4 razões para ser um profissional de hotelaria certificado

O setor de hotelaria é um dos que mais crescem no Brasil atualmente, ao mesmo tempo que é um mercado cada vez mais competitivo, com clientes igualmente mais exigentes. Dessa maneira, é fundamental que os profissionais de hotelaria sejam capacitados para exercer suas diversas funções para recepcionar e acomodar seus hóspedes, gerenciar a equipe do hotel de forma adequada e administrar tarefas administrativas, de vendas e marketing para otimizar os resultados do hotel. Pensando nestas necessidades dos profissionais de hotelaria, reunimos 4 bons motivos para se tornar um profissional hoteleiro certificado. Confira!

Quais as funções de um profissional de hotelaria?

Dentre suas várias atribuições, o profissional de hotelaria é responsável por coordenar os serviços que garantem o bom funcionamento dos hotéis, resorts e pousadas. Deve planejar ações de divulgação de eventos, atividades de lazer e promoções com objetivo de aumentar a ocupação, vender com melhores margens e prezar pela fidelização dos clientes. Este profissional também é encarregado por contratar e gerir colaboradores, gerenciar eventos no hotel, administrar e garantir acomodação, segurança, limpeza e alimentação da pousada, hotel ou resort.

Qual é o perfil desse profissional?

É imprescindível que o profissional de hotelaria que trabalhe na linha de atendimento ao hóspede tenha prazer em lidar com pessoas e gerenciar equipes, pois é grande parte de suas atribuições diárias. Ele precisa ser capaz de lidar com imprevistos e possuir jogo de cintura para lidar com determinadas situações. Além disso, o profissional de hotelaria deve ter facilidade para se comunicar. Dominar idiomas estrangeiros, principalmente inglês e espanhol, é primordial. Considerando os últimos investimentos em grandes eventos internacionais como as Olimpíadas, ficam evidentes as oportunidades que surgem para este profissional no Brasil.

Por que se tornar um profissional de hotelaria qualificado?

1. Profissão em alta no Brasil

O turismo no Brasil é cada vez mais representativo, portanto uma boa oportunidade de se capacitar e se tornar um profissional certificado na área. Mais estrangeiros têm se interessado em visitar o Brasil (aproximadamente duas vezes mais do que há 10 anos). E para suportar essa demanda no setor, o número de hotéis no nosso país cresceu e agora precisa ser vendido para equilibrar este investimento.

2. Qualificação da mão de obra é um diferencial competitivo

A maioria dos serviços prestados por um hotel é decorrente da prestação de serviço dos funcionários. Isso mostra a importância de qualificar o pessoal para prestar serviços com alta qualidade. E um profissional certificado pode revolucionar a produtividade do hotel. Por isso, o conhecimento é necessário para todos os que trabalham no hotel, não apenas aos que prestam atendimento ao cliente, mas também aos que estão nos bastidores, em vendas, marketing e revenue management. Quem acredita que não precisa aprender e se aprimorar torna-se defasado e perde oportunidades de crescimento profissional - e na hotelaria essa regra não é diferente.

3. Possibilidade de carreira internacional

A carreira do profissional de hotelaria é dinâmica e o setor necessita de profissionais capacitados de qualquer lugar do mundo. A maioria das grandes redes de hospedagens permite a mudança dos funcionários para uma de suas filiais ao redor do mundo e possibilitam a ascensão profissional do colaborador. Para os mais aventureiros, é possível encontrar empregos temporários em hostels de outros países em troca de estadia e alimentação, por exemplo.

4. Diversos tipos de formação

No curso de hotelaria são ensinadas diversas áreas do conhecimento, como psicologia, história, código de ética, exigências legais hoteleiras, meio ambiente etc. Tudo isso é necessário para o desenvolvimento do profissional. Além disso, há várias opções de cursos na área. E ainda existem as instituições que oferecem ensino a distância! Decidido a se tornar um profissional de hotelaria certificado? Garantimos que isso será um diferencial para o dia a dia na profissão. Que tal deixar um comentário falando para gente quais são seus objetivos com a carreira? Compartilhe com a gente suas ideias!

Assine nossa
Newsletter