Sustentabilidade na hotelaria: saiba o que é, vantagens e como realizar

Sustentabilidade na hotelaria: saiba o que é, vantagens e como realizar

O paradoxo da sustentabilidade na hotelaria é uma das principais pautas da retomada do mercado hoteleiro, pós covid-19. 

Isso porque diante deste contexto de reflexão, os viajantes estão buscando destinos onde o respeito ao meio ambiente se traduzirá em mais segurança sanitária em todos os aspectos (meios de hospedagem, alimentação, praias, natureza, respeito à cultura local, dentre outros).    

Pensando exatamente nesse cenário, vamos apresentar neste post algumas vantagens de adotar a sustentabilidade na hotelaria, além de sugerir práticas sustentáveis bem fáceis de implementar no seu hotel. Confira! 

O que é Sustentabilidade? 

Embora ainda não exista uma definição universal para o conceito de Sustentabilidade, a que foi aderida pela ONU remete à viabilidade dos recursos naturais e dos ecossistemas ao longo do tempo e à continuidade da manutenção dos níveis de qualidade de vida e do desenvolvimento econômico 

Mas, ainda que o termo “Sustentabilidade” seja comumente interpretado como uma preocupação majoritariamente ambiental, importa realçar que o conceito é mais abrangente baseando-se, essencialmente, em 3 pilares e no equilíbrio entre os mesmos:  

- Econômicoas organizações deverão adotar medidas que visam ampliar a sua eficiência e rentabilidade de maneira a poderem continuar a produzir, gerar emprego e a remunerar corretamente o capital investido. 
- Social: as organizações deverão respeitar os direitos humanos, fomentar a igualdade de oportunidades, atuando de forma justa e honesta não só os seus colaboradores, mas todos os seus stakeholders. 
- Ambiental: as organizações deverão concentrar os seus esforços em conservar e gerir os recursos naturais, assim como proteção da paisagem e do meio envolvente. 

Vantagens da sustentabilidade na hotelaria 

Para além da responsabilidade corporativa que cada organização deve ter, é possível evidenciar 4 vantagens diretas de hotéis que optam por um desenvolvimento mais sustentável: 

1. Competitividade 

A pandemia da covid-19 teve um grande impacto da vida das pessoas em um todo, isso também inclui a forma como elas passaram a consumir dentro deste cenário 

A conscientização sobre a sustentabilidade do planeta, a gestão de resíduos, a importância de consumir produtos orgânicos, a poluição, a reciclagem ou o cuidado com o meio ambiente ganhou relevância especial nesse contexto de reflexão. 

Logo, convém que seu hotel esteja alinhando a essas novas exigências, podendo ganhar vantagem competitividade no mercado. 

2. Reputação 

 O que faz com que uma organização tenha uma boa imagem no mercado? Um atendimento eficiente? Sim. Um produto ou serviço de qualidade? Também. Mas, principalmente, como ela faz a diferença no mundo. 

Os consumidores buscam um comprometimento social, ou seja, que vá além do puro interesse comercial. E uma das maneiras de demonstrar esse engajamento é por meio da sustentabilidade. 

 As organizações que fazem do meio ambiente uma bandeira constante conseguem, em uma tacada só, melhorar sua reputação perante o mercado e os clientes. 

3. Motivação 

Ao analisar os benefícios da sustentabilidade na hotelaria, é imprescindível que venhamos falar dos resultados que essa prática tende a oferecer a quem mantém o hotel em movimento: os colaboradores 

Eles precisam sentir que seu trabalho faz parte de algo maior, saber que suas atividades cotidianas estão interligadas a profundas transformações na sociedade. 

Dessa forma, o engajamento dos colaboradores com o trabalho tende a melhorar — e muito! Ao sentir orgulho daquilo que produz, o profissional se sente muito mais motivado para ir trabalhar. 

Por mais que o hóspede seja importante, incentivar o público interno é tão fundamental quanto o externo. Então, não se esqueça de promover ações para melhorar o clima organizacional e estimular a construção e manutenção de relacionamentos saudáveis dentro da equipe do seu hotel. 

4. Adoção de processos eficientes graças à sustentabilidade 

 Quando estamos mergulhados na rotina, mal percebemos os hábitos nocivos que mantemos sem querer. Às vezes, por exemplo, utilizamos uma quantidade desnecessária de papel.  

Apesar de parecerem inofensivas, atitudes como essas fazem uma enorme diferença na luta por um mundo ecologicamente correto. E uma forma eficaz de identificá-las e modificá-las é por meio da filosofia sustentável. 

Percebemos o quanto podemos ser mais produtivos a partir do momento que fazemos da sustentabilidade o norte de atuação de uma empresa. Basta que adotamos algumas práticas que vão ao encontro da inovação. E isso, no futuro, resulta em processos mais econômicos e proveitosos.   

formas de aumentar a sustentabilidade na hotelaria 

Ao contrário do que muita gente pensa, a adoção de práticas sustentáveis na hotelaria não precisa ser difícil. Se você nunca pensou direito nisso, mas quer começar a partir de agora, saiba que há algumas ações bem simples que podem ser adotadas sem grandes dificuldades. Falamos melhor sobre elas nos tópicos a seguir. Acompanhe! 

Aproveitar a água das chuvas 

Caso seu hotel tenha jardins ou um campo de golfe, aproveitar a água das chuvas é a melhor forma de manter as áreas verdes arranjadas. Recolher a água das chuvas em depósitos para usar na rega evita o desperdício de água potável e ainda diminui o impacto ambiental durante meses secos. 

Reduzir o uso de produtos descartáveis 

Todos os descartáveis que deixa para os seus hóspedes no quarto, os copos e talheres de plástico no bar da piscina e as garrafas de água de plástico… 

São diversos os motivos existentes para você se empenhar em eliminar os descartáveis da rotina do seu hotel. As razões vão desde a economia (a médio prazo) do custo recorrente atrelado à compra de suprimentos descartáveis até a economia de água utilizada para sua produção. Outro argumento favorável à causa é a diminuição da poluição dos oceanos. 

Realizar a compostagem de alimentos

Entre pequenos-almoços, almoços e jantares, é impossível que não haja restos de comida e refeições. Em vez de os deitar ao lixo, faça a compostagem dos restos e das cascas para fertilizar os jardins, canteiros e as áreas verdes do hotel. Se o seu hotel não tem áreas verdes procure um parceiro, como a Câmara Municipal, que possa usar a compostagem. 

Mudar os cartões dos quartos 

Os cartões que servem de chave para os quartos na maioria dos hotéis são feitos em plástico (normalmente, PVC). Para reduzir o uso de plástico no hotel, procure materiais mais ecológicos como a madeira e o bioplástico. 

Reduzir o uso de papel 

Faturas, notas de funcionários, pedidos internos, papéis para anotar pedido. Não precisamos de relembrar quantas resmas de papel usa por dia no hotel. É por isso que recomendamos usar uma opção mais ecológica: softwares inteligentes em que todas as notas ficam guardadas, em vez de um papel que pode ficar perdido em qualquer lugar. 

Preferir produtos de limpeza ecológicos 

Sejam detergentes para a roupa ou produtos de limpeza para os quartos e zonas comuns, dê preferência a produtos de limpeza ecológicos. Os detergentes ecológicos usam mais ingredientes naturais e menos químicos, portanto são menos tóxicos e nocivos. Melhores tanto para o ambiente como para os seus hóspedes! 

Faça do marketing o seu maior aliado 

A imagem do seu hotel deverá passar ainda mais segurança após esse período, transmitindo valores reais e demonstrando sua dedicação às respostas dos seus clientes. Isso implica novos desafios na forma de comunicação e marketing do seu hotel.   

Lembre-se, portanto, de utilizar as redes sociais, site, blog e e-mail marketing para comunicar ao seu público todas as ações de sustentabilidade que o seu hotel está a adotar, a fim de garantir um destaque frente à concorrência e tranquilidade para seus hóspedes, que tendem a estar mais exigentes após esse período.

Agora que você já sabe tudo sobre a sustentabilidade na hotelaria, que tal desenvolver um projeto de responsabilidade social e ambiental no seu hotel? Com a adoção de atitudes sustentáveis, seu negócio e toda a sociedade só têm a ganhar com isso.  

Gostou de saber sobre a Sustentabilidade na hotelaria e quer saber outras dicas práticas e valiosas para melhorar a gestão do seu hotel neste período de retomada? Então leia os artigos a seguir: 

- Check-in online para hotéis: benefícios e como implementá-lo 
- Como realizar a ativação de clientes na hotelaria e ganhar mais reservas  

Assine nossa
Newsletter