Ter ocupação total a maior parte do tempo é o sonho de todo empreendedor da rede hoteleira. A tarefa não é fácil e, para isso, é preciso esforço — e, principalmente, estratégia. E a retenção de clientes é uma delas!
Hoje, mais do que conquistar novos hóspedes, os empreendimentos têm se preocupado em preservar os antigos. Mas o que é isso e qual a sua importância? Para otimizar esta estratégia de retenção de cliente, acompanhe o post!
O que é a retenção de clientes
A tática, utilizada amplamente pelas empresas, tem como objetivo fazer com que os clientes permaneçam fiéis a elas. Esta fidelização gera resultados positivos para a organização, já que um cliente cativo contribui diretamente para o marketing da empresa, especialmente pela tradicional propaganda boca a boca.
Esta medida, apesar de parecer antiga, é uma importante ferramenta para ampliar a clientela, pois de nada adiantaria a captação de novos clientes sem que estes possam recomendar a sua empresa depois do serviço prestado.
Por isso, na hotelaria, oferecer a melhor experiência é a chave para que os clientes possam voltar outras vezes e mais: recomendar a estadia para outras pessoas.
A importância de traçar um perfil de hóspedes
A primeira coisa que você deve ter em mente é a importância de entender quem frequenta o seu hotel. Esse é um ponto fundamental. Para isso, faça uma análise da sua clientela e trace um perfil de quem visita o seu estabelecimento.
Dados como faixa etária, renda e estilo de vida são essenciais para compor este estudo. Isso com certeza vai ajudá-lo a compreender as necessidades desses clientes e encontrar a melhor forma de atendê-los.
Portanto, informações sobre a clientela são de grande valia para que o administrador compreenda qual estratégia deverá adotar para que estes clientes voltem ao seu hotel.
Por que investir no treinamento da equipe
Para que a retenção de clientes ocorra de maneira eficiente, é preciso que toda a sua equipe compartilhe desse mesmo propósito. Por isso, a qualificação é importante para que os colaboradores entendam o que devem fazer para melhorar a experiência dos hóspedes.
O valor de escutar o que os hóspedes têm a dizer
Na hotelaria, é fundamental que os estabelecimentos deem voz aos clientes e que eles se sintam à vontade para dar sugestões ou relatarem críticas. Aproveite esse
feedback para implementar melhorias.
Perceba que, quando o cliente é ouvido, ele se sente valorizado e certamente terá uma impressão positiva do hotel. Este sentimento despertado no cliente faz parte da estratégia de retenção.
Para o ramo de hotelaria, essas informações são essenciais quando se fala em retenção de clientes pois, ao atendê-los de forma eficiente, você acaba por
fidelizá-los ao seu empreendimento, fazendo com que retornem em diferentes situações.
Além disso, atualmente, com o uso das redes sociais, um cliente satisfeito ou insatisfeito pode ser um trampolim ou um abismo para a empresa, pois recomendações ou reclamações podem ser espalhadas rapidamente na
web para um número considerável de pessoas. Neste caso, melhor manter os clientes ao seu lado! Bom para os negócios, não é mesmo?
Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa
newsletter e confira outras informações sobre negócios na rede hoteleira e turismo.