Como o ChatGPT pode contribuir com os serviços da hotelaria?

O setor hoteleiro tem caminhado cada vez mais para o uso de recursos tecnológicos. Seja na aquisição de clientes ou na melhoria dos serviços oferecidos aos hóspedes - investir em inovação é uma estratégia eficiente para reduzir custos e proporcionar as melhores experiências.

Com a evolução dos chatbots, os ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer) têm sido uma grande tendência para as empresas dos mais variados tipos de mercado. E, claro, que na hotelaria não seria diferente. Vamos entender melhor como funciona e quais os benefícios de implementar no escopo de trabalho do seu hotel?

O que é ChatGPT

O ChatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI que, a partir de treinamentos, está pronto para responder a uma ampla gama de perguntas e gerar respostas coerentes e relevantes para diversas necessidades de negócio, inclusive para o setor hoteleiro. Essa inteligência artificial se alimenta de informações que coleta na internet. Portanto, o que está disponível na internet é a base de dados do algoritmo. Baseado em padrões e no cruzamento das informações, o Chat GPT transforma os questionamentos dos usuários em respostas. 

Agora você deve estar se perguntando: como posso utilizá-lo no dia a dia do hotel? É bem simples! Inclua-o em sua rotina como um assistente virtual para atender as necessidades dos hóspedes, como fornecer informações sobre o hotel, recomendar atividades locais e muito mais. Tudo isso é possível porque a ferramenta tem capacidade de aprendizado contínuo e interpretação natural com os usuários, tornando-se praticamente um membro da sua equipe que aprimora a experiência do viajante. 

Vamos exemplificar fazendo a seguinte pergunta ao ChatGPT:

“Quais são as experiências mais relevantes oferecidas pelos hotéis? Como posso adequá-las às comemorações de junho e julho?”

A resposta é a seguinte:

“Os hotéis geralmente oferecem uma ampla variedade de experiências para seus hóspedes, desde atividades de lazer e entretenimento até opções gastronômicas e de relaxamento. Algumas das experiências mais relevantes oferecidas pelos hotéis incluem:

Spa e bem-estar: muitos hotéis possuem instalações de spa e bem-estar, como massagens, tratamentos faciais, banhos terapêuticos e aulas de yoga ou pilates. Essas experiências são ideais para quem busca relaxamento e rejuvenescimento.

Atividades ao ar livre: muitos hotéis oferecem atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de bicicleta, pesca e esportes aquáticos. Essas atividades são ideais para quem gosta de aventura e atividades físicas.

Opções gastronômicas: muitos hotéis possuem restaurantes e bares que oferecem uma ampla variedade de pratos e bebidas locais. Essas opções gastronômicas são ideais para quem gosta de experimentar novos sabores e conhecer a cultura local.

Atividades culturais: muitos hotéis oferecem atividades culturais, como shows de música ao vivo, danças folclóricas e aulas de artesanato. Essas atividades são ideais para quem quer conhecer a cultura e a história da região.

Em relação às comemorações de junho e julho, existem algumas maneiras de adequar essas experiências oferecidas pelos hotéis:

Festa junina: em muitas regiões do Brasil, junho é o mês das festas juninas. Os hotéis podem oferecer festas temáticas com comidas típicas, danças e brincadeiras. Os hóspedes podem se vestir a caráter e participar da festa.

Dia dos Namorados: em junho, muitos hotéis oferecem pacotes especiais para casais que desejam celebrar o Dia dos Namorados. Os pacotes podem incluir jantares românticos, tratamentos de spa e atividades a dois.

Férias escolares: julho é o mês das férias escolares, e muitos hotéis oferecem atividades para crianças, como oficinas de artesanato, aulas de culinária e atividades ao ar livre. Os pais podem aproveitar essas atividades para relaxar enquanto as crianças se divertem.

Festival de inverno: algumas regiões do Brasil possuem festivais de inverno em julho, com atrações culturais como música, dança e teatro. Os hotéis podem oferecer pacotes que incluem ingressos para esses eventos, além de atividades relacionadas à cultura local”.

Quais os benefícios para hotelaria?

A tecnologia dos ChatGPT tem a vantagem de poder ser implementada nas mais diversas áreas da hotelaria. Você pode utilizá-lo como um assistente para dúvidas relacionadas às reservas ou até mesmo para elaborar uma comunicação via e-mail com seus hóspedes. Confira agora alguns dos principais benefícios que o seu hotel terá:

Redução de custos

Um dos principais benefícios de se investir em tecnologia de inteligência artificial é a redução de custos da empresa. Investir em um ChatGPT significa que os funcionários da equipe terão menos trabalho a fazer, o que significa que menos tempo e dinheiro serão gastos com tarefas burocráticas. Isso significa que os gastos gerais da empresa serão menores e o retorno do investimento será mais rápido.

Aumento da eficiência

Além de reduzir os custos, a tecnologia de inteligência artificial é uma ótima solução certa para melhorar a eficiência da equipe. O uso de chatbots pode ajudar a reduzir a quantidade de tempo que os funcionários precisam passar no telefone ou responder e-mails. Dessa forma, cada colaborador poderá contribuir e se concentrar nas tarefas mais importantes, sempre priorizando a experiência do hóspede.

Melhoria da experiência do hóspede

Com o ChatGPT é possível ter, de maneira rápida e eficiente, respostas às principais dúvidas do seu hóspede, mantendo a sua equipe de atendimento dedicada a solucionar eventuais problemas. Além disso, o serviço pode ser personalizado e adaptado às necessidades do hóspede. Isso ajuda a criar uma conexão mais forte com eles, aumentando a satisfação do cliente.

Entendendo a jornada do hóspede

O ChatGPT permite um entendimento mais aprimorado da jornada do hóspede ao mesmo tempo em que fornece recomendações relevantes de entretenimento e outros serviços em tempo real. Essa é uma boa estratégia para garantir que os hóspedes tenham uma experiência única na cidade do seu hotel, proporcionando um atendimento capaz de emergir nos hábitos e preferências dos clientes.

Marketing digital

Outro grande benefício de se investir em ChatGPTs é que eles podem ajudar a aumentar a visibilidade e a presença da marca, por meio da elaboração de conteúdos relevantes aos hóspedes para serem publicados nas redes sociais ou criando relacionamento via e-mail, por exemplo. Ao utilizar a plataforma, também é possível criar estratégias de campanhas segmentadas para os usuários, atraindo potenciais clientes.

Investir em ChatGPTs pode ser ótimo para hotéis que querem melhorar a experiência do hóspede, reduzir os custos e aumentar a visibilidade da marca. Esta tecnologia de inteligência artificial pode contribuir muito com as tarefas burocráticas do dia a dia e na oferta de fonte de conhecimento variado, com o foco de criar um relacionamento e encantar cada vez mais o seu hóspede.

Diante de diversos benefícios, vale lembrar que a inteligência artificial não é capaz de substituir a força de trabalho humano. Ela funciona como um excelente assistente, mas necessita que seus comandos, bem como as estratégias realizadas, partam de um cérebro humano executor.

Pronto para começar a utilizar os recursos desta inteligência artificial em seu hotel?

Conheça a Omnibees

A Omnibees oferece diversas soluções para você ampliar, diversificar e otimizar seus canais de venda, com gestão integrada, autonomia completa para o hoteleiro e facilitação de processos para o hóspede - gerando maior conversão e fidelização do visitante.

Assine nossa
Newsletter