OTA Hotel: como essa parceria pode trazer rentabilidade?

Uma pesquisa sobre o perfil do viajante brasileiro produzido pela Paypal, em 2018, indicou que a maioria dos viajantes brasileiros prefere contratar serviços turísticos pela internet.

A era digital já tomou conta do mercado, não é mesmo? 

No mercado de viagens, são 64% de brasileiros comprando passagens, diárias online e, 94% dos viajantes usa o celular para pesquisar sobre os destinos das férias, se orientando sobre a jornada. 

Diante desse cenário, a parceria entre a OTA e o Hotel tem crescido bastante no alcance aos hóspedes, especialmente por meio dos smartphones.

Esse fenômeno dos viajantes que preferem a web para comprar é reflexo da crescente digitalização experienciada por grande parte da população brasileira, com o aumento da presença de celulares e do serviço de internet móvel.

O que é OTA?

A sigla em inglês OTA (Online Travel Agency) refere-se às agências de viagens online, ou seja, empresas que comercializam hospedagem, passagens, pacotes de viagens, roteiros e até mesmo aluguel de carros na modalidade e-commerce.

O foco das OTA’s é atrair viajantes que buscam a autonomia e a praticidade de reservar serviços diversos online.

A OTA é portanto um importante canal de venda e distribuição para hotéis, uma vitrine para os meios de hospedagem. 

Os hotéis que disponibilizam seus quartos para venda nas OTA´s pagam uma comissão sobre o valor da reserva vendida. A definição desse valor é variável e definido individualmente no início da parceria. 

As OTA´s investem muito em publicidade e ações de marketing com os viajantes, além de facilitarem a escolha de um hotel ou pousada, já que possibilitam ao usuário comparar as opções de hospedagem por preço e pela avaliação de outros viajantes em diferentes critérios como localização, limpeza, estrutura etc. 

Definitivamente estar em uma OTA é importante para atrair novos hóspedes que não seriam alcançados em outros canais.

A relação entre OTA e Hotel ocorre na área de distribuição hoteleira online. A agência atua como um canal de vendas de quartos ou Distribution Channel, que anuncia e possibilita as reservas dos quartos e serviços no hotel ou pousada na internet. 

Em síntese, as OTA’s são um dos meios para o hoteleiro vender seus apartamentos na internet.

OTA-Hotel: algumas das agências no Brasil

Na edição de 2018 do Fórum do Site de Turismo PANROTAS, especialistas debateram o futuro das OTA’s no Brasil. Todos foram unânimes em afirmar que ainda há espaço para crescimento da relação OTA-Hotel no mercado nacional. 

Confira a lista de algumas das Online Travel Agencies atuantes no setor de turismo brasileiro.

- Booking.com;
- Expedia.com;
- Submarino Viagens;
- Hoteis.com;
- Ctrip;
- Bestday;
- Kayak;

Como funciona o serviço da OTA para hotel?

Na condição de canal de distribuição online, a relação da OTA com o hotel acontece por meio de contratos e acordos. O tipo de negociação mais comum é o chamado Allotment, termo em inglês que se refere aos quartos ou diárias alocados do hotel para as agências online.

O Allotment indica que um lote de apartamentos ou room nights é disponibilizado  pelo hotel na OTA. Como a venda dos quartos ocorre através de um intermediário, o hoteleiro, normalmente, precisa pagar uma comissão referente aos custos dessa operação.

Baixe gratuitamente o Glossário Hoteleiro e saiba inclusive sobre o significado de OTA!

Os quartos e preços são disponibilizados na OTA de acordo com a definição do hotel e a comissão incide sobre o valor das reservas realizadas. 

A gestão de preços e disponibilidade nas  OTA´s é algo muito dinâmico, afinal deve seguir a estratégia de precificação e posicionamento do hotel, que pode e deve sempre se adaptar a fatores como aumento de demanda, sazonalidade, surgimento de eventos de última hora etc.  

As negociações, acordos e operações entre OTA e Hotel podem ocorrer de várias maneiras, por isso, os donos e gestores de hotéis e pousadas devem buscar contato com as OTA’s para verificar possibilidades.

Benefícios da distribuição hoteleira via Online Travel Agencies

A OTA traz benefícios tanto para a distribuição de reservas, quanto para os clientes e é por isso, que segundo um estudo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) de 2017, essas agências virtuais já concentram 18% de room nights no Brasil, perdendo apenas para as reservas feitas direto na propriedade hoteleira.

Entre as vantagens oferecidas podemos mencionar:

- as agências online têm a expertise para planejamento e vendas online dos serviços e produtos que distribuem;
- a OTA traz a facilidade de reservar pela internet e mesmo através dos apps para smartphones;
- as agências virtuais, também chamada de Third-Parties, são ótimas para last minute hotel deals, ou seja, decisões de última hora, pois elas disponibilizam as promoções do hotel rapidamente, com amplo e efetivo alcance;
- falando em alcance, a OTA dá visibilidade ao hotel já que costuma aparecer nas melhores posições em buscas online. Seja com anúncios pagos ou nas pesquisas orgânicas, esse vendedor intermediário estará lá.
- a OTA disponibiliza imagens do inventário, reviews de hóspedes anteriores e algumas informações sobre serviços adicionais disponíveis.

Como a parceria OTA Hotel contribui para a sua rentabilidade?

Muito se comenta sobre a relação entre OTA e hotel, especialmente quando tratamos da paridade tarifária que impede o hoteleiro de oferecer preços mais baixos online e de forma pública.

O que essencial entender nesse sentido é: 

a) a OTA pode sim ser uma parceira importante e, que, se bem gerida, essa relação pode ser bastante rentável;

b) como qualquer canal de venda, a OTA precisa ser acompanhada de perto periodicamente e avaliada quanto a sua eficácia;

c) não faria muito sentido para uma agência de viagens online revender os apartamentos se a reserva direta com o hotel ocorresse online e com preços muito inferiores;

Mas, finalmente, onde entra a rentabilidade?

A OTA traz para o hotel o aumento das reservas, já que por conta da facilidade, flexibilidade de pagamento para o cliente e visibilidade dessas agências na rede, o alcance ao público é bom e efetivo. 

Esse alcance ocorre porque estar na OTA tem também um papel de ação de marketing. Afinal, o hotel aparece para o público alvo, que são clientes que querem hospedagem no destino, e essa é uma forma de reforço de marca.  

O site booking.com, que lidera o mercado nacional nesse segmento, aparece sempre bem posicionado na procura por hotéis online e, logicamente, consegue atrair o olhar dos clientes pesquisando sobre viagens.

É muito importante fazer uma boa gestão do canal buscando equilíbrio entre custo, rentabilidade e as reservas diretas que não devem ser abandonadas.

É crucial acompanhar os resultados da OTA para o seu hotel a partir de indicadores do setor hoteleiro

Essas métricas podem servir de base para a tomada de decisões de forma mais assertiva no que se refere ao processo de vendas e distribuição hoteleira.

Gerenciando a parceria OTA Hotel: ideias para o hoteleiro

Uma métrica que o hoteleiro deve prestar atenção é a MCPB (marketing cost per booking) ou o Custo por reserva, em português. Esse indicador é obtido ao dividir o valor pago a OTA pelo hotel pelo número de reservas realizadas através dele.

O indicador possibilita avaliar qual OTA oferece o melhor custo-benefício para o seu negócio.

Outro elemento central é buscar de que forma o Revenue Management, método de gestão apoiado em métricas e dados, pode otimizar a relação da OTA-Hotel e potencializar as reservas quanto à rentabilidade, gerando mais receita.

Por fim, mas certamente não menos importante, há diversas soluções tecnológicas para que OTA e Hotel se conectem de forma eficaz, especialmente no modelo atual omnichannel.

Uma dessas ferramentas é o channel manager. Esta solução é um gestor de canais que permite ao hoteleiro gerir as tarifas e inventários de uma só vez não apenas para uma OTA, mas para várias.

A gestão de canais tecnológica permite a centralização de operações cotidianas do hotel aumentando a produtividade em vendas.

Há ainda plataformas que ligam OTA e Hotel e mesmo outros tipos de intermediários diversificando a distribuição, otimizando os processos, inclusive contratuais e até gerando relatórios em tempo real, por canal, para que sua decisão sobre onde investir seja ágil e precisa.

E então? Está pronto para começar uma parceria OTA Hotel e diversificar sua distribuição hoteleira?

Gostou deste artigo? Leia mais sobre OTA e Hotelaria para aumentar sua rentabilidade.

Como otimizar minhas vendas pela internet?

TrevPAR e RevPAR: quais as diferenças e a importância para seu hotel?

Revenue Management: saiba por que é essencial para seu hotel

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição & inteligência para indústria de turismo. Com mais de 7.000 Hotéis e 750 parceiros de distribuição é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes através da otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Assine nossa
Newsletter