Não é de hoje a força do e-commerce no Brasil e no mundo. Há anos, os grandes varejistas - da gigante Amazon às principais potências do setor no país, como Lojas Americanas, Magazine Luiza ou Grupo Pão de Açúcar - fazem do online sua principal força de vendas. E no campo dos serviços não seria diferente.
O fator humano continua fundamental para o turismo, em todas as esferas; mas é inegável que, sobretudo para a indústria da hospitalidade, um site eficiente, capaz de realmente reter a atenção do cliente, concluir a venda e gerar um novo hóspede, é também essencial no século XXI.
Não basta mais estar presente nas principais OTA’s ou ter somente o relacionamento cultivado com os melhores agentes de viagem. Apostar também no contato direto com o cliente ao longo do processo todo é cada vez mais importante.
A pandemia da COVID-19 contribuiu fortemente para acelerar a migração de mais consumidores para o comércio digital. Um aumento generalizado, que abrange até hoje diferentes faixas etárias e classes sociais. Segundo pesquisa da consultoria Ebit/Nielsen, só em 2020 o e-commerce cresceu 41% no Brasil. Isso representa nada menos que 13 milhões de consumidores a mais para plataformas virtuais em apenas um ano.
Essa necessidade trazida pelo período de lojas físicas fechadas virou hábito para muita gente que vê até hoje mais praticidade em realizar suas compras assim - tanto para produtos quanto para serviços - mesmo com estabelecimentos todos reabertos. Em 2021, o e-commerce brasileiro registrou faturamento recorde de mais de R$161 bilhões, que representam um crescimento de quase 27% em relação ao ano anterior.
A Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro, confirma essa tendência de crescimento do comércio online mesmo com a retomada generalizada e sem novas interrupções do comércio físico. Num cenário melhor ainda: com faturamento recorde para o setor, estimado em R$174 bilhões para esse ano.
A resposta parece estar, literalmente, na ponta dos dedos. Uma pesquisa do CNDL e SPC Brasil em parceria com o Sebrae revelou que o dispositivo mais utilizado nas compras pela internet no país é o celular, que já representa 87% das novas aquisições de produtos e serviços. A preferência pelo consumo online, segundo os usuários, se dá principalmente pela praticidade e agilidade do processo (54%), a praticidade de não precisar sair de casa (49%) e possibilidade de encontrar "na internet" melhores ofertas disponíveis (41%).
O site é uma das principais ferramentas de divulgação e posicionamento que as empresas podem utilizar para aumentar sua visibilidade.
Estar ativo no meio digital, hoje, é de extrema importância e essencial para conseguir ter sucesso do seu estabelecimento / negócio. Ademais, reunir todas as informações em um site de maneira organizada, é uma excelente opção para fortalecer a sua reputação.
Lembre-se! Quanto maior for sua presença na internet, maior será sua visibilidade e alcance para o seu público em potencial.
Com um site, seu estabelecimento consegue se promover de outra forma, sem ser a partir das redes sociais. Ele é um canal que vai passar toda a segurança, toda credibilidade que fará com que seu cliente em potencial lhe note.
Confira a seguir, algumas vantagens que esse canal pode te trazer:
Em tempos de grande concorrência no mercado, é de suma importância que você possua um diferencial relevante para seu cliente, fazendo com que ele não procure outras opções de compra. Então é extremamente importante que o site do seu estabelecimento apareça nas primeiras páginas do Google, e para que isso aconteça, uma ótima opção é a utilização de uma estratégia SEO que iremos falar sobre ele mais para frente.
Ademais, ao desenvolver um site, você simplifica a jornada do consumidor em potencial de encontrar os canais ideais para assim, realizar um contato direto e prosseguir com a sua jornada de compra.
Estando presente no meio digital, o seu cliente consegue pesquisar sobre seu negócio e entender todas as informações relevantes que ele deseja.
Vale ressaltar que o alcance influencia diretamente no tráfego do site, sendo um dos fatores fundamentais para que seu site lhe ajude a obter melhor resultados para seu estabelecimento.
Um site bem-produzido e organizado, também é uma forma de fortalecer a sua marca e seu estabelecimento. Construindo uma credibilidade com seu cliente, garantindo a confiança de quem está interessando em seus produtos / serviços.
Visto que com um site, seu hotel / pousada / resort acaba tendo muito mais opções, “uma carta na manga”, para conseguir promover seus serviços da melhor forma, de acordo com as necessidades do seu público-alvo.
Search Engine Optimization, também conhecido como Otimização para Mecanismos de Busca, é algo essencial para que o seu conteúdo seja relevante e bem-visto na visão do Google, e que consequentemente seja facilmente encontrado nas buscas dos seus consumidores.
Com seu investimento, o SEO irá transformar seu conteúdo na internet acabe se tornando mais “atrativo” e relevante para quem pesquisar, aumentando a quantidade de visitas em seu site e podendo converter em vendas. E irá adquirir outros benefícios, como uma grande vantagem competitiva, já que com ele, você recebe informações sobre seus concorrentes no mercado.
Para a hotelaria, idealmente, essa expansão para o chamado marketplace deve trazer também melhorias na interação do físico com o digital, criando e mantendo relação do hóspede com a propriedade desde antes da estadia acontecer - e gerando muito mais confiança no processo por completo.
Cativar o internauta com um site claro e eficiente, retendo-o para o processo de compra simples e direto ali mesmo é perfeitamente viável através do uso de um Motor de Reservas adequado, completo, integrado aos principais metabuscadores e capaz de gerar conversão em poucos passos, sem intermediários.
É fato inegável que os canais online hoje já fazem parte dos hábitos de consumo regulares de boa parte dos brasileiros - e principalmente do brasileiro que viaja, seja de férias ou corporativamente. A geração Z, praticamente nascida com a internet, já tem no comércio online seu principal modo de comprar produtos e serviços e já representa 25% dos novos consumidores deste mercado. Com eles, tudo costuma acontecer literalmente em poucos cliques. Desprezar esse imenso potencial é fechar os olhos para a evolução do mercado e perder uma fatia importante dos negócios.
É muito comum as pessoas acabarem confundindo ambos os temos, apesar de serem parecidas, possuem suas diferencias.
O e-commerce é uma loja virtual própria sobre um determinado negócio, onde o dono é responsável por todo o processo, ou seja, ele que vai cuidar na captação de clientes, apresentação do produto / serviço e o processo de pagamento.
Já o marketplace pode ser considerada como uma evolução do e-commerce, ele atua mais como um shopping virtual, com diversas lojas disponíveis, mostrando seus produtos / serviços. Além disso, o marketplace possui mais visibilidade que o e-commerce por conta da grande variedade de vendedores e produtos.
Confira alguns exemplos de hotéis que possuem nossos produtos:
- Makaira Hotel – Website (https://www.makaira.com.br/);
- Enotel Hotels & Resorts – Website, Motor de Reservas e CRM Omnibees (https://www.enotel.com.br/);
- Hotel Alpestre – Website (https://www.hotelalpestre.com.br/);
- Slaviero Hotel – Website (https://www.slavierohoteis.com.br/);
- Hotel Pontal de Ubu – Website (https://www.pontaldeubu.com.br/);
- Wish Hotéis: Website (https://www.wishhotels.com.br/)
A Omnibees oferece diversas soluções para você ampliar, diversificar e otimizar seus canais de venda, com gestão integrada, autonomia completa para o hoteleiro e facilitação de processos para o hóspede - gerando maior conversão e fidelização do visitante.
Hoteleiro, quer saber seu potencial de faturamento? Clique aqui e utilize a Calculadora Omnibees