Como garantir a otimização na gestão do A&B no seu hotel?

Para conseguir ter uma boa gestão do setor A&B, é necessário passar por muitos desafios e obstáculos, para que consiga obter resultados positivos para o estabelecimento, visto que esse setor é um dos serviços mais valorizados pelos hóspedes.

Antes de tudo, o que é o setor de A&B? 

O setor de Alimentos e Bebidas de um hotel, conhecido geralmente como A&B, é a área responsável por planejamento, organização, controle e execução dos serviços relacionados a tudo que envolve alimentação na propriedade, sejam bares, restaurantes ou mesmo serviço de quarto.   

Sua atividade é um grande diferencial em um hotel / pousada / resort, visto que com uma boa performance, gerará um aumento na satisfação do seu cliente e consequentemente no número de reservas, por conta da boa avaliação que seu estabelecimento receberá.  

Independentemente de ser interno ou terceirizado, o A&B pode contribuir de maneira significativa para a receita do hotel ou pousada, seja ou não aberto também a não hóspedes.

Entretanto, é um dos setores mais complexos no gerenciamento hoteleiro, sujeito a diversas normas e protocolos sanitários para proteger tanto staff quanto hóspedes, evitar desperdícios e trabalhar de maneira integrada com todas as demais áreas da propriedade.

Desafios do A&B pós pandemia  

O setor passou por inúmeras transformações desde o começo da pandemia, passando por constantes melhorias, com mudanças significativas em processos e controles.

Cada vez mais a qualidade da experiência se coloca acima do estilo.  Além das mudanças operacionais, a personalização do serviço de quarto passou a ter muito mais importância, a começar pelo conteúdo do “minibar”. Afinal, nem todo hóspede do hotel gosta dos mesmos produtos - mas todos adoram encontrar seus produtos preferidos à disposição.   

É cada vez mais comum restaurantes de hotéis e pousadas trabalharem com piqueniques personalizados ou o preparo de lanches e refeições "take away" para serem consumidos durante passeios e atividades fora do estabelecimento. Cresceu também a valorização dos menus sazonais e ingredientes locais/regionais, garantindo ingredientes frescos e novidades para o returning guest. (hóspede recorrente)

O setor A&B com a segurança alimentar 

A parte de Alimentos e Bebidas é uma das mais importantes e uma das mais aclamadas pelos hóspedes na hotelaria.

Porém, com a chegada do vírus da COVID-19, todo o serviço desse setor teve que passar por mudanças com medidas de segurança, para limitar o contato humano com os alimentos e bebidas que seriam servidos. 

Uma gestão de A&B eficiente e segura (afinal, a segurança sanitária e alimentar deve estar ali sempre em primeiro lugar) constitui parte fundamental da experiência do hóspede. Com tantas variáveis, treinamento constante e um bom sistema de gestão integrado são essenciais para a otimização dos processos.  

O bom gerenciamento do setor, incluindo monitoramento e avaliação de dados, trabalho diário de feedbacks junto a hóspedes e visitantes, e redução constante de desperdícios, pode garantir significativo aumento de receita para uma propriedade.

O que consiste a gestão de alimentos e bebidas?  

 A gestão em si, abrange toda a parte da administração dos itens trabalhados, desde o menu a ser oferecido ao controle do diaa dia, ou seja, é ela que vai cuidar da área comercial dos produtos, realizando os pedidos e dando baixa neles com o controle de estoque; a parte financeira, realizando e desenvolvendo orçamentos, fazendo cálculos de custos; o controle de qualidade dos produtos e claro, o gerenciamento dos equipamentos usados pela equipe.  

O uso das tecnologias adequadas para essa gestão inteligente permitem ainda acompanhar as tendências do setor, os movimentos da concorrência, as preferências dos hóspedes e as mudanças de comportamento do turista com o passar do tempo.  

Além, é claro, de gerenciar e processar pagamentos em geral com rapidez e facilidade, sem onerar ou exaurir a equipe - nem arriscar desgastar a relação com o cliente. 

Mas afinal, por que eu deveria investir na melhoria dessa gestão? 

A implementação de uma boa gestão de A&B, auxiliará na redução dos custos com os produtos e serviços, além de uma otimização nos procedimentos internos do seu hotel / pousada / resort. Ter um controle estável e eficiente, é extremamente importante para a segurança de alimentos dos seus hóspedes.

Segurança de alimentos: trata-se de um conjunto de práticas que impede a contaminação dos alimentos, garantindo assim, a qualidade dos produtos que serão comercializados.

Investir na gestão do setor A&B de um hotel é importante por diversas razões, incluindo: 

1. Experiência do hóspede: a alimentação é uma parte importante da experiência de um hóspede no hotel. Oferecer opções de qualidade e atendimento eficiente pode ajudar a aumentar a satisfação do hóspede e fidelizá-lo; 

2. Rentabilidade: um setor A&B bem gerenciado pode aumentar as receitas do hotel, tornando-o mais rentável; 

3. Diferenciação da concorrência: ao oferecer uma experiência de alimentação única e satisfatória, o hotel pode se destacar da concorrência;

4. Redução de desperdícios: um controle rigoroso de estoque e produção pode ajudar a reduzir desperdícios, tornando o setor mais eficiente financeiramente; 

5. Melhoria da equipe: treinar e capacitar a equipe de A&B pode aumentar sua eficiência e satisfação no trabalho, melhorando a qualidade do serviço prestado aos hóspedes;

Em resumo, investir na gestão do setor A&B de um hotel pode ajudar a melhorar a experiência do hóspede, aumentar a rentabilidade, diferenciar-se da concorrência, reduzir desperdícios e melhorar a entrega da equipe.

Como a gestão te ajuda a evitar prejuízo?

Com uma gestão correta, você consegue evitar de maneira eficiente, grande parte dos desperdícios de alimentos e consequentemente diminuindo os prejuízos. Para isso acontecer, selecionamos alguns passos simples que pode te ajudar a elaborar a melhor gestão para o seu setor A&B, confira!

1. Planeje e prepare uma estrutura adequada para os equipamentos!

É extremamente importante pensar na disposição dos equipamentos, o espaço físico, estrutura do local para a realização do tratamento e manuseio dos produtos e claro, o armazenamento deles.  

Tendo conhecimento disso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que é um órgão do Ministério da Saúde, possui inúmeras normas que devem ser obedecidas, visto que é ela que regulamenta e fiscaliza as áreas de produtos e serviços.

2. Trabalhe com fornecedores de confiança

É excepcionalmente essencial que seu hotel trabalhe com ingredientes fresquinhos e de boa qualidade, que tenha uma rede de entrega contínua, para não afetar a gestão de estoque. Estabeleça parcerias com fornecedores locais para oferecer produtos frescos e de qualidade aos hóspedes.

3. Treine sua equipe

Com tantas tarefas diárias, é necessário um treinamento para que tudo ocorra nos conformes. Então treine seus funcionários, sobre o manuseio dos equipamentos / produtos, como enviar, pedir e utilizar ingredientes e os capacite, para atender bem aos hóspedes e garantir que eles recebam um serviço de qualidade.

Para que todos sigam e tenham boas práticas na manipulação dos produtos que serão servidos, evitando desperdícios e melhorando as tarefas diárias.

4. Valorize a experiência do hóspede

Ofereça opções variadas e atualizadas de acordo com a estação e tendências culinárias. Além de organizar e criar promoções sazonais e/ou eventos temáticos para atrair mais visitantes para seu hotel, lembrando que isso também pode ajudá-lo a fidelizar clientes.  

Após isso, atente-se em coletar feedbacks dos mesmos, para entender cada vez mais suas necessidades e desejos, a fim de melhorar a experiência de alimentação.  

Com o uso destas dicas, a gestão do setor A&B de um hotel pode ser otimizada e tornar-se mais eficiente e rentável. Ademais é importante ressaltar que seu hotel se mantenha atualizado sobre as tendências de alimentação e bebidas e invista em treinamento e desenvolvimento contínuo para sua equipe.

A chave é investir em conhecimento, tecnologia e equipe capacitada, além de acompanhar as tendências e atender às necessidades dos hóspedes. 

Conheça a Omnibees

A Omnibees oferece diversas soluções para você ampliar, diversificar e otimizar seus canais de venda, com gestão integrada, autonomia completa para o hoteleiro e facilitação de processos para o hóspede - gerando maior conversão e fidelização do visitante.

Assine nossa
Newsletter