Blog para hotel: impulsione suas vendas com esta ferramenta.

Muitos hotéis têm perfis em redes sociais e costumam divulgar bons conteúdos por essas plataformas. Além da interação e da produção de conteúdo visando ajudar o seu futuro hóspede, as redes digitais podem ser um bom caminho para levar o viajante para o site, gerando mais vendas.

Para melhorar esta ligação com o público e entregar um conteúdo mais elaborado que o ajude na jornada de compra, desde o planejamento da viagem até o pós-venda, o blog para hotel é a ferramenta ideal.

Este artigo vai mostrar como conteúdos criativos e bem pensados podem melhorar as vendas e fidelizar mais clientes. Por meio de uma plataforma muito usada no marketing de conteúdo, os blogs para hotelaria são uma grande aposta na estratégia de marketing.

Por que ter além do site um blog para o hotel?

Ao pensar em uma estratégia de branding em que sua marca seja um referencial de viagem e bem-estar para o público-alvo, o blog para hotel é a estratégia mais assertiva.

Quanto mais você conseguir passar uma percepção positiva e mostrar diferenciais, mais seu hotel será lembrado. Isso faz com que as chances de que ele seja indicado como um hotel que fornece informações relevantes aumente e com isso, consiga atingir outros clientes potenciais que estão em busca desses conhecimentos.

Assim, é mais provável que o viajante escolha o seu hotel e não o seu concorrente, afinal você conseguiu sanar suas dúvidas e passou conteúdo de valor para ele pelo blog.

É importante frisar que tudo isso requer investimento, pois as melhores estratégias para aumentar a credibilidade e visibilidade de sua marca demandam um planejamento financeiro estratégico.

 

Blog para hotel: estratégia de relacionamento

Algumas vantagens de ter um blog para hotel é que o conteúdo do blog serve como fonte de tráfego orgânico, isto é, pode aparecer nos resultados de buscas do Google sem que você precise pagar para isso, assim como seus textos tendem a ser compartilhados em redes sociais, então esta é uma boa chance de alimentar seus perfis on-line com posts mais ricos para o público.

As pessoas que encontraram o hotel pelo blog podem, facilmente, entrar em sua estratégia de remarketing. Por causa disso, marketing de conteúdo é conhecido por ser um dos melhores meios para construir um relacionamento com o público, o que leva à fidelização de clientes.

Dentro da estratégia de conteúdo para um blog hoteleiro, alguns pontos são cruciais no processo. O blog precisa estar atrelado ao site do seu hotel e, da mesma forma que o website, ele precisa ser leve e de fácil navegação. Deve ser pensado para ser acessado de qualquer plataforma, como tablets e smartphones, por exemplo.

Três dicas para criar um blog para hotel

Atualmente, muitas plataformas oferecem a hospedagem do blog. Mas é importante que o blog do hotel esteja atrelado ao seu próprio website.

A criação de um blog não é um processo complicado, mas exige planejamento e um pouco de atenção para técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Essas técnicas buscam otimizar o seu blog para as ferramentas de busca, tornando-o facilmente encontrado em uma pesquisa por uma palavra-chave.

Pensando nisso, separamos três dicas importantes para quem pretende iniciar um blog para o hotel. Essas dicas podem e devem ser exploradas pelo seu hotel ou pousada para atrair mais visitas para o blog do negócio.

1 – Estabeleça o público-alvo

Antes de começar a escrever, é importante definir que será seu público leitor. Para qual perfil de hóspede você irá direcionar este conteúdo? Esse passo é fundamental para que, na etapa seguinte, seja possível traçar as estratégias de conteúdo e assim tornar o blog do hotel bastante acessado.

Provavelmente, esse público está relacionado com o público-alvo do hotel, mas, ainda assim, é preciso mapear e estabelecer os perfis de clientes ideais, levando em consideração, além dos dados gerais, as informações sobre o tipo de problema que este hóspede espera ser resolvido.

Assim é possível entender melhor suas necessidades de consumo mais a fundo.

2 – Busque as palavras-chave

Após definir quais leitores serão alcançados por seu conteúdo, busque as palavras-chave que eles mais procuram e escreva sobre elas. Essas palavras são importantes para conectar a busca do seu futuro hóspede no Google ao hotel.

Para escrever sobre os temas mais procurados no blog do seu hotel, é necessário que tenha relevância e agregue informação ao seu público. Alguns exemplos que podem ser explorados nas palavras-chave de um blog para hotel são:

  • dicas de turismo em (escrever o nome da cidade);
  • gastronomia em (escrever o nome da cidade);
  • X itens para levar na mala;
  • X pontos turísticos imperdíveis.

Textos aleatórios e sem embasamento são textos desperdiçados. Para ajudar na estratégia, crie um calendário com as datas das postagens e os temas. Regularidade é outro fator determinante para alavancar seu blog hoteleiro.

3 – Mantenha a frequência de publicações

A frequência de postagens no blog do hotel é tão importante quanto o seu conteúdo. Para manter uma audiência fiel e interessada no que é escrito, os artigos precisam estar disponíveis em um cronograma preestabelecido.

Esse cronograma deve ser pensado com foco no objetivo do blog, com as palavras-chave que se complementam, por exemplo: se em um semana você fala sobre pontos turísticos, na semana seguinte seria interessante falar sobre a gastronomia desses lugares, alinhando o interesse do hóspede pela região com as informações úteis que seu hotel pode passar. Então, estabelecer uma frequência razoável de publicações é fundamental para fidelizar seus leitores.

Dicas de conteúdo: como escrever para blogs

Para que o blog do hotel tenha muitas visitas, é importante criar um conteúdo atraente. Para além das palavras-chave, a forma de inseri-las em seu blog hoteleiro é importante, pois isso irá definir a forma com que seu hotel se comunica com seu público.

Utilizar imagens e vídeos, além de infográficos quando possível, é interessante, pois o conteúdo diversificado atrai mais leitores e gera mais interesse pelo seu hotel.

Confira o Infográfico: 9 ideias incríveis para seu hotel vender mais nos feriados

Utilize roteiros turísticos

Disponibilizar pequenos roteiros que incluam pontos turísticos é uma boa opção de conteúdo. O viajante que busca esse tipo de informação geralmente está viajando para sua cidade pela primeira vez, e informar com detalhes o que é interessante conhecer durante o período de estadia na região é algo muito útil.

Elabore roteiros considerando fins de semana, feriados e também incluindo valores médios de gastos  Pensar em roteiros que incluem crianças é um diferencial para o blog do hotel.

Conte histórias pelas imagens da região

Pontos turísticos costumam render boas fotos e excelente histórias. Utilize os melhores ângulos e momentos que exaltam a beleza desses locais de maneira atrativa, para que, dessa forma, cause impacto no visitante. Assim, o viajante irá se encantar com as imagens e vai querer ainda mais conhecer o lugar.

Produza vídeos dos eventos locais

Os eventos que acontecem na cidade ou na região são grandes oportunidades para atrair hóspedes em busca de lugar para ficar no período das festividades.

Estar atento a shows, congressos, jogos de futebol faz uma grande diferença, pois muitas pessoas vêm de outros locais para participar desses eventos.

Além dessas dicas, outras opções de conteúdo em blogs para hotel são:

  • eventos e atividades corporativas;
  • dicas de bares, restaurante, lojas etc.;
  • reportar o que se passa dentro do hotel; e
  • atualização de menus, programas de Natal, passagem de ano etc.

Mantenha o conteúdo do blog atualizado

Além da qualidade e da frequência das publicações, o fator atualização é um ponto crucial para o sucesso de um blog para hotel. Assim, os motores de busca conseguem classificar melhor e aumentam também a probabilidade de ter o blog nos primeiros resultados de pesquisa.

Retornar aos conteúdos já publicados e buscar atualizar as informações, checar links (se ainda estão ativos ou se mudaram de domínio) ou até mesmo informações sobre a região é importante. Caso um viajante encontre uma referência desatualizada no blog do hotel, ele dificilmente verá este conteúdo como confiável.

O BeeDirect da Omnibees é a solução completa para vendas diretas que inclui webisite com motor de reservas incluso e diversas ferramentas de atração e fidelização dos hóspedes.

Nosso Website é pensado para a hotelaria, e inclui espaço para a criação de blog, que torna a postagem de novos conteúdos muito fácil de fazer e intuitiva.

Atrelar um blog com bom conteúdo à um website atraente e focado em vendas será mais uma ferramenta para atrair mais hóspedes e  aumentar sua receita

Saber como utilizar o blog do hotel de maneira correta pode gerar maior visibilidade para o site. Portanto, utilizar conteúdos que geram interesse do público e solucionam possíveis dúvidas pode atrair e gerar maiores reservas diretas para o seu hotel.

Gostou do conteúdo sobre blog para hotel? Então confira estes três artigos que podem ajudar a você melhorar a sua gestão:

●       Como formar uma equipe de alta performance? Aprenda!
●       Marketing para hotéis: 5 estratégias que você pode adotar para melhorar suas vendas
●       Rate Shopper: acompanhe a concorrência e defina seus preços

Confira também o Webinar Gratuito: distribuição para pequenos hotéis

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência à indústria de turismo. Com mais de 5 mil hotéis e 700 parceiros de distribuição, ela é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes pela otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado