SEO para hotéis: o que é e como fazer sua propriedade aparecer entre os primeiros nas pesquisas no Google

SEO para hotéis: o que é e como fazer sua propriedade aparecer entre os primeiros nas pesquisas no Google

Na era do marketing digital, em que as empresas precisam estar presentes em diversos canais digitais para alcançar seu público, o hoteleiro tem um desafio notável: ter visibilidade na internet sem precisar realizar grandes investimentos ou bater de frente com os gigantes do mercado.

É possível aparecer entre os primeiros colocados em buscadores como o Google de forma gratuita. Assim, quando um usuário fizer uma pesquisa sobre hotéis e destinos, o site do seu hotel poderá integrar os principais resultados de pesquisa.

Esse feito é alcançável por meio das técnicas de SEO para hotéis, uma tendência também na área do marketing hoteleiro que vem agregando vários empreendedores e trazendo excelentes resultados.

SEO para hotéis: o que é e para que serve?

SEO (sigla em inglês para Search Engine Optimization) significa otimização para motores de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias para melhorar um conteúdo ou página na web de modo que ele esteja entre os mais bem posicionados nos resultados orgânicos das pesquisas online.

Ainda complexo?

Você observou que o Booking.com e o Trivago ocupam boas posições nas pesquisas? Isso ocorre porque os sites estão otimizados com técnicas de SEO.

O SEO para hotéis são as ações de melhoria no site e nos conteúdos online da sua empresa turística para que ele apareça nas primeiras posições das pesquisas no Google ou no Yahoo, entre outros. 

Para se ter ideia, segundo o gs.statcounter.com, que avalia o domínio de motores de busca no mundo, o Google é o local principal de buscas online no Brasil, com mais de 90% do mercado nacional.

Fica claro que aparecer nos sites de busca no momento da procura por hotéis é necessário para alcançar visitantes e possíveis clientes. 

Afinal, mais de 126 milhões de brasileiros têm acesso à internet e a usam para sanar dúvidas e distintos problemas.

O que as técnicas de otimização podem fazer pelo seu site?

Observando a página de resultados de pesquisa no Google, podemos encontrar o seguinte:

Como é definido o primeiro colocado na SERP

Os primeiros resultados são sempre compostos por anúncios pagos, ou seja, links patrocinados para aparecer naquela posição. O Google Adwords, ferramenta de anúncios online, entra nesse contexto.

Logicamente, nesta posição há uma disputa e ganha quem puder pagar mais, geralmente grandes empresas e marcas ocupam esse espaço.

SEO para hotéis e os anúncios pagos

Posteriormente, no caso de uma busca sobre hospedagem, os resultados exibidos são os da plataforma específica para hotelaria, o Google Hotel Ads. Essa plataforma foi lançada nos últimos anos e funciona como as OTA’s, exibindo anúncios pagos.

E, finalmente, o que realmente interessa: abaixo dos anúncios pagos estão as chamadas posições orgânicas, compostas por sites de marcas e blogs que oferecem conteúdos diversos relacionados ao termo buscado.

Resultados de pesquisa em SEO para hotéis

É nesse local que o blog da sua propriedade pode aparecer com o auxílio das técnicas de SEO para hotéis. De acordo com o site advancedwebranking.com, globalmente, a primeira posição entre os orgânicos têm em média uma taxa de 50% a mais de cliques via desktop.

Gráfico sobre SEO para hotéis

Mas, não se engane! Ranquear nas primeiras páginas, embora gratuito, no sentido que você não paga comissões aos sites de busca, não é uma atividade simples. Envolve bastante estudo, disciplina e criação de estratégias.

Além disso, na maioria das vezes, é preciso alguns meses para ver o resultado do investimento em SEO. No entanto, esses resultados são reais e quanto mais você investe e acompanha as atualizações das técnicas, mais tem chances de crescer.

Qual a importância do SEO para hotéis?

Os sites de busca, como o Google, utilizam bots ou robôs de programação para rastrear, organizar os resultados das pesquisas e oferecer o conteúdo mais relevante e correto para o usuário.

Cada motor de busca tem os seus fatores para ranqueamento. Estima-se que o Google, por exemplo, tenha cerca de 200 indicadores para definir a posição de uma página. As técnicas de SEO implementadas são elaboradas para atender justamente a esses requisitos.

Os motores de busca costumam operar em dois eixos principais para encontrar, indexar e posicionar o conteúdo do site do seu hotel ou pousada:

1. Na arquitetura do site e das páginas:

  • se o seu site tem uma arquitetura muito verticalizada, profunda, ele não tem uma navegação ideal nem para o usuário e nem para os bots das ferramentas de busca;
  • ainda ligado ao item anterior, a arquitetura desorganizada e mal projetada faz com que seu site carregue de forma lenta. Isso prejudica o ranqueamento;
  • as páginas do site sem as tags de título e descrição, as chamadas meta description não são bem vistas pelos bots. As tags auxiliam na identificação do conteúdo da página pelos bots;
  • a página web que não é responsiva, capaz de se adaptar a diferentes formatos de tela, como a dos smartphones, também pode ser penalizada pelos bots na classificação.

Baixe agora o Glossário Gratuito e conheça todos os termos da Distribuição Hoteleira

 

2. Com o conteúdo propriamente dito:

  • um dos pontos mais importantes quando se trata de conteúdo otimizado é a presença constante de palavras-chave que podem ser facilmente associadas à sua marca, região ou setor;
  • conteúdos muito curtos também não são adequados. Há uma pesquisa do site backlinko, especializado em SEO, que aponta a preferência do Google por conteúdos mais extensos e completos, e que realmente ajudem o usuário;
  • nesse viés, imagens bem identificadas também contribuem para um bom ranqueamento já que trazem mais completude e qualidade para o conteúdo;
  • a página que não possui hierarquia de títulos e blocos de texto densos também podem ser rejeitados pelos usuários e pelos bots que classificam;
  • conteúdo que não oferece links, não traz informação adicional e não mostra o resto do seu site, logo, não é o mais completo. Além disso, se você não é indicado por outros sites, através de links, sua autoridade também não está boa o suficiente.

Bom, como você pode perceber, uma gama de elementos deve estar alinhada na utilização do SEO para hotéis. Os elementos que citamos acima são apenas alguns entre os diversos fatores aos quais você deve estar atento.

Com mais visibilidade e otimizado, o site do seu hotel pode ter os seguintes benefícios:

  • aumento das taxas de conversão e mais vendas diretas;
  • aumento do tráfego orgânico no seu site e mais gente se relacionando com sua marca;
  • aumento da sua presença e, eventualmente, sua autoridade online.

Como fazer otimização com SEO para hotéis e pousadas?

Otimizar páginas do seu negócio hoteleiro é atividade que requer tempo, pois, há diversas técnicas que podem ser eleitas de acordo com seus objetivos e perfil do empreendimento hoteleiro.

Há dois caminhos nesse sentido, os quais apresentamos abaixo.

Você mesmo faz a estratégia e otimização do site do seu hotel

Se você já tem um site ou blog do seu estabelecimento e nenhum orçamento para investir nesse sentido, pode começar pesquisando algumas estratégias de SEO para hotéis e aplicar as técnicas para otimizar o seu conteúdo online.

Para o hoteleiro que ainda vai começar com um site em seu negócio e não tem muito conhecimento em web, há soluções tecnológicas desenhadas especialmente para o setor.

Algumas delas oferecem um site responsivo pronto, com o motor de reservas diretas já integrado. O hoteleiro pode se concentrar na produção de conteúdo otimizado e investir em estratégias de marketing para ampliar a taxa de conversão através do site.

Mas, atenção! Caso você não tenha amplo conhecimento em web e deseje otimizar também o seu site, não faça por conta própria, busque um profissional habilitado em otimização SEO para realizar um diagnóstico e fazer o procedimento adequado.

Contratar uma empresa para otimizar 

O dono ou gerente de hotel pode ainda recorrer aos serviços de empresas especializadas ou agências de marketing que ofereçam SEO para conteúdo e para o site como um todo.

Uma pesquisa da Digitalks realizada em 2017 revelou que 71% dos profissionais de marketing utilizam ou já utilizaram as técnicas do SEO para obter melhores resultados para seus clientes.

Há uma variedade de empresas, com pacotes de serviços diversos e tarifas para diferentes orçamentos. As agências podem inclusive oferecer a possibilidade de otimização do site, conexão com suas redes sociais etc.

No entanto, antes de contratar, verifique o que dizem outros clientes, observe o ranqueamento e qualidade de otimização dos sites administrados pelos prestadores de serviços.

 

4 dicas para começar a otimização de SEO

O SEO é, antes de tudo, uma ação para atrair e conquistar usuários, convertê-los em hóspedes, ajudá-los a resolver eventuais problemas, bem como fazer reservas e responder às dúvidas que os levaram aos sites de buscas.

Assim, ao escrever e montar seu site pense em como fazer desse espaço uma porta de entrada, mas também escreva para as pessoas e não forçosamente para os bots.

Pensando nisso, seguem 4 dicas rápidas sobre SEO para hotéis, pousadas e outros serviços de hospedagem do setor turístico.

 

#1 Pesquise por palavras-chave do seu negócio

Encontrar as palavras-chave que mais se relacionam com sua marca, setor e a necessidade dos seus possíveis clientes é fundamental. 

Para o seu site, faça uma pesquisa e eleja até três palavras-chave para investir. Nos blogs, você pode ampliar a quantidade de palavras desde que se mantenha articulado com as principais expressões da sua empresa. 

Dê prioridade para termos mais longos como, por exemplo, “o melhor hotel de Salvador”, pois a competição para aparecer nas melhores posições da SERP (página de resultados) costuma ser menor. 

SEO para hotéis exemplificado

 

#2 Utilize links internos e externos

Os links internos são todos aqueles que redirecionam para outras páginas do seu site, como artigos de blog anteriores, serviços do hotel etc. Isso aumenta o tempo de permanência dos usuários no seu domínio e fortalece as suas páginas.

Já os links externos são aqueles de outros sites que você adiciona para agregar informação relevante e útil para o usuário. 

Dê preferência a sites com autoridade e qualidade. Não precisa ter muitos links externos. Se a sua otimização der certo e seu conteúdo e serviço forem de qualidade, pode fazer com que outros sites adicionem links para suas páginas.

 

#3 Utilize imagens em seu site

O site do hotel deve ser o melhor lugar para os usuários e possíveis hóspedes obterem informações sobre o estabelecimento.

Dessa forma, não deixe de utilizar imagens atrativas das instalações do seu hotel. 

Invista em uma edição cuidadosa dos arquivos de imagens para que eles não pesem no carregamento da página, nomeie e descreva adequadamente as fotos e demais materiais visuais que você publicar online.

 

# 4 Produza conteúdo para o blog do hotel e o mantenha ativo

Ter um site otimizado é importante, mas hoje em dia, um blog pode fazer ainda mais pela sua empresa: ampliando sua presença online e abrindo um canal de relacionamento com seu público.

No setor de turismo, muitos blogs têm atraído milhares de visitantes seja para buscar inspiração para novas viagens e destinos, para conhecer dicas de hospedagens e temas do universo turístico.

Veja como seu hotel pode fazer parte desse universo, planeje e invista no blog do seu hotel. Mantenha a periodicidade dos artigos, apresente conteúdo relevante, compartilhável e otimizado para o seu público.

Com o SEO para hotéis, seu site e blog tem tudo para se tornar o melhor cartão de visitas do seu negócio, aumentar as reservas diretas e ficar na frente dos concorrentes.

Gostou deste artigo? Confira outros que podem te interessar!

 

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição & inteligência para indústria de turismo. Com mais de 5.100 Hotéis e 700 parceiros de distribuição é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes através da otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado