Saiba como flexibilizar suas tarifas

Em um momento de instabilidade econômica, os hotéis devem oferecer preços competitivos e que permitam manter a saúde do negócio. 

Diante disso, tarifas restritivas e/ou não reembolsáveis farão com que as reservas demorem mais a chegar. 

Neste artigo, abordaremos algumas maneiras de fazer um excelente gerenciamento das tarifas e ações para flexibilizá-lasgarantindo que seu hotel se destaque do mercado e ofereça tarifas com um valor compatível com a demanda do período. 

Como gerenciar o orçamento das tarifas do seu hotel? 

gerenciamento tarifário estratégico é fundamental para a maximização dos lucros, no entanto, pode ser uma tarefa complexa, pois é necessário avaliar muitos fatores. 

Por isso, separamos algumas orientações importantes para ajudar você a otimizar o gerenciamento tarifário do seu hotel e aumentar os lucros. Acompanhe! 

Conheça o seu público 

A medida possibilita elaborar uma estratégia que permita atrair hóspedes em todas as épocas do ano. Por isso, é importante analisar dois fatores: tempo de permanência dos clientes e o tipo de público que frequenta o hotel. 

Invista na tecnologia  

Na conjuntura atual, você terá uma vantagem competitiva relevante ao investir em um software para automatizar a distribuição de tarifas. Essa iniciativa vai proporcionar os resultados esperados, desde que você tenha acesso a dados precisos sobre a taxa de ocupação média durante o ano, a concorrência e as tendências do mercado. 

Esteja atento à concorrência  

Sem dúvidas, mapear a diária média praticada pelos concorrentes é uma prática que ajuda a construir uma política de tarifas inteligente. E, além disso, procure verificar os serviços oferecidos pelos demais hotéis. 

Produza programas de fidelização 

A medida pode ter resultados principalmente na baixa temporada, em que as reservas diminuem consideravelmente. Você ainda pode estabelecer benefícios para um determinado segmento de público. 

Por exemplo, o hotel, localizado em uma cidade histórica, pode conceder descontos exclusivos para o público da terceira idade ou entusiastas deste tipo de turismo. Há uma grande fatia de mercado interessada neste segmento de viagens. 

Estabeleça uma Política de preços 

Para implementá-la, confira algumas dicas: 

diferencie suas tarifas para reservas não-reembolsáveis e pagamentos parcelados; 

varie as tarifas de acordo com os dias da semana e o volume de hóspedes; 

adote preços com base no tempo de permanência e antecedência de reserva. 

5 ações para flexibilizar as tarifas 

As demandas dos hotéis caíram e muito devido ao cenário atual. Diante disso, é necessário analisar possíveis estratégias tarifárias para melhorar essa condição e uma delas, diz respeito a flexibilização das tarifas.  

Pensando nisso, vamos apresentar algumas dicas para flexibilizar as tarifas do seu hotel. Veja: 

Retirar restrições 

Procure não adotar regras muito restritivas para suas tarifas. Condições como reembolso, formas de pagamento e parcelamento devem estar mais flexíveis possível, a fim de propiciar a melhor condição para facilitar suas vendas.  

Retirar taxa de cancelamento 

O ideal neste momento é que o hotel evite regras restritivas e não reembolsáveis para cancelamento de reservas pois, ao contrário, isso fará com que as reservas demorem mais a chegar além de afetar o seu relacionamento com o hóspede. 

Parcelamento 

Isso deverá servir como um benefício principalmentepara quem reservar com mais antecedência.  

A flexibilização do parcelamento da tarifa ajudará a minimizar o impacto financeiro causado pela pandemia e manter sua base de clientes ativa. 

Através de vendas diretas 

Estabeleça códigos promocionais ou preços mais atrativos no seu site para que os clientes prefiram realizar as reservas diretamente com o seu hotel ou pousada e não somente através de intermediários. Além disso, hóspedes habituais e com boas experiências anteriores será um canal mais assertivo de geração de demanda. 

Com a baixa demanda, essa alternativa pode ser excelente para otimizar os lucros, obtendo maior rentabilidade nas suas vendas. 

Dica bônus 

Garanta o carregamento mínimo de 18 (dezoito) meses futuros de tarifas  

O mercado passará por uma situação de impacto a curto prazo, contudo, na recuperação, as pessoas voltarão a reservar e remarcar as reservas para períodos futuros. 

Se você ainda não conseguiu estabelecer esses preços, esse é o momento. Você pode revisar as tarifas deste ano e replicar para o próximo e lembre-se de colocar no máximo uma variação de 5%. 

Prepare-se!

Em conclusão, o cenário pós crise é um momento que requer preparação e adoção de estratégias eficientes para superar esse momento da melhor maneira possível. Neste contexto, a flexibilização das tarifas propicia melhores oportunidades de vendas para o seu hotel, pois é uma forma de atrair seus clientes no futuro. 

Aproveite para conhecer as medidas de apoio da Omnibees para o mercado hoteleiro e saiba como elas podem te ajudar a enfrentar esse momento. 

Medidas de apoio da Omnibees aos impactos do novo coronavírus na hotelaria 

Em decorrência dos efeitos ocasionados pelo Coronavírus no setor de turismo e no mercado hoteleiro, a Omnibees, instituíu um comitê de Acompanhamento e Monitoramento dos Impactos gerados pela Covid-19 no setor, com isso elaboramos uma serie de medidas em apoio ao setor hoteleiro, que podem ser acessadas aqui. 

Segue abaixo algumas de nossas ações: 

Central de Reservas 

Antecipamos o lançamento do nosso novo produto: Central de Reservas. Com ele, você poderá viabilizar o trabalho home office para equipes da central de reservas, e-commerce, força de vendas e outras. Desde já, todos os nossos clientes poderão acessar o site (https://www.omnibees.com/central-de-reservas/) e solicitar de forma gratuita a adesão deste produto, que permanece sem cobranças até 31/12/2020. 

Booking fee zero para reservas corporativas 

Em decorrência do cenário atual, notou-se um aumento de 300% em cancelamentos de reservas comparado ao ano anterior e uma queda de 250% em criação de novas reservas. 

Por esta razão, entre 1 de abril e 31 de dezembro de 2020 estamos isentando a cobrança do booking fee para todas as reservas corporativas realizadas no canal Bee2Bee Corporativo (TMC e empresas). 

Até a próxima! 

Conheça a Omnibees

A Omnibees é uma empresa global que oferece a mais completa solução de distribuição e inteligência à indústria de turismo. Com mais de 5 mil hotéis e 700 parceiros de distribuição, ela é líder absoluta do mercado nacional.

Com soluções para Hotéis Independentes, Pousadas, Cadeia Hoteleira, Hotéis Boutique, Operadores Turísticos, Agências de Viagens e Empresas, permite maximizar a receita dos seus clientes pela otimização do preço ou redução dos custos operacionais.

Deixe uma resposta:

O seu email não será publicado