Quem não gosta de se sentir especial? Sendo assim, qual consumidor não aceita, de bom grado, ofertas personalizadas vindas de estabelecimentos que frequenta? Essa é uma prática bem aceita e que costuma dar muito certo no setor hoteleiro.
Isso porque as pessoas que se hospedarão em um estabelecimento acabam se surpreendendo quando ele atende aos seus desejos e expectativas, aumentando a probabilidade de retornarem ao — e indicarem o — lugar. Então, por que não colocar esse método em prática no seu hotel?
Pode acreditar: criar ofertas personalizadas é muito mais vantajoso — e menos custoso — do que tentar atrair novos hóspedes. Por isso, daremos algumas dicas para ajudá-lo a conquistar ainda mais os clientes do estabelecimento e garantir a sua fidelização.
O comportamento do consumidor afeta a relação com os lugares que costuma frequentar. Por isso, é importante pedir informações sobre o que ele deseja e espera de sua estadia no estabelecimento.
Esses dados devem ser solicitados, preferencialmente, durante a reserva ou, no máximo, no check-in. Isso para que as ofertas personalizadas possam ser entregues sem prejudicar o andamento do hotel.
É importante saber o que você pode fazer pelo seu hóspede e preparar as perguntas certas, de forma que elas o ajudem a oferecer os melhores produtos e serviços de acordo com cada perfil.
Por exemplo: deseja dicas de restaurantes ou lazer? Qual o propósito da viagem? Se for a negócios, pretende voltar com a família? O hóspede tem alguma necessidade especial que precisa ser atendida?
De posse dessas informações, crie um perfil para o hóspede e tente atender ao maior número possível de desejos e necessidades do cliente. Pode ter certeza de que isso o levará à fidelização.
Além disso, o marketing analítico também é uma boa forma de conseguir esses dados. Ele rastreará os passos do consumidor na internet e criará gráficos e tabelas com as informações necessárias.
Agora que você já sabe a média de desejos dos seus hóspedes, por que não usá-los para melhorar os atendimentos oferecidos e aumentar a lucratividade do hotel com serviços adicionais?
Por exemplo: se a maioria dos seus clientes é composta de famílias com crianças, ofereça o serviço de uma babysitter. Se são adultos em busca de descanso, sessões de massagem são sempre muito bem-vindas.
Fique sempre de olho no que andam falando sobre o seu hotel por meio das redes sociais e nos sites especializados. Nesses locais, os hóspedes costumam classificar o atendimento e dizer os prós e contras do lugar.
Com isso, é possível saber o que está dando certo ou não no marketing de relacionamento aplicado em sua empresa. Então, é só fazer os ajustes necessários para seguir conquistando os seus clientes.
Todas essas informações podem — e devem — ser usadas para a melhoria dos serviços prestados, além de garantirem a satisfação e alegria do hóspede que, com certeza, se sentirá bem acolhido e especial em seu hotel.
No entanto, lembre-se de manter sigilo com relação às respostas. Use-as apenas para criar as ofertas personalizadas e arquive-as com responsabilidade. Isso garante a privacidade do hóspede e a sua integridade.
Agora, saiba aqui como manter o seu hotel independente em um mercado supercompetitivo e acompanhe também todos os nossos artigos. Temos certeza de que podemos contribuir para o seu sucesso!
Hoteleiro, quer saber seu potencial de faturamento? Clique aqui e utilize a Calculadora Omnibees