Turismo Familiar (ou Viagem em Família)

Para obter mais hóspedes no seu hotel, é preciso saber trabalhar com os diferentes perfis e necessidades do seu público, otimizando a sua gestão hoteleira.

O turismo em família possui um alto potencial para os hotéis 

É importante mostrar para seu público que a estadia oferecida pelo seu hotel é uma ótima opção para aqueles que querem viajar, seja sozinho, com os amigos ou com a família. Isso mostra uma maior versatilidade com relação a grande variação de perfis. 

Tal versatilidade lhe traz uma grande oportunidade que seu hotel deve aproveitar, visto que viajar em família é um hábito bem comum entre as famílias brasileiras, e por conta da pandemia de covid19, o turista está mais propicio a viajar e aproveitar a família.  

Nota-se que em datas especiais / feriados, como o Dia dos Pais, Dia das Mães ou o Dia das Crianças, o movimento do turismo em família tem um aumento intensificado.  

E para aproveitar essas oportunidades, e obter um maior crescimento nas reservas do hotel, o hoteleiro deve pensar em uma estratégia para que consiga se planejar de maneira correta e eficiente, criando ofertas / promoções especiais, que no final consigam atrair a atenção do seu público. (nesse caso o das famílias) 

Vale lembrar que possuir um sistema para hotelaria (seja ele uma central de reservas, um channel manager, um motor de reservas, entre outros) integrado e digital facilitará o processo de distribuição como de conversão de reservas.

Como atrair mais famílias para seu hotel?

Como foi dito anteriormente, viagens em família é algo bem comum entre os brasileiros. Além disso, não há nada melhor do que sair para viajar com nossos familiares.  

Pensando nisso, juntamos algumas dicas para você se planejar e obter um melhor resultado, confira!

Planeje-se o quanto antes!

Para conseguir ter um maior número de reservas, é de suma importância realizar o planejamento com antecedência, para que assim, você consiga criar ações e promoções que tenham um maior impacto em seu público, promovendo também seu hotel.

Para te auxiliar, desfrute de algumas ferramentas digitais como PMS, Channel Manager ou CRM, para conseguir captar os melhores dados estratégicos sobre seus hóspedes, obtendo informações mais precisas sobre o perfil de um público-alvo!

Entenda que ao apresentar os pacotes e promoções com antecedência, ajuda tanto você hoteleiro a se planejar melhor com relação a demanda que vier e ao seu público, que terá tempo para se programar e se organizar para a viagem e para realizar a reserva e o pagamento de forma mais tranquila.  

Afinal uma família, com filhos, a organização e o planejamento são importantes, considerando escola, faculdade, entre outros.

Mostre seu diferencial ao elaborar os pacotes

Na hora de elaborar os pacotes, tenha em mente que as pessoas levam em consideração o que está incluso na promoção oferecida pelo hotel. Com base nisso, é considerável incluir alguns benefícios como atrativos.

Ofereça serviços como uma sessão em um SPA (para os papais e mamães), com serviços como massagens, tratamentos terapêuticos, banhos relaxantes, podendo ser outros serviços também, como café da manhã incluso no pacote. Atente-se que possuir monitores é uma boa opção para que adultos e crianças tenham o seu momento específico.

Mas não necessariamente você precisa pensar em apenas serviços atrelados ao seu hotel. Busque parcerias locais com atrações turísticas da região ou empresas, para oferecer atividades diferenciadas. É válido ressaltar que esse tipo de atitude amplia a experiência do seu hóspede e promove o turismo e comércio local.

Ofereça serviços e atividades em família

Dependendo do tipo de família, esse pode ser o principal fator de escolha de estadia. Elabore “roteiros” de atividades que seus hóspedes poderão participar durante a sua estadia, momentos como esse são uma ótima opção para conseguirem descontrair e se divertir ao mesmo tempo! 

Selecionamos algumas atividades que podem ser realizadas em conjunto, gerando integração da família e demais hóspedes, que você pode oferecer no seu hotel:

- Gincanas;
- Atividades esportivas como o futebol;
- Brincadeiras aquáticas;
- Aulas de arte e cultura, como danças, pinturas, origamis;
- Aulas de culinária (com o auxílio dos pais);
- Entre outros;

Invista em divulgações

Utilize as redes sociais ao seu favor, com técnicas de marketing voltadas ao turismo!   

As redes sociais são uma grande ferramenta de divulgação, visto que ao trabalhar com os anúncios nas principais redes, como Facebook e Instagram, você terá um maior alcance de pessoas, permitindo que você adquira um melhor público em potencial. 

Invista em ações e promoções, buscando enaltecer os benefícios do seu hotel e do local onde ele reside, para o seu público.  

Atente-se por onde você pode realizar essas divulgações!

- Redes sociais: elabore conteúdos como posts para feed, stories, com intuito de promover seu serviço; Use fotos e vídeos, todo mundo se encanta com atividades em família.
- E-mail: dispare e-mails para a sua base de hóspedes, informando os benefícios de passar uma estadia com sua família em seu hotel! Pode-se até considerar em oferecer descontos no pacote ou algum serviço a parte para clientes fiéis. Tal ato, contribui para a fidelização do mesmo;
- Site: Planeje e organize o site do seu hotel, pense em locais estratégicos, como por exemplo, um banner na página principal. Para que todos consigam ver, ao acessar seu website. Não se esqueça de utilizar um motor de reserva no seu website para conseguir ampliar na quantidade de reservas diretas! (melhorando a sua conversão);

Disponibilize depoimentos de pessoas que já se hospedaram em seu hotel!

Os depoimentos possuem uma grande influência direta na realização da reserva! (Todo viajante se reconhece em outros, por isso o depoimento é importante). Com eles, os hóspedes conseguem escolher e decidir com mais segurança, com base nas avaliações deixadas e disponíveis por outros hóspedes, ação que consequentemente ajuda na melhoria de desempenho e do sucesso da sua distribuição hoteleira em OTA’s, Operadoras, entre outros.  

Além disso, a disponibilização dos depoimentos, ajuda aos viajantes estarem por dentro da sua reputação com o passar do tempo.

Quais vantagens o hotel terá ao ter uma estrutura que atenda crianças?

As viagens em família podem ocorrer o ano todo, porém possui uma maior força aos finais de semana, quando as crianças possuem uma folga da escola, ou durante os feriados. E ao oferecer uma estrutura que atende todas as necessidades e conforto da família, você, hoteleiro, terá muitos benefícios para seu estabelecimento, como por exemplo:

- Probabilidade maior de ter mais hospedes durante a baixa temporada;
- Maior relevância no mercado, com relação aos concorrentes;
- Criação de uma boa imagem para os hóspedes;
- Monitores, ou espaços específicos para crianças facilitam a escolha dos pais no tipo de hospedagem;
- Lembre-se de oferecer berços, ou camas com proteção – os pais pensam nisso!

Benefícios de uma viagem familiar

Viajar possui muitos benefícios para a saúde. É de extrema importância sair para descontrair e relaxar, principalmente para a saúde mental!  

Infelizmente com a correria do dia a dia, as pessoas acabam esquecendo que precisam tirar um tempo para si e descansar, aproveitar um tempo com os filhos e parentes. A viagem em família possui inúmeras vantagens e benefícios, sendo elas viagens mais curtas ou longas.  

Confira a seguir uma lista com alguns dos benefícios!

- Alívio do estresse;
- Melhoria nos laços afetivos e relacionamento familiar;
- Construção de novas memórias e experiências;
- Melhoria no desenvolvimento emocional das crianças;
- Momentos de diversão e relaxamento;
- Entre outros;

Day use, o que é e como ele pode beneficiar uma viagem familiar?

Muito se engana aqueles que acham que é preciso gastar muito dinheiro para conseguir viajar ou aproveitar um dia em um hotel / resort / pousada.  

Atualmente é comum os estabelecimentos oferecer um serviço chamado: Day use. Sendo uma ótima opção para aqueles que planejam fazer uma viagem curta ou até mesmo um “bate-volta”, por conta da sua praticidade e do seu ótimo custo-benefício 

O Day use, trata-se de uma contratação de uma única diária, ou seja, sem a disponibilidade de pernoitar.  Tal serviço possibilita que o hóspede possa desfrutar dos espaços de lazer e dos quartos durante o dia, mas sem a intenção de passar a noite no local. Normalmente o período que o hóspede tem dura em torno de 8 a 12 horas, podendo variar de acordo com o horário de funcionamento de cada hotel. 

Ademais, ele também acaba sendo uma ótima estratégia para o hotel continuar tendo movimento mesmo em baixa temporada.

Então não se esqueça! Antes de mais nada, pesquise e se planeje com calma, analisando todos os pacotes disponíveis, seja nos próprios sites dos hotéis ou pelas operadores, que possuem os melhores tipos de venda e facilitam muito a vida da família viajante. Após organizar tudo, reservar os quartos, calcular o orçamento etc. É hora de colocar o pé na estrada!  

Tudo pronto? Essas são algumas dicas e estratégias para você se planejar para receber mais famílias e conseguir aumentar seus resultados com o turismo familiar!

Boa viagem!

Conheça a Omnibees  

A Omnibees oferece diversas soluções para você ampliar, diversificar e otimizar seus canais de venda, com gestão integrada, autonomia completa para o hoteleiro e facilitação de processos para o hóspede - gerando maior conversão e fidelização do visitante.

Assine nossa
Newsletter