Concorrência hoteleira: como analisar, aprender e colocar em prática boas estratégias

A concorrência hoteleira é um assunto de extrema relevância, pois afeta diretamente as chances do hoteleiro de sucesso. Os hoteleiros precisam entender e estudar os fatores da concorrência, como a localização, as mídias sociais, o comportamento do consumidor, os preços, as estratégias de marketing e as melhores práticas de gestão, para garantir o sucesso de seus empreendimentos.

Descubra como você pode impulsionar o seu negócio, atraindo mais hóspedes e aumentando sua receita ao adotar boas práticas de concorrência! Neste artigo, vamos explorar o que é a concorrência hoteleira, além de avaliar suas principais características, e conhecer as melhores estratégias para se destacar no mercado hoteleiro. Explicaremos, passo a passo, como analisar, aprender e colocar em prática as melhores estratégias para superar a concorrência.

O que é a concorrência hoteleira?

A concorrência hoteleira é o conjunto de fatores que influenciam a disponibilidade de espaço, preço e qualidade dos serviços em um determinado mercado hoteleiro, levando em consideração localização, tarifário e perfil de estabelecimento.

É desejo de todo hoteleiro maximizar seus resultados, seja aumentando sua oferta, baixando seus preços ou aprimorando sua oferta de serviços para se destacar perante a concorrência. Avaliar esses pontos é o primeiro passo para identificar os concorrentes diretos e indiretos.

Isso envolve examinar diversos aspectos, como localização, instalações, serviços oferecidos, preços, reputação digital, promoções e estratégias de marketing. Ao compreender esses pontos fortes e fracos da concorrência, os hotéis podem identificar as oportunidades de diferenciação e aprimorar sua própria proposta de valor.

Como fazer uma avaliação da concorrência

A avaliação da concorrência é o primeiro passo para tomar uma boa decisão sobre como se destacar no mercado. Isso implica analisar fatores como a localização do seu hotel, a qualidade dos serviços oferecidos e a presença nas mídias sociais.

É importante ser alcançado na internet, pois isso proporcionará maior visibilidade ao seu hotel. Lembre-se que os hóspedes geralmente realizam uma avaliação prévia antes de decidirem sobre a hospedagem em um hotel. Então, é necessário estar atento ao que os hóspedes gostam e o que esperam dos serviços oferecidos, além de se relacionar, responder comentários e se colocar à disposição para atender da melhor forma possível.

Aqui estão algumas etapas que podem ser seguidas para realizar uma avaliação eficaz da sua concorrência:

1-) Identifique os concorrentes diretos: Liste os hotéis que estão localizados na mesma região ou destino turístico, e que têm um perfil semelhante ao seu estabelecimento. Considere os seguintes fatores como categoria: tamanho, instalações, preço, reputação e público-alvo;

2-) Colete informações básicas: Obtenha dados fundamentais sobre seus concorrentes, como localização, número de quartos, tipos de acomodação, tarifas, serviços oferecidos e o segmento de mercado atendido;

3-) Examine as avaliações dos hóspedes: Atente-se em verificar as avaliações e comentários dos hóspedes nos sites de avaliação, como TripAdvisor, Booking.com, Google etc. Preste atenção nos pontos fortes/fracos mencionados por eles em relação à concorrência. Isso lhe trará insights importantes sobre as áreas a serem melhoradas e/ou destacadas;

4-) Visite pessoalmente os concorrentes: Considere visitar pessoalmente os concorrentes para vivenciar a experiencia do cliente. Observe a recepção, limpeza, qualidade dos serviços etc;

5-) Analise as estratégias de marketing e vendas: Observe as estratégias adotadas pelos concorrentes. Isso inclui campanhas de publicidade, presença nas redes sociais, programas de fidelidade, parcerias com OTA’s, entre outros meios para atraias e reter mais e mais clientes. Avalie quais podem ser aplicáveis ao seu próprio negócio;

Mas lembre-se!

A avaliação da concorrência é um processo que deve ser contínuo. O mercado está sempre em evolução, e é importante manter-se atualizado sobre as tendências e mudanças que tiverem no setor e nas preferências dos próprios hóspedes. Isso permitirá que você ajuste suas estratégias e mantenha uma vantagem competitiva.

Importante e necessário: o comportamento do consumidor

O próximo passo para avaliar a concorrência é entender o comportamento do consumidor. É necessário descobrir quem são nossos principais clientes e o que eles procuram. Dessa forma, o seu hotel constrói personas em potencial, caracterizando o público-alvo.

Estar à frente e se antecipar às pesquisas dos hóspedes é uma excelente forma de atraí-los. Quais são as principais tendências de viagem e como isso afeta a decisão de hospedagem? Esses fatores afetam diretamente os preços e a disponibilidade de espaços, então é importante ficar atento às mudanças na demanda e, principalmente, as expectativas do seu futuro hóspede em relação a isso.

Preços competitivos e que gerem receita

Um dos fatores mais importantes para solucionar a concorrência hoteleira é o preço. Os hoteleiros precisam acompanhar os preços dos concorrentes e estar atentos às estratégias do mercado para não perder oportunidades de receita.

É necessário entender o poder de barganha dos consumidores e oferecer preços competitivos. Adotar estratégias de preços dinâmicos para conseguir maior lucratividade é uma boa estratégia. Mas, para colocá-la em prática, tudo depende do momento e do público-alvo.

Estruturação e implementação das estratégias de marketing

As estratégias de marketing são fundamentais para atrair novos clientes e mantê-los leais. Entendendo o estilo de vida e os desejos dos hóspedes você conquista o pronto de partida para criação de campanhas de marketing que correspondam às expectativas e crie um relacionamento com o público.

Além disso, é importante acompanhar as tendências de mercado e desenvolver estratégias de marketing para as mídias sociais, para aumentar a visibilidade do seu hotel.

Melhores práticas de gestão

Por fim, é necessário desenvolver algumas melhores práticas de gestão para gerenciar eficazmente o seu negócio hoteleiro. É importante desenvolver processos eficientes e encontrar formas de redução de custos.

Neste quesito, a utilização de ferramentas focadas em tecnologia hoteleira torna-se uma solução extremamente eficiente. Ademais, é importante trabalhar com equipes motivadas e criar feedbacks permanentes com os hóspedes, para garantir a qualidade dos serviços oferecidos.

Supere a concorrência com as soluções da Omnibees: conheça o HiQ e o Bee Price!

A concorrência hoteleira é um assunto de extrema importância para os hoteleiros, pois afeta diretamente suas chances de sucesso. Para superar a concorrência, é necessário avaliar fatores como a localização, as mídias sociais, o comportamento do consumidor, os preços, as estratégias de marketing e as melhores práticas de gestão.

No entanto, enfrentar a concorrência de forma eficaz requer mais do que apenas uma análise criteriosa desses fatores. É necessário contar com solu~0es tecnológicas inteligentes e poderosas que auxiliem os hoteleiros a tomar decisões informadas e estratégicas. E é aqui que entram os produtos da Omnibees: HiQ e Bee Price.

HiQ Market Analytics – Inteligencia de Dados

O HiQ é uma plataforma abrangente de inteligência de mercado projetada especificamente para o setor hoteleiro. Ele oferece uma visão aprofundada da concorrência, permitindo que os hoteleiros entendam melhor as tendencias mercado, o desempenho dos concorrentes e as oportunidades de crescimento.

Com o HiQ, você consegue acompanhar indicadores-chave, como a taxa de ocupação, preço médio diário e receita por quarto disponível, tudo isso lhe fornece insights importantes que irão impactar nas tomadas de decisões estratégicas.

Bee Price

O Bee Price, é uma ferramenta poderosa de revenue management desenvolvida pela Omnibees. Com base em algoritmos avançados, o Bee Price analisa dados em tempo real, demandas, disponibilidade e histórico de reservas, para fornecer recomendações de preços otimizados.

Ao ajustar automaticamente - através de regras pré-definidas pelo time de RM, os preços de acordo com a demanda e as condições do mercado, o Bee Price permite que os hoteleiros maximizem a receita e a competitividade, garantindo que seus preços estejam sempre alinhados com o valor oferecido no mercado.

Com o HiQ e o Bee Price da Omnibees, os hoteleiros têm acesso a um conjunto de ferramentas para enfrentar a concorrência de forma estratégica. Essas soluções ajudam a entender melhor o mercado, identificar oportunidades de diferenciação, otimizar a precificação e tomar decisões embasadas, permitindo que os hotéis se destaquem e alcancem melhores resultados.


Avaliar a concorrência é o primeiro passo para tomar boas decisões e se destacar no mercado hoteleiro. Por isso, é muito importante entender como funcionam os fatores da concorrência e conhecer as melhores estratégias para se destacar no mercado hoteleiro.

Se você deseja alavancar seus negócios hoteleiros e enfrentar a concorrência de maneira eficaz, visite o site da Omnibees e conheça todas as soluções disponíveis. O HiQ e o Bee Price são apenas algumas das poderosas opções que a Omnibees oferece para impulsionar o sucesso do seu hotel!

Conheça a Omnibees

A Omnibees oferece diversas soluções para você ampliar, diversificar e otimizar seus canais de venda, com gestão integrada, autonomia completa para o hoteleiro e facilitação de processos para o hóspede - gerando maior conversão e fidelização do visitante.

Assine nossa
Newsletter