Construindo uma marca

Como construir uma marca e atender de seu público alvo? Talvez essa seja uma das grandes perguntas quando o assunto é reconhecimento de marca e posicionamento.

Para trabalhar sobre esses aspectos, além das campanhas de marketing que o hoteleiro costuma fazer, é necessário uma estratégia de branding.

Neste artigo você verá algumas dicas de como construir uma marca para o seu hotel de maneira assertiva e conquistar um bom posicionamento.

O que é branding?

As ações para alinhamento do posicionamento e valores da marca é chamado de branding. Essa estratégia tem como objetivo despertar sensações que liguem o cliente à sua marca no momento de decisão de compra.

Branding é o ato de construir uma marca para a empresa e está relacionado à gestão estratégica, à criação de sua identidade e ao valor percebido pelo público.

Na hotelaria, o branding tem como foco a experiência do usuário. Além de ajudar o hotel a crescer, a expectativa gerada no cliente pelo branding é fundamental na conquista e na fidelização dos hóspedes, garantindo mais retornos e mais avaliações positivas.

Como trabalhar a marca do hotel

Definir o posicionamento da marca é uma tarefa que demanda tempo e trabalho focado. É preciso ouvir seu público, entender como ele percebe não só a experiência do consumo, mas também quais os valores de marca que estão sendo passados.

Para que esses valores sejam facilmente percebidos pelo seu público, a identidade precisa estar presente nas ações de marketing, no atendimento, nos processos e principalmente, nos serviços oferecidos.

Para começar essa jornada, separamos três pontos importantes para traçar uma estratégia de branding eficiente. Acompanhe.

Alinhe os processos: defina o posicionamento

Na etapa de planejamento, defina claramente em um cronograma quanto cada ação será efetuada no processo de construção da marca. Na estratégia de branding, defina quais processos são fundamentais para conquistar os objetivos esperados.

Algumas ideias que podem ajudar nesse processo são:

  • elaborar a jornada do hóspede da compra até o check-in, nesse ponto é importante considerar inclusive a sinalização e placas que direcionam o hóspede à entrada do hotel.
  • entreviste seus hóspedes com questionários simples e acompanhe suas rotinas durante a permanência no hotel; e
  • contrate um profissional designer para elaborar uma marca que seja equivalente à estratégia de branding que você está construindo.

Após a coleta e análise dos dados, você terá um panorama para pensar de forma assertiva o branding do hotel, com informações precisas que, certamente, irão refletir positivamente na experiência de compra do seu hóspede, tornando ainda mais fácil a fidelização e o reconhecimento da sua marca.

Comunique seus valores e diferenciais

Qual a história do seu hotel? O que o faz diferente dos outros? Ponha-se no lugar do seu hóspede e perceba quais os valores e diferenciais são facilmente percebidos e que terão impacto diretamente na estratégia de construir uma marca.

Em torno dessas informações únicas, conecte-se com seus usuários em um nível emocional a fim de criar um ambiente interessante e envolvente.

Mantenha um time bem treinado

Os colaboradores são parte importante do branding do hotel. Eles são a parte humana do que sua marca deseja passar.

Assim, é crucial que seu time esteja bem treinado quanto aos valores e ao propósito do hotel, dessa forma ele poderá ajudar a construir e fortalecer a imagem da marca durante o atendimento.

Conte uma história única ao seu hóspede

Storytelling pode parecer uma expressão muito diferente, mas remete a algo que faz parte da vida de todo mundo.

Storytelling nada mais é do que a boa e velha técnica de contar histórias. Usar essa habilidade na comunicação do seu hotel, além de aproximá-lo do seu hóspede, constrói uma ligação emocional e atrai bastante atenção de novos hóspedes.

Conte ao seu público a história do hotel, como ele surgiu, como se desenvolveu ao longo do tempo, quem foram seus fundadores e todos os fatos curiosos que aconteceram ali.

Conheça: 9 passos para você, hoteleiro, atrair cada vez mais clientes por meio do Marketing Digital!

Outra maneira de se aproximar dos clientes é contando as histórias dos profissionais que trabalham em seu hotel ou pousada.

Sabe aquela camareira que está há anos com vocês, ou aquele gerente que começou como office-boy e foi crescendo dentro da hierarquia da empresa? Com certeza eles têm boas histórias para contar, que representam bem a imagem de sua marca.

Não deixe isso morrer nos corredores da empresa. Essas histórias contadas nas redes sociais em formatos diversos, como vídeos e até mesmo textos curtos, são muito bem-aceitos na estratégia de hotel branding, pois impactam diretamente na construção emocional da marca entre cliente e hotel.

Invista no público-alvo do seu hotel

É importante perceber qual o tipo de público que o seu hotel alcança durante a construção da marca e qual o perfil desejado. Alinhar esses perfis é a maneira ideal para garantir o sucesso do hotel branding.

As ações de marketing que visam a experiência do viajante costumam ser as que mais trazem retorno em dados para elaborar o hotel branding. Desde uma reserva mais atenciosa com o cardápio, caso o hóspede tenha uma necessidade alimentar específica, até ações promocionais focadas em fidelização.

Quando estas ações visam conectar sua marca com pessoas, tornando o processo mais humano, o valor agregado da sua marca cresce exponencialmente para seu público.

Então, busque por meio do hotel branding contar uma história única para seu hóspede, e fazer com que ele se sinta no hotel dos sonhos, desde o momento da reserva até o pós-compra.

Gostou do conteúdo sobre hotel branding? Confira estes três artigos que podem ajudar você a melhorar a gestão do seu hotel:

●      10 Dicas Imperdíveis de Fotografia para Hotéis e Pousadas

●      Day use: aprenda o que é e como utilizar para salvar seu hotel na baixa temporada

●      Conheça cinco dicas para melhorar a disponibilidade de seus quartos e aumentar as vendas

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição de vendas e inteligência de dados para a indústria hoteleira. Com mais de 5.100 Hotéis e 700 canais de vendas conectados, ela é líder no mercado nacional, com a maior variedade de segmentos de canais conectados (OTA´s, Operadoras, Agências Corporativas, Empresas, GDS) em uma única plataforma.

 

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, a Omnibees permite maximizar a receita dos seus clientes por meio da centralização dos canais de vendas e otimização dos processos operacionais de gestão de reservas.

 

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado