como-realizar-a-ativação-de-clientes-na-hotelaria-e-ganhar-mais-reservas

Como realizar a ativação de clientes na hotelaria e ganhar mais reservas

Sabemos que gerir um hotel não é uma tarefa simples. Há diversos compromissos técnicos, financeiros e administrativos que precisam ser considerados por quem está na frente dos negócios. E uma das grandes preocupações, querendo ou não, são as vendas. Tem que vender! O Marketing tem um papel fundamental para que isso seja possível, só basta saber qual estratégia usar. 

Se o objetivo é fazer que o consumidor converta mais, é essencial que ele seja motivado a essas ações. Para isso, a ativação de clientes na hotelaria é melhor estratégia possível. 

Na jornada do cliente, há diversas etapas que precisamos estar atentos. Da aquisição do viajante até a efetuação da reserva, é possível trabalhar com ações que acelerem esse processo. Até mesmo depois da hospedagem, ainda há trabalho a fazer para garantir que este cliente retorne ao seu hotel.  

Neste artigo, detalharemos o que a estratégia de ativação de clientes e mostraremos como isso pode ser feito no seu hotel. Vamos lá? 

O que é a ativação de clientes na hotelaria? 

A ativação de clientes na hotelaria é uma estratégia que permite despertar o desejo de consumo, acelerando a jornada de compra. 

A ação pode ser feita em qualquer etapa, desde quando ele ainda é um lead, até depois do cliente tornar-se seu hóspede. O propósito é direcionar ações que façam ele ver uma vantagem em um produto ou serviço do seu hotel. 

Durante a jornada, há vários pontos em que o cliente pode não se sentir motivado a realizar uma reserva. É como se a relação entre este potencial hóspede e seu hotel esfriasse 

A estratégia de ativação passa justamente por entender o que pode fazer essa motivação se manter ativa, considerando também o estágio específico em que ele está. Isso é necessário porque geralmente quem está no meio da jornada, por exemplo, tem expectativas diferentes de quem já se hospedou uma vez. 

Com qualquer um desses consumidores potenciais, ou clientes, é possível realizar ações de ativação.  

Tudo dependerá dos esforços que você fizer para entender suas expectativas, o que ele espera dessa relação e, a partir disso, entregar ofertas vantajosas e que gerem esse avanço na jornada, ou a retomada de um cliente, tornando-o um hóspede recorrente. 

Como seu hotel pode melhorar a ativação de clientes?  

A ativação de clientes na hotelaria é uma estratégia importante, mas, para que ela traga resultados, é necessário entender melhor seus clientes, trabalhar em incentivos e mensurar todos esses esforços. 

A seguir, confira 5 formas de como preparar o seu hotel para ganhar mais reservas e aproveitar melhor as estratégias de ativação de clientes:

1. Mapeie a jornada do hóspede 

O caminho que o hóspede percorre até realizar uma reserva precisa ser devidamente entendida pelo seu hotel. Em algumas dessas fases, alguns consumidores ficarão perdidos, simplesmente sem progredir. 

A partir disso, a análise por parte do hotel deve ser a busca do entendimento do que gerou essa não progressão. Alguns dos principais motivos são: 

  • Preço; 
  • O site do hotel não ofereceu uma boa experiência; 
  • O consumidor está inseguro sobre seu hotel; 
  • Os serviços do hotel parecem não atender as necessidades do cliente 

O mapeamento da jornada é o que permitirá identificar essa pausa na progressão da jornada. A partir daí, a solução correta poderá ser aplicada para impulsionar o processo. 

2. Defina seus perfis de hóspedes 

Sem conhecer os perfis dos hóspedes do seu hotel pode ser difícil entender suas motivações, expectativas necessidades e outras características que permitem saber como alcançar e tocá-los. 

Uma vez que os perfis de hóspede são definidos, o restante do trabalho fica mais fácil e claro. 

Para conseguir definir seus perfis de hóspedes de maneira precisa, é fundamental analisar os dados dos seus clientes. Com base nessas informações, será possível desenvolver produtos, serviços e processos mais alinhados com a expectativa deles. 

3. Invista em incentivos digitais  

Se falamos de Marketing Digital e de um relacionamento desenvolvido, basicamente, nesse ambiente, as vantagens precisam seguir essa linha. 

A ativação de clientes é baseada na oferta de incentivos que façam o consumidor olhar com outros olhos para um produto ou serviço. Assim, é essencial que essa oferta possa ser aproveitada nesse ambiente digital. 

Entre as possibilidades, podemos destacar: 

  • Promoções e tarifas especiais; 
  • descontos para quem reserva no seu site; 
  • Descontos outros tipos de canais, como OTAS e operadoras; 
  • ofertas de valor (ebooks e conteúdos educativos); 

 4. Compreenda as motivações dos seus hóspedes 

Sem ter uma definição clara das motivações que levam um cliente a querer se hospedar em seu hotel do que qualquer outro, será praticamente impossível obter sucesso em suas ações de marketing.  

Isso porque ativação depende diretamente do entendimento preciso do que poderá realmente proporcionar ações por parte do cliente. 

Esse cliente quer comprar mais barato? Seu desejo é ter um serviço de alta qualidade? Ele busca algum tipo de vantagem nas relações de compra, como descontos ou promoções especiais? 

Um hóspede que viaja a trabalho, por exemplo, tem necessidades diferentes do que outro que está a lazer. Diante disso, será possível pensar em ofertas diferentes para esses públicos, sendo possível atendê-los de maneira efetiva. 

 5. Controle métricas e indicadores 

Seja na sua estratégia de marketing ou na otimização das vendas do seu hotel, o monitoramento de indicadores e métricas é extremamente importante para tomada de decisões de maneira mais assertiva e estratégica, principalmente, em um cenário de incertezas.  

Mais vendas podem ser geradas se os dados de consumo e de comportamento do consumidor são devidamente monitorados e, principalmente, analisados da forma certa. 

Justamente para ajudar a otimizar os esforços dos hotéis através da análise de dados, a Omnibees lançou uma nova série exclusiva de Webinars: HiQ Demand por destino. Nela, apresentaremos números, insights e estratégias importantes sobre a recuperação do setor hoteleiro em diversas localidades do país! Esperamos que as análises dessas informações, ajudem gestores a preparem seu hotel para o período de retomada, pós covid-19. Consulte AQUI a data da sua região e faça já a sua inscrição! 

 

 

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado