Como fazer captação de eventos corporativos para o meu hotel?

A captação de eventos corporativos é uma excelente alternativa para cobrir os períodos de baixa do hotel. Com uma boa estratégia, é possível manter o nível de ocupação e ainda promover seu estabelecimento junto aos participantes, criar um relacionamento com eles e, desse modo, divulgar os atrativos turísticos para que eles retornem. Quer saber mais sobre o assunto? Confira como conquistar resultados nessa iniciativa. Basta continuar com a leitura!

Prepare sua estrutura buscando diferenciais

Os desejos e necessidades de quem contrata um hotel para eventos corporativos são diferentes dos que os hóspedes regulares têm. Por isso, sua primeira ação deve ser a de conhecer essa expectativa para, depois, elaborar um modelo de negócios e oferecer serviços atrativos para eles. Além de se certificar de que possui os equipamentos e as condições que eles desejam, elabore um plano de treinamento para capacitar sua equipe, tanto para as ações comerciais como as de atendimento desses potenciais clientes. Se for viável, mantenha uma equipe comercial exclusiva para captação desse público. Desse modo, você mantém o foco de suas ações de venda e isso faz enorme diferença.

Desenvolva uma estratégia de comunicação

A estratégia de comunicação começa pelo site, blog e páginas nas redes sociais. Crie ambientes específicos e certifique-se de que está fornecendo todas as informações necessárias. Você também pode desenvolver ações de marketing de conteúdo. Faça isso com a oferta de material que oriente seu público sobre a organização de eventos e criando um plano de marketing digital para gerar oportunidades de negócio junto a eles.

Forme parcerias e monitore oportunidades

Algumas entidades, como associações empresariais, fundações, aceleradoras de empresas e órgãos governamentais promovem eventos regulares. Em um contato rápido com elas, vai ser possível criar um calendário de prospecção considerando as datas programadas para essas atividades. Além disso, monitore regularmente os eventos programados para sua região, pois muitos deles ocorrem a cada dois anos ou em uma única oportunidade. Mesmo que o evento não ocorra no seu hotel, as atividades de maior porte necessitam de hospedagem adicional.

Promova a captação de eventos corporativos

Definida a estratégia de comunicação, viabilizada a estrutura ideal, preparada a equipe e determinadas as condições de contratação, chega o momento de “colocar a mão na massa”. No caso dos eventos corporativos, as ações comerciais precisam ser mais ativas, ou seja, é preciso entrar em contato e manter um relacionamento com os potenciais clientes. Esse trabalho tende a trazer resultados cada vez mais efetivos conforme o tempo passa. Justamente, porque ele depende muito do relacionamento que será criado com contatos regulares e da satisfação com os eventos contratados.

Agregue tecnologia

A tecnologia pode ajudar muito nesse acompanhamento, não apenas registrando propostas, programando contatos e automatizando ações — como a de envio de e-mail marketing —, como também no registro de informações sobre clientes, leads e prospects. Monitore o nível de satisfação que eles manifestarem, as objeções de compra, os motivos de não venda e busque formas de eliminar os gargalos que inviabilizam negócios. Desse modo, com o tempo seu hotel se torna referência no mercado de eventos e as vendas começam a surgir mais naturalmente.

Potencialize os resultados

Cada visitante que comparece a um evento é um hóspede potencial no futuro. Muitos deles também viajam a passeio e a negócios e podem voltar ao hotel se gostarem da estadia. Para aproveitar isso melhor, você pode oferecer descontos e vantagens estimulando o retorno e, mesmo que prefira manter a mesma política, convidá-los para retornar sempre proporciona algum efeito. Como percebe, os resultados da captação de eventos corporativos vão além dos efeitos diretos de sua realização. Depois da leitura deste texto, considera se dedicar a essa iniciativa? As dicas foram suficientes? O que achou mais importante? Deixe seu comentário nesta postagem. Você também pode publicar sua experiência ou qualquer outro detalhe que considere importante. O espaço de comentários está logo abaixo. Aproveite!

Assine nossa
Newsletter