Como atrair hospedes durante um período de crise

No segmento hoteleiro, um período de crise é sempre um momento de muitas dúvidas sobre o que fazer para atrair novos hóspedes em um cenário tão cheio de incertezas e inseguranças.

Por isso, é hora de fortalecer sua marca e mostrar ao público que o seu hotel se preocupa, acima de tudo, com a segurança, e o conforto de seus hóspedes.

Na lista abaixo, iremos pontuar maneiras de atrair clientes durante um período de crise para o seu empreendimento. Veja:

1. Seja ativo na web

Para hotéis e outras empresas do ramo de hospedagem não basta ter um belo site, é preciso ter também forte influência e presença nas redes sociais como Instagram, Google e plataformas como Booking.com e Trip Advisor.

Colocar seu hotel em múltiplos canais online (você consegue saber mais em Channel Manager) é essencial para que mais agências / operadoras e pessoas descubram sua marca, aumentando assim suas oportunidades de atrair novos hóspedes.

2.  Controle os custos fixos 

Independentemente de estar em uma crise ou não, controlar os custos fixos do hotel (impostos, taxas, assinaturas, infraestrutura) é fundamental para manter a estabilidade financeira do negócio.

Lembre-se de que os custos fixos só devem ser aumentados quando as receitas do negócio aumentam. Desta forma, você não corre o risco de pagar mais contas do que receber dinheiro (Entrada e Saídas de capital). Essa mudança ajudará a manter a sustentabilidade do seu hotel, mesmo em face de uma eventual retração do mercado.

3.  Foque na experiência do cliente

Focar-se na experiência do cliente é ainda mais importante em um momento de crise. Com uma situação econômica mais difícil, o cliente está em busca além de um bom serviço e de um bom preço, uma boa experiência.

Na indústria hoteleira, isso não é diferente. Com a introdução de novas soluções tecnológicas, os clientes esperam agilidade, serviços de alta qualidade e menor burocracia. Com apenas alguns cliques na tela do telefone, os hóspedes podem comparar preços, fazer check-in e até comentar sobre sua experiência de hospedagem.

4. Explore as datas comemorativas 

O primeiro passo para essa estratégia consiste em realizar um planejamento de todas as datas comemorativas verificando quais podem ser aproveitadas pelo seu hotel, considerando principalmente sua região e perfil.

Uma data comemorativa que pode ser considerada é o aniversário do cliente. É possível enviar um cupom de desconto em seu aniversário, por exemplo, fazendo que ele se sinta estimulado a adquirir uma nova reserva.

5. Invista em marketing digital

Marketing Digital se torna ainda mais favorável para o seu hotel, pois ele oferece grande alcance, abrangência e segmentação sendo mais vantajoso por poder ser realizado com baixo investimento em comparação com o Marketing Tradicional.

Essa questão do e-mail marketing, inclusive, está diretamente relacionada ao marketing digital, que é uma estratégia que não deve ser abandonada durante a crise, nem a participação ativa nas redes sociais.

6. Aumente o seu alcance 

Com a redução da demanda e a grande competitividade do mercado hoteleiro, a maneira mais eficiente de diminuir o impacto nas vendas é aumentar o seu alcance. Em função disso, busque distribuir suas vendas em canais on-line (OTA), operadoras, agências de viagem, empresas e de forma direta através do seu site e central de reservas.

Justamente para otimizar os esforços, foi desenvolvido o Channel Manager, um  gestor de canais, que atualiza de forma centralizada e automatizada a disponibilidade e tarifas do seu hotel nos canais em que ele está sendo distribuído em tempo real.

7. Considere oferecer descontos e promoções 

A oferta deve servir como um convite, uma proposta que seu cliente não possa resistir. Ela se compõe por soluções que se complementam de uma forma tão alinhada que o seu cliente opta por realizar sua hospedagem com você pela conquista.

No entanto, toda ação deve ser pensada de maneira estratégica. Afinal, além de ser uma ação de marketing, a oferta também deve dar lucro para o seu hotel. Nesse sentindo, alguns cuidados são essenciais.

8. Vai passar, então planeje-se para o fim da crise

Lembre-se que essa é uma fase passageira e você deve estar pronto e com a operação planejada para receber todos os clientes que remarcaram e os novos que virão certamente, mais exigentes após esse período.

A Omnibees preparou uma série de medidas de apoio que visam ajudar o mercado hoteleiro a enfrentar este momento de adversidade. Veja algumas dessas medidas no tópico a seguir.

 

 

 

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado