Como fazer a avaliação de desempenho de funcionários de hotéis?

Os bens mais importantes de qualquer empresa são os seus colaboradores. Portanto, a avaliação de desempenho de funcionários é um processo fundamental que serve para medir a performance de um profissional em específico ou de um grupo deles. Por meio dessa ferramenta, é possível mensurar se o comportamento do funcionário condiz com a cultura, política, valores e missão da empresa, além de mostrar se está apto a trabalhar em seu hotel e ter um relacionamento direto com o cliente. É de responsabilidade do setor de Recursos Humanos do seu hotel usar essa análise de dados para melhores decisões, inclusive, no direcionamento dos funcionários de acordo com as respectivas competências, permitindo que eles deem o seu melhor no trabalho. Existem algumas dicas que podem ajudar o RH nessa tarefa. Não é fácil, pois muitas coisas precisam ser levadas em consideração. Por isso, o processo precisa ser realizado com cautela e analisado detalhadamente antes de se chegar a uma conclusão. Veja a seguir quais passos devem ser seguidos na condução desse trabalho!

Faça uma análise diária do comportamento do profissional

A avaliação de desempenho de funcionários precisa ser feita diariamente, anotando os progressos do colaborador, seus sucessos, limitações e fracassos. Além disso, muitas vezes, um erro não é motivo para o desligamento do profissional, o que justifica a necessidade de observação. Uma boa ajuda é a avaliação 360 graus. Nela, os superiores, supervisores e colegas de trabalho dão o seu parecer sobre o funcionário, permitindo que o gestor de Recursos Humanos leve todas essas opiniões em consideração e tenha a decisão final.

Identifique imediatamente os problemas

Se porventura a avaliação de algum funcionário não estiver de acordo com as normas da empresa, busque identificar os problemas e saber o motivo pelo qual o profissional não está motivado. Juntos, tentem resolver os conflitos e chegar a um consenso para o bem de todos. Com frequência, isso é o suficiente para melhorar o rendimento do funcionário do hotel. Saber que a empresa se interessa pelos seus problemas e, principalmente, que está interessada na resolução deles, permite que o profissional se motive e dê o seu melhor.

Realize entrevistas formais periodicamente

Antes de contratar o funcionário, realize uma entrevista com o candidato, tendo em vista que conferência precisará ser realizada periodicamente. Isso serve para avaliar a evolução do profissional em seu hotel e o que ele está achando do trabalho. Além disso, o RH terá todos os indicadores para saber se o colaborador tem capacidade para se superar ainda mais, se está desmotivado, se precisa resolver algum conflito, entre outras questões que afetam diretamente o hotel, melhorando o atendimento ao hóspede.

Capacite os seus funcionários

Por fim, mas não menos importante, para evitar funcionários que não atendam às normas do estabelecimento, ofereça treinamentos para a equipe do seu hotel, capacitando-os ao trabalho e permitindo que eles saibam como é a rotina no estabelecimento. Assim, a avaliação poderá ser bem mais satisfatória. Além disso, você estará colaborando para ter profissionais de hotelaria certificados e aptos a atender os clientes. Dessa forma, eles corresponderão às suas expectativas positivamente, o que também evitará gastos maiores. Ou seja, o treinamento será, na verdade, um investimento. Agora que você já conhece a importância de se fazer uma avaliação de desempenho de funcionários, não deixe de adotar essas ações na busca pela excelência no trabalho e serviços prestados em seu hotel. Gostou dessas dicas? Siga conosco e veja agora como formar uma equipe de alta performance em seu hotel, garantindo o sucesso do empreendimento e a fidelização dos hóspedes!

Assine nossa
Newsletter