. Ao estabelecer os objetivos de desempenho, fica mais fácil entender quais são os resultados alcançados com as ações tomadas.

Estes dados tornam possível um planejamento mais eficaz que permite economizar recursos e proporcionar uma melhor experiência para os viajantes.

Como estabelecer os indicadores?

O primeiro passo é definir os objetivos da gestão. Economia? Segurança? Controle?

Em seguida, estabeleça os indicadores a serem monitorados. Por exemplo: tarifa média por destino, antecedência de compra, % de utilização de tarifa acordo etc.

É importante lembrar que esses indicadores devem ser acompanhados e ajustados periodicamente. Além disso, também é importante considerar quais são as estratégias que funcionaram e não funcionaram para aprimorar o planejamento.

Quais são os indicadores essenciais?

Escolher os indicadores (KPIs) certos é essencial para a obtenção de resultados reais para a empresa. Elencamos aqui os principais indicadores para o sucesso da gestão de viagens corporativas e algumas dicas para aprimorar a sua análise.

- Indicador de gastos com despesas: É importante controlar as despesas de viagens por segmento e entender as prioridades da gestão;

- Indicador de satisfação do viajante: Medir o nível de satisfação dos viajantes garante que os procedimentos de viagens estão funcionando da melhor forma possível;

- Antecedência de compra: entender a variação do valor médio da tarifa em relação a antecedência de compra é fundamental para controle do budget;

- Indicador de cancelamentos: o KPI monitora o número de cancelamentos dentro de um período de tempo, ajudando a identificar perfis de viajantes com necessidades distintas e eventuais ajustes na política de viagens corporativas;

- Indicador de % de reprovação de solicitação de viagens: Esse dado pode ajudar na revisão do fluxo de aprovação e otimização da gestão. Esse KPI também pode contribuir para economia, uma vez que as tarifas dinâmicas estão em alta;

- % de utilização de tarifa acordo: Esse KPI colabora para uma melhor estratégia de negociação com fornecedores;

- Indicador de segurança: Esta métrica monitora o número de incidentes envolvendo as viagens corporativas. Essa prática contribui para uma melhor gestão de risco;

Analisando os dados

Após estabelecer os KPIs necessários para o sucesso da gestão de viagens corporativas é necessário contar com estratégias e ferramentas de levantamento de dados, tendo como objetivo principal mensurar resultados e tomar decisões baseadas em fatos.

Comece agora a estabelecer os indicadores ideais, monitorar o desempenho de cada equipe e obter dados precisos e fundamentais nas futuras tomadas de decisões. Conheça todo o universo Omnibees para viagens corporativas!


Conheça a Omnibees

A Omnibees oferece conteúdo de hotéis para você ampliar e otimizar sua conexão com +7.000 Hotéis e Redes de forma online. Melhorando a experiência do viajante corporativo e garantindo eficiência no processo da reserva ao pagamento conciliado através de VCN. Saiba mais como a Omnibees pode ajudar você.

Assine nossa
Newsletter