O QUE é um Channel Manager e para que serve?  

O channel manager é um gerenciador de canais. Em outras palavras, ele permite que você atualize de forma centralizada e automática a disponibilidade e tarifas do seu hotel nos sites em que ele está sendo vendido.

Essa tecnologia é essencial para que seu hotel aumente sua capilaridade de distribuição, principalmente devido ao recurso de atualização de disponibilidade.

A seguir, explicamos o que é o channel manager e como ele pode auxiliar na otimização de processos do seu hotel para aumentar suas vendas. Confira!

O que é channel manager e como ele funciona?

Investir em um channel manager é essencial para qualquer empreendimento hoteleiro que tem como intuito aumentar as vendas e fortalecer as distribuições.

Quando você escolhe o sistema correto suas reservas aumentam e gera mais receita para sua propriedade. Para uma melhor compreensão, considere o seguinte cenário:

Se esta mudança não for implementada de imediato, e em todos os canais, o hotel pode receber outras reservas de quartos que já não estão disponíveis, o que pode causar graves problemas.

Agora, imagine que sempre que houver uma nova reserva, alteração e cancelamento seja necessário acessar à extranet de todos os canais.

O objetivo deste software é centralizar a gestão dos diferentes canais em um só lugar. Portanto, é mais fácil controlar as reservas e evitar overbooking e perda de vendas por falta de disponibilidade em dia.

 ㅤ

Por que você precisa de um channel manager?

Além de pensar apenas no atendimento e na satisfação do cliente, você também precisa gerenciar reservas, organizar check-ins e check-outs e lidar com imprevistos e situações que acontecem quando você menos espera.

Organizar as reservas e atualizar todos esses canais com disponibilidade de quartos ao final de cada transação é uma perda de tempo necessária para outras tarefas. É neste caso que o channel manager é útil.

Porque para o setor hoteleiro, um quarto vazio é uma receita irrecuperável, portanto uma distribuição eficiente é essencial.

Centraliza a gestão e Otimiza a distribuição

O channel manager promove e agiliza as atualizações no site de reservas. Muitas organizações contratam pessoas apenas para esse tipo de gestão, mas com o uso dessa ferramenta é mais prático.

Isto ocorre porque podem incluir módulos destinados a otimizar a receita do hotel, além de fornecer assistência ao revenue management, preços recomendados, análise de avaliações de clientes ou seguir as políticas de preços dos concorrentes.

O último ponto pode até mesmo minimizar o risco de seguir políticas de preços incorretos, o que pode prejudicar a imagem do seu hotel entre clientes e parceiros.

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

Erros de atualização manual também podem fazer com que os canais online falhem na reserva. Com um channel manager, não há erros. É possível atualizar todos os canais imediatamente e eliminar o risco de não haver informações em algum canal.

━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━━

Auxilia a mensuração de resultados

Como todas as informações sobre reservas e sites são coletadas em um software, é mais fácil analisar os dados regularmente. Portanto, é possível determinar quais estratégias de vendas e canais são mais adequadas para o negócio, redefinir prioridades e ajustar os valores dos investimentos de forma mais objetiva.

O acesso a informações mais detalhadas sobre os clientes e suas decisões pode melhorar a eficácia das estratégias de marketing e vendas, porque as estatísticas e relatórios de vendas também são muito importantes para a receita ou as decisões dos gerentes de vendas.

Uma das vantagens de um channel manager são os relatórios avançados que a ferramenta pode fornecer. Os melhores sistemas não só fornecem rastreamento histórico de vendas ou taxas de ocupação de quartos, mas também permitem que você visualize esses dados em tempo real.

Assine nossa
Newsletter