Vendas-em-tempos-de-crise-10-estrategias-incriveis-para-o-seu-hotel

Vendas em tempos de crise: 10 estratégias incríveis para o seu hotel

Continuar vendendo em tempos de crise é um grande desafio. No entanto, com muito planejamento e estratégia, é possível aproveitar as oportunidades e começar a vender mesmo em tempos de instabilidade.  

É claro que vender em momentos mais estáveis é muito melhor, já que as pessoas se sentem mais seguras para tomar decisões. Porém, estruturar um negócio diante de um cenário de crise pode ser mais fácil do que parece. Mas é claro que isso exige muita análise, cautela e inteligências dos gestores. 

Quer saber como não deixar a crise afetar as vendas do seu hotel? Então acompanhe o material complemento e saiba o que fazer para não deixar os tempos de crise te vencer e as vendas continuarem.

Como os tempos de crise afetam as vendas do seu hotel? 

O setor de hotelaria foi amplamente prejudicado pela pandemia causada pelo coronavírus, após a doença causar cancelamento de diversos eventos no país, suspensão de viagens e obrigar as pessoas a trabalharem de maneira remota. 

Ainda é impreciso dizer quando a situação irá melhorar, mas a boa notícia é que existem jeitos simples e rentáveis de lidar com essa crise e aumentar as vendas do seu hotel, dando um ânimo ao faturamento.  

Descubra a seguir as dicas que listamos para que as vendas do seu negócio não parem em tempos de crise!

10 dicas para o seu hotel continuar vendendo em tempos de crise

1. Controle os custos fixos 

Seja em épocas de crise ou não, controlar os custos fixos(impostos, despesas, tributos federais) do seu hotel, é fundamental para manter a estabilidade financeira dos negócios. 

Tenha em mente que os custos fixos devem ser aumentados apenas quando o faturamento do negócio é crescente. Assim você não correrá o risco de ter mais contas para pagar do que dinheiro para receber. 

Tal iniciativa, servirá para manter a sustentabilidade do seu hotel, mesmo diante da recessão no mercado.

2. Foque na experiência do cliente

Focar-se na experiência do cliente é uma dica que deve ser utilizada em qualquer momento ou cenário econômico, mas que ainda é mais importante em um momento de crise. Com uma situação econômica mais difícil, o cliente está em uma busca além de um bom serviço e de um bom preço, uma boa experiência. 

Na indústria hoteleira, não é diferente. Com a disponibilização de novas soluções tecnológicas, os clientes esperam atendimentos ágeis e de qualidade. Com apenas alguns cliques na tela do celular, o hóspede pode comparar preços, fazer check-in ou até dar sua opinião sobre sua experiência de hospedagem.

Nesse contexto, investir em ações que tornem a experiência do hóspede inesquecível é primordial para fazer com o que o cliente se sinta mais estimulado a consumir.  

3. Aproveite as datas comemorativas 

O primeiro passo para essa estratégia consiste em realizar um planejamento de todas as datas comemorativas. Após levantar todas as datas, verifique quais podem ser aproveitadas pelo seu hotel, considerando principalmente sua região.   

As principais datas comemorativas do ano demandam serviços personalizados para agradar seus clientes. Uma data comemorativa que pode ser levada em conta é o aniversário do cliente. É possível enviar um cupom de desconto em seu aniversário, por exemplo, fazendo que ele se sinta estimulado a adquirir um produto. 

4. Comunique-se com seus clientes 

Principalmente, em tempos de crise, é extremamente necessário manter uma comunicação transparente e objetiva com os seus clientes, a fim de passar ainda mais segurança durante este período. 

Portanto, informe-os sobre suas medidas, transmitindo valores reais e demonstrando sua dedicação às respostas destes. 

Os locais mais comuns para se comunicar com  o seu público são na página principal do site do hotel, e-mail marketing, no próprio motor de reservas, quando possível,  nas redes sociais, blog dentre outros.   

5. Invista em marketing digital 

Neste cenário, o aproveitamento do Marketing Digital se torna ainda mais favorável para o seu hotel, pois ele oferece grande alcance, abrangência e é vantajoso por poder ser realizado com baixo investimento em comparação com o Marketing Tradicional.   

Essa questão do e-mail marketing, inclusive, está diretamente relacionada ao marketing digital, que é uma estratégia que não deve ser abandonada durante a crise. Estando em um ambiente online, é preciso investir em campanhas realmente efetivas no meio digital e por isso é importante investir no marketing digital. 

6. Aumente o seu alcance 

Com a redução da demanda e a grande competitividade do mercado hoteleiro, a forma mais eficiente de diminuir o impacto nas vendas é aumentar o seu alcance. Em função disso, busque distribuir suas vendas em canais on-line (OTA), operadoras, agências de viagem, empresas e de forma direta através do seu site e central de reservas. 

Os objetivos desses são os mesmos: alcançar o público-alvo de uma forma mais rápida, transmitindo mensagem de maneira eficiente e relevante, possibilitando ao consumidor conveniência e facilidade na hora da aquisição do serviço. Isso significa que o seu serviço chegará nos consumidores certos, no momento certo e com o preço adequado.   

Justamente para otimizar os esforços, foi desenvolvido o Channel Manager, um  gerenciador de canais, que atualiza de forma centralizada e automatizada a disponibilidade e tarifas do seu hotel nos canais em que ele está sendo distribuído. 

7. Busque os mercados certos e segmente 

O mercado de hotelaria e turismo é naturalmente, competitivo e agora em período de crise, essa competitividade aumentou ainda mais porque todos querem chamar a atenção do público de alguma forma.   

Para conseguir ter algo que seja irresistível perante a um público, você precisa conhecer bem suas dores, necessidades e desejos.  

Com isso, é possível desenvolver estratégias e investimentos altamente focados nessas necessidades, garantindo melhores resultados. A segmentação também é benéfica porque aumenta as possibilidades de conversão em vendas, garantindo que o seu hotel sofra menos com as baixas causadas pela crise.  

8. Considere oferecer descontos e promoções 

Principalmente em tempos de crise, essa iniciativa contribuirá para aumentar suas vendas, além de se manter competitivo no mercado.  

A oferta deve servir com um convite, uma proposta que seu cliente não possa resistir. Ela se compõe por soluções que se complementam de uma forma tão alinhada que o seu cliente opta por realizar sua hospedagem com você pela conquista, transformação ou resultado que está sendo oferecida na sua oferta e não apenas pelo preço.  

No entanto, toda ação deve ser pensada de maneira estratégica. Afinal, além de ser uma ação de marketing, a oferta também deve dar lucro para o seu hotel. Nesse sentindo, alguns cuidados são essenciais.   

9. Seja ousado 

Não adianta ficar batendo sempre na mesma tecla. Neste momento, é preciso superar expectativas. Seja na forma de comunicação com o cliente ou oferecendo serviços que tornem a experiência única.  

É necessário que seu hotel adote campanhas e ações inovadoras que serviram para contribuir para o conforto, satisfação e praticidade para quê suas vendas não parem em tempos de crise.

Estas inovações não só podem como devem ser adaptadas para o cenário de crise, potencializando suas chances atrair novos clientes e se destacar neste mercado competitivo.

10. Vai passar, então planeje-se para o fim da crise

Usem a inteligência neste momento para olhar para seu estabelecimento e buscar oportunidades de continuar melhorando seus serviços e atendimento de maneira ativa.  

 Lembre-se que essa é uma fase passageira e você deve estar pronto e com a operação planejada para receber todos os clientes que remarcaram e os novos que virão certamente, mais exigentes após esse período. 

Então o que você acha de também aproveitar esse período para buscar soluções e caminhos que permitam você preparar o seu hotel para o tão esperado retorno das atividades? A Omnibees pode te ajudar com isso!

Nós preparamos uma série de medidas de apoio que visam ajudar o mercado hoteleiro a enfrentar este momento de adversidade. Veja algumas dessas medidas no tópico a seguir.  

Medidas de apoio da Omnibees aos impactos do novo coronavírus na hotelaria 

Central de Reservas  

Antecipamos o lançamento do nosso novo produto: Central de Reservas. Com ele, você poderá viabilizar o trabalho home office para equipes da central de reservas, e-commerce, força de vendas e outras. Desde já, todos os nossos clientes poderão acessar o site (https://www.omnibees.com/central-de-reservas/) e solicitar de forma gratuita a adesão deste produto, que permanece sem cobranças até 31/12/2020.  

Booking fee zero para reservas corporativas  

Em decorrência do cenário atual, notou-se um aumento de 300% em cancelamentos de reservas comparado ao ano anterior e uma queda de 250% em criação de novas reservas.  

Por esta razão, entre 1 de abril e 31 de dezembro de 2020 estamos isentando a cobrança do booking fee para todas as reservas corporativas realizadas no canal Bee2Bee Corporativo (TMC e empresas).  

 

 Até a próxima! 

 

 

 

 

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado