Afinal, como processos eficientes diminuem o impacto do turnover?

Você já refletiu quanto ao impacto do turnover sobre os processos do seu hotel? A rotatividade dos colaboradores prejudica a empresa, podendo causar aumento dos gastos, carência de credibilidade, perda de tempo e, principalmente, desvio de conhecimento. Contudo, será que o problema está em perder o funcionário ou na ausência de processos bem definidos? A resposta certa é: nos dois! Um empreendimento que possui processos eficientes, dificilmente sofrerá com os impactos do turnover. Como isso é possível? Confira a seguir!

Processos eficientes e o impacto do turnover

Quais são os processos do seu hotel? Mesmo que você não os perceba, ou não saiba nomeá-los, eles acontecem diariamente. Inclusive, é muito importante sempre buscar melhorá-los para garantir uma experiência inesquecível ao seu hóspede. Para não haver dúvidas, os processos são aquelas ações contínuas na empresa, que se repetem de forma cíclica. Geralmente, essas atividades podem ser descritas como uma série de passos sequenciais, usadas para alcançar um determinado objetivo. O turnover, é uma preocupação constante dos gestores, pois, trata-se de um custo muitas vezes não planejado. E ainda, algo que pode ser evitado com mais ações específicas para este fim. Adicionalmente, os altos índices de rotatividade dos funcionários podem abalar a cultura organizacional e o relacionamento entre as pessoas do ambiente. Por exemplo, imagine a dor de cabeça que seria um pedido repentino de demissão daquele colaborador experiente, que detém todas as habilidades e os conhecimentos sobre o seu hotel. Além dos gastos financeiros e perceptível perda do conhecimento, a empresa também teria que arcar com o tempo necessário para capacitar um novo funcionário, podendo comprometer, ainda, o bem-estar da sua equipe. Perder um funcionário competente pode custar muito para o seu hotel. Por isso, o negócio precisa ter total controle sobre os seus processos, não podendo depender unicamente do trabalho de um colaborador, afinal, nunca se sabe o amanhã. Para que seu hotel não se depare com essa situação, adote a gestão do conhecimento como um diferencial.

Gestão do conhecimento

Segundo o Sebrae, o conhecimento é o maior capital da empresa, através do qual pode-se obter diferencial competitivo, desenvolvendo produtos, serviços e novas ideias. A gestão do conhecimento é fundamental para o seu hotel deter informações relevantes e tornar seus processos eficientes. Por meio dela, é possível compartilhar, colaborar, armazenar e proteger todos os dados importantes para os processos do negócio. Não será necessário se preocupar, por exemplo, com o prejuízo de perder conhecimento com a demissão de um colaborador. Para aplicá-la, primeiramente, é preciso observar a maneira de tratar a informação no dia a dia. É essencial aceitar que alguns hábitos terão que mudar. Outra sugestão é se atentar às questões que você, normalmente, não daria atenção. Confira algumas dicas!

Ouça e engaje seus colaboradores

Aproxime as pessoas que trabalham no seu hotel e estimule a troca de conhecimento entre elas. Cultive momentos como os de bate-papo na hora do café, treinamentos e as conversas de sexta-feira após o expediente, pois, seus colaboradores sempre poderão ter algo a acrescentar à sua gestão. Desses encontros espontâneos, podem surgir muitas ideias inovadoras para o hotel.

Permita que sua equipe conheça a memória organizacional do hotel

Motive o seu pessoal a ter contato com os processos e informações do seu hotel, como, por exemplo, apresentação de projetos finalizados, diagnósticos de análise de resultados e relatórios de pesquisa de satisfação dos hóspedes. O ideal é que a empresa capte e registre o conhecimento, mas, também, o compartilhe com seus colaboradores.

Utilize a metodologia BPMN

A metodologia BPMN (Business Process Modeling Notations) é um procedimento bastante utilizado para reproduzir o passo a passo de processos de negócio por intermédio de diagramas. Ou seja, o objetivo dessa notação é expressar de modo simplificado o processo inteiro de um negócio. Dessa forma, fica fácil de visualizar e analisar cada etapa do processo, facilitando a tomada de decisão. É evidente que administrar o conhecimento do seu hotel é fundamental para otimizar processos e diminuir o impacto do turnover. Você pode, aliás, empregar soluções tecnológicas para tornar as tarefas mais eficientes, engajar sua equipe e combater a rotatividade! Gostou do conteúdo? Quer receber outros conteúdos interessantes? Então, assine nossa newsletter!

Assine nossa
Newsletter