CAFÉ DA MANHÃ, a grande estrela do hotel - Omnibees
<b>CAFÉ DA MANHÃ</b>, a grande estrela do hotel

CAFÉ DA MANHÃ, a grande estrela do hotel

O hotel possui como objetivo, cativar o seu hóspede de todas as formas possíveis, e não há nada melhor do que acordar após uma boa noite de sono e ser recepcionado por uma mesa farta de alimentos, não acha?! 
line line

O setor hoteleiro oferece uma grande variedade de produtos/serviços, a fim de propor uma experiência única para seu hóspede, visando seu bem-estar.   

Dentre os serviços oferecidos, o café da manhã é o momento (ou cortesia) mais valorizado pelos hóspedes! 

O café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia, por ser ele que garante a energia necessária que se gasta no decorrer do dia. Além disso, ela também ajuda a acelerar o organismo e regular hormônios, como por exemplo, o cortisol, mais conhecido como hormônio do estresse.  

O hotel possui como objetivo, cativar o seu hóspede de todas as formas possíveis, e não há nada melhor do que acordar após uma boa noite de sono e ser recepcionado por uma mesa farta de alimentos, não acha?! 

Mas vale ressaltar que o café da manhã não só depende de uma mesa vasta por alimentos. A qualidade do atendimento e o ambiente são elementos que devem ser considerados!

É com esse pensamento que iremos falar durante essa matéria, visto o impacto que o café da manhã tem na reserva do hotel, impactando diretamente a conversão da sua distribuição hoteleira. Já parou para pensar o quanto seu hóspede valoriza o café da manhã do seu hotel? Ou se ele já foi um fator de escolha do viajante?

Qual a importância e por que investir no café da manhã no seu hotel?

Pode parecer irrelevante, mas essa refeição é algo que a maioria dos hóspedes ficam atentos, podendo ser o fator principal e decisivo para seu hotel ser escolhido entre tantas opções.

Ou seja, além de ser um grande atrativo, ele é uma parte relevante da experiência do cliente, por transmitir uma sensação de comodidade, aconchego e variedade. Ademais, se o café da manhã estiver incluso na tarifa da hospedagem, é de suma importância executá-lo da melhor maneira possível, a fim de deixar os hospedes com aquela sensação que fizeram a escolha certa de hotel.

• Estratégia de Marketing: Tire fotos e divulgue em suas redes sociais/site! A divulgação do café da manhã do seu hotel pode ser um diferencial importante, para quem procura por um lugar para se hospedar. Ao publicar fotos, o cliente terá a oportunidade de visualizar como a refeição é servida no local, criando o desejo de vivenciar essa experiência;

• Cortesia valorizada pelo hóspede: Segundo os dados levantados por uma pesquisa feita pela Booking, cerca de 68% dos brasileiros consideram o café da manhã, como um elemento essencial para sua experiência como hóspede ser completa; 

O que posso oferecer no café da manhã?

Todo hotel possui suas características marcantes, e no café da manhã não seria diferente. Confira a seguir alguns itens que você pode incluir no seu cardápio:

1. Frutas

Elas que são umas das maiores fontes de vitaminas, podem ser servidas fatiadas ou inteiras mesmo, devido a sua versatilidade, elas podem virar vitaminas, salada ou podem ser consumidas puras ou com cereais.  

Paises da América do Sul, como o Brasil, são mundialmente reconhecidos pela variedade de suas frutas, cores e sabores. Aproveite! 

Uma dica é utilizar frutas da estação e frutas regionais, porque além de apresentar uma maior variedade, divulgará a gastronomia e o contribuirá com o comércio local. 

As frutas mais populares e nutritivas são:

– Abacate;
– Abacaxi;
– Banana;
– Laranja;
– Manga;
– Melancia;
– Melão;
– Entre outros;

2. Bebidas

As bebidas são ótimas opções para completar a primeira refeição do seu hóspede, porque além de contribuir para melhor degustação dos alimentos, são uma fonte extra de nutrientes. Pense em bebidas como:

– Cafés;
– Chás;
– Sucos naturais;
– Vitaminas;
– Leites (atente-se em oferecer outros tipos de leites, para intolerantes à lactose!);
– Iogurtes;

3. Carboidratos

Os carboidratos são considerados os mais queridinhos dessa refeição e são as principais fontes de energia do corpo humano. Pois com eles, além da energia, gera-se fibras e gorduras insaturadas (mais conhecidas como as gorduras do bem), que irão ajudar o organismo funcionar de maneira correta.  

Os carboidratos podem ser encontrados em:

– Pães (sejam eles integrais ou não);
– Bolos;
– Salgados;
– Pão de Queijo;
– Entre outros;

4. Cereais e grãos

Ricos em fibras e nutrientes, os cereais e os grãos, são uma ótima opção para comer junto a um iogurte ou com alguma fruta, visto que eles além de melhorar desempenho do intestino, previnem doenças cardiovasculares e podem ser incluídos em todas as refeições, seja para complementar um prato ou para ser um ingrediente principal.  

Confira alguns cereais e grãos que você pode oferecer:

– Aveia;
– Centeio;
– Granola;
– Linhaça;
– Chia;
– Entre outros;

5. Proteínas

As proteínas são ricas em nutrientes que auxiliam na saúde dos nossos músculos e no controle da insulina, que é o hormônio responsável pela absorção dos açúcares no sangue, entre outros benefícios.  

Ofereça alimentos proteicos como:

– Ovos (fritos, mexidos, omelete);
– Presunto;
– Queijos;
– Salsicha;
– Bacon;
– Entre outros;

Atente-se aos intolerantes à lactose e aos que possuem a Doença Celíaca!

A intolerância a lactose e a doença celíaca afetam diversas pessoas no mundo todo. Um estudo apontou que cerca de 75% da população mundial sofre com intolerância a lactose e de 1 a 2% sofre com a doença celíaca. 

Doença celíaca: relacionada a ingestão de glúten

Eles estão ligados à dificuldade na digestão de algum tipo de alimento, causando sua má absorção e como consequência a aparição de alguns sintomas no sistema gastrintestinal.  

Com base nisso, é importante haver um planejamento em um cardápio específico para esse tipo de situação, para evitar frustrações por falta de opção e variedade de alimentos.

Atente-se na composição dos produtos/alimentos antes de disponibilizá-los no cardápio!

Disponibilize opções veganas

Opte por algumas receitas que não vão ingredientes de origem animal. Lembre-se que há uma diferença notável entre a alimentação vegana e vegetariana!  

A vegana não deve conter nenhum tipo de componente de origem animal em seu preparo, e a vegetariana ainda pode conter derivados como ovos e leite.

Quais são os tipos de café da manhã?

• Americano: O típico café da manhã americano, normalmente é servido com ovos, salsichas, bacon, panquecas e um molho. Mas também pode haver torradas, suco, cereais com leite, café e chás. Esse estilo de refeição é bastante utilizado em hospedagens, pois ele traz uma experiência gastronômica diferenciada aos seus hóspedes;

• Continental: O café da manhã continental é chamado dessa maneira, pela sua apresentação ser parecida aos buffets do continente europeu. Em geral, é oferecido com torradas, geleias, manteiga, chás, cafés, sucos etc. Podendo haver também, em uma versão estendida, pratos quentes como sopas, ovos, salsichas etc. O hospede se serve conforme suas preferências;

• Inglês: O café da manhã inglês é composto por salsichas, bacon, ovos (sendo eles mexidos ou fritos), torradas, pães, cogumelos etc. Trata-se de um pequeno almoço rico em proteínas para dar aquela sustância para o dia a dia; Em geral é servido à mesa pelo atendente do salão;

• Oriental: O café da manhã oriental é composto por alimentos nutritivos e de fácil digestão. Geralmente é composto por arroz branco, missoshiro (sopa de missô), legumes em conserva, omelete, peixe grelhado, chás etc;

Como servir?

O hotel pode haver várias opções de como oferecer o café da manhã para seus hóspedes. Confira algumas alternativas:

Buffet

Consiste em uma grande mesa/balcão onde os hóspedes podem se servir à vontade diante a uma grande variedade de alimentos. Ademais ele é serviço que deve haver um cuidado extra, porque haverá um contato direto e constante de hóspedes diferentes.

Confira a seguir alguns cuidados que devem ser tomados: 

1. Atentar-se a temperatura do local para deixar agradável e para a conservação dos alimentos;
2. Identificar cada alimento com uma etiqueta;
3. A reposição dos alimentos deve seguir, sempre, um esquema rigoroso e eficiente;
4. Manter sempre a higienização, para evitar contaminações;

À Lá Carte

É realizado o pedido por itens, e diferente do buffet, não possui tantas opções e variedade de comidas, mas o seu preparo é realizado na hora. O serviço à lá carte é uma ótima opção para hotéis de pequeno porte, visto que diminui o desperdício de alimentos e permite um melhor direcionamento de mão de obra;

Serviços de quarto

Esse serviço é uma ótima opção para o hóspede conseguir desfrutar do seu café da manhã de maneira mais tranquila e reservada, visto que ele é solicitado pelo cliente, e seu prato será levado até seu quarto por um garçom. 

Cuidados e Recomendações

Para que o seu café da manhã ganhe destaque e brilhe os olhos do seu hóspede, é importante lembrar que: 

O Hotel / Pousada deve seguir e cumprir os regulamentos sanitários de alimentação; 
O Buffet ou Mesa expositora deve ser esteticamente agradável, com infraestrutura fria e quente, além dos utensílios para manuseio 
Mixe alimentos a granel, e individuais, frutas cortadinhas ou em porções, evitando desperdícios 
Comunique claramente o que é cada coisa, isso evita que os hospedes fiquem “cutucando” e atrapalhando a apresentação visual 
Garanta disponibilidade e reposição, criando uma sensação de frescor e qualidade 
Produtos Regionalizados podem ser um grande diferencial, afinal mesmo a negócios o hospede tem curiosidade em experimentar a cultura local 
Bom dia e um atendimento empático ajuda a começar o dia de forma leve e gratificante. 

Para não perder nenhum conteúdo, nos acompanhe nas redes:

Assine nossa
Newsletter

Omnibees Academy Presencial. Inscreva-se aqui