Aumento de hotéis pet friendly! Confira quais são as vantagens dessa nova realidade

Nos últimos anos, o termo “pet friendly” tem ganhado cada vez mais força nos estabelecimentos e isso se deve em grande parte, ao fato de que muitas pessoas consideram seus animais de estimação como membros da família e gostariam de viajar com a companhia deles, ao invés de deixá-los sozinhos em casa ou em locais especificos para eles. 

A decisão de um hotel de se tornar pet friendly pode ser benéfica para o estabelecimento de várias maneiras.

Em primeiro lugar, oferecer acomodações que aceitam os animais de estimação pode aumentar a ocupação do hotel, visto que atrairá mais hóspedes que viajam com seus pets. Além disso, pode ser uma fonte adicional de receita, como taxas cobradas pelos serviços de acomodação animal.

O que é ser pet friendly?

Quando seu hotel / pousada / resort se declara um pet friendly, você está dizendo que seu estabelecimento é “amigo dos pets”, ou seja, que os animais de estimação dos seus hóspedes são muito bem-vindos naquele lugar.

Na prática, esse termo passa a ideia de que o local é liberado e adequado para os animais domésticos como cães e gatos*. Sendo assim, os proprietários e responsáveis do estabelecimento devem planejar e pensar em formas de receber os pets da melhor maneira, para conquistar mais clientes.

*Vale ressaltar que nem sempre os gatos domésticos gostam de sair de casa. Considere deixá-lo com algum cuidador, mais conhecido como cat sitter.

Por que ser um hotel pet friendly?

A Booking realizou uma pesquisa na qual revela que cerca de 46% dos brasileiros escolhem o seu próximo destino de férias / viagem, baseado no quão “pet friendly” o lugar é. O termo “aceita pets” é o terceiro mais utilizado na seção de comodidades da Booking no Brasil.  

Ademais, estar preparado para adotar essa nova realidade, é uma grande oportunidade para tirar uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.

Em resumo, ser um hotel pet friendly significa que o estabelecimento permite que os animais de estimação dos hóspedes permaneçam no local, o que pode trazer muitos benefícios para o seu negócio, que iremos falar com mais profundidade no tópico a seguir.

Quais são as vantagens de um hotel pet friendly?

Nosso país é o terceiro país com mais animais de estimação no mundo, conforme o censo do IPB (Istituto Pet Brasil) do ano de 2021 e dados como esse, mostram o grande potencial que os pets influenciam diretamente no setor econômico nacional.

Com base nisso, separamos algumas vantagens que seu hotel terá ao adotar essa nova tendência:

1. Aumento de receita

Permitir animais de estimação no hotel pode atrair mais hóspedes, especialmente aqueles que não querem deixar seus animais de estimação em casa. Isso pode levar a um aumento nas reservas e, portanto, ao aumento na receita do hotel. 

2. Maior satisfação do cliente 

Muitos donos de pets consideram seus animais como membros da família e por causa disso querem e gostam de levá-los para passear em suas viagens.

Permitir que os animais de estimação fiquem no hotel pode aumentar a satisfação do cliente e na fidelidelização do mesmo.  

Além disso, ser pet friendly também eleva o período de hospedagem do seu cliente, porque seus pets estarão consigo, diminuindo aquela preocupação de deixá-los sob cuidados de terceiros ou sozinhos em casa.

3. Fidelização de clientes

Os “pais ou mães” de pets podem se tornar muito fiéis aos hotéis que permitem a entrada dos seus animais, visto que eles valorizam essa possibilidade de conseguir viajar junto com seus bichinhos. Isso pode levar a uma maior fidelidade do hóspede e a mais reservas no futuro.

4. Aumento da exposição nas redes sociais 

Permitir a entrada dos animais no hotel pode levar a um aumento na exposição nas redes sociais, visto que os donos dos pets podem (e adoram!) compartilhar os momentos da sua viagem com seus seguidores. Essa atitude ajuda a promover o hotel de maneira orgânica e aumentar a presença digital do seu hotel.  

5. Vantagem no mercado concorrente

Ser pet friendly pode diferenciar o hotel em meio a concorrência, atraindo clientes que procuram um lugar que permita a entrada dos animais domésticos. Consequentemente, aumenta a presença e o reconhecimento do hotel, melhorando a sua reputação entre seus hóspedes e claro, seu cliente em potencial.

Visto que quando um potencial cliente começa a pesquisar por hotéis / pousadas / resorts, ele vai procurar por algum que atenda suas expectativas.

Dicas para tornar o seu hotel pet friendly

Antes de mais nada, existem algumas questões muito importantes que devem ser consideradas ao decidir se o seu hotel / pousada / resort irá começar a aceitar a entrada dos animais de estimação e precisamos entender e conhecer as características sobre esse tipo de hospedagem, confira alguns deles a seguir: 

1. Tenha uma política clara 

É importante ter uma política clara para permitir animais de estimação no hotel. Essa política deve incluir informações sobre as taxas associadas, regras para os animais de estimação e informações sobre áreas restritas.

2. Adapte as instalações

O hotel deve ter áreas designadas para os animais de estimação, como quartos com pisos de madeira, camas para animais, pontos com bebedouros com água fresca e comida em diferentes lugares do estabelecimento, local com saquinhos para recolher as fezes e áreas para exercícios.

Além disso, o hotel deve ter áreas restritas para os pets, como por exemplo, restaurantes.

3. Treine sua equipe

A sua equipe do hotel deve estar prontamente treinada para lidar com os animais domésticos. Todos devem saber como se comunicar com os donos dos pets, sobre como lidar com seus pequenos companheiros em situações de problemas de comportamento.

4. Ofereça serviços para os animais de estimação

O hotel pode oferecer serviços adicionais para os animais de estimação, como passeios, serviços de banho e tosa e até mesmo serviços de treinamento, também conhecido como adestramento.  

Pensando nisso, planeje realizar parcerias com alguma clínica ou hospital veterinário local, em casos de emergência! Então pensando na saúde de todos, solicite o cartão de vacinação do pet no momento do check-in.

5. Forneça as informações sobre as regras do restaurante do estabelecimento

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orienta que é proibida a entrada de animais domésticos em espaços onde haja consumo ou preparo de alimentos. Porém, eles podem circular normalmente na área externa. 

Porém, atualmente é permitido a entrada dos animais de estimação em alguns restaurantes, desde que estejam sempre acompanhados com seus donos e que não incomode ou perturbe os outros ao seu redor por doença ou falta de higiene, como fala a legislação.

Estabelecimentos pet friendly, possuem diversos benefícios, assim como foi citado, visto que essa tendência tem ganhado cada vez mais força e espaço nesses últimos anos, por conseguirem atender as necessidades de um grande grupo de pessoas que consideram seus bichinhos como membro da família e querem levá-los para viajar. 

Os hotéis / pousadas / resorts podem aderir essa tendência oferecendo variados serviços e acomodações voltados especificamente aos animais de estimação, como a inclusão de ração seca e água fresca em pontos personalizados, playground para cães e gatos, pontos com saquinhos e caixas de areia etc.  

Em resumo, tornar-se pet friendly pode ser uma estratégia inteligente para os hotéis que querem aumentar a ocupação e a satisfação do cliente.

No entanto, é de extrema importância que o estabelecimento esteja preparado para conseguir acomodar os animais de estimação da melhor forma possível, com conforto e segurança, além de oferecer serviços de qualidade que atenta as necessidades tanto dos hóspedes quanto dos pets.

Conheça a Omnibees

A Omnibees oferece diversas soluções para você ampliar, diversificar e otimizar seus canais de venda, com gestão integrada, autonomia completa para o hoteleiro e facilitação de processos para o hóspede - gerando maior conversão e fidelização do visitante.

Assine nossa
Newsletter