Como vender nas redes sociais? Conheça a importância do social selling

Antes de adquirirem qualquer produto ou serviço pela internet, as pessoas passam por algumas etapas que se assemelham a um relacionamento amoroso: a atração, o namoro e o casamento, ou seja, a compra. No entanto, como esse relacionamento é construído em um ambiente virtual? Com social selling!

Trata-se de uma estratégia que utiliza as redes sociais para atrair e conquistar clientes, de forma que a venda seja uma consequência. É preciso, então, localizar as pessoas certas — ou seja, o seu cliente potencial —, interagir com elas e cultivar um relacionamento.

Portanto, se você quer saber como vender nas redes sociais e garantir reservas o ano inteiro, veja as nossas dicas e entenda a importância do social selling!

Atração: conheça as pessoas certas

Pense bem: as pessoas se encontram e atraem-se por alguma razão, certo? Geralmente, pelos seus pontos em comum ou pelo desejo de receber algo que a outra pode oferecer, como segurança, carinho etc. Com o social selling, funciona mais ou menos assim: é preciso primeiro estar onde estão os clientes potenciais e ter algo que eles queiram. Como na vida real, é necessário conhecer as pessoas certas.

Em outras palavras, não adianta ter um milhão de seguidores nas suas redes sociais, se eles não estão interessados no seu produto ou serviço. Para saber quem são as pessoas ideais, você deve transformar seguidores em leads — gente que vai fornecer as informações pessoais necessárias para que você possa traçar um perfil, uma persona.

A persona é o seu cliente ideal. Ao saber do que seus leads gostam, qual seu poder aquisitivo, como costumam comprar, que lugares já visitaram ou desejam visitar, por quanto tempo permanecem em viagens, entre outros dados, você consegue definir a estratégia ideal para conquistá-los.

Namoro: ofereça um conteúdo relevante

A partir do momento em que você conhece e atrai a sua persona, deve manter o seu interesse e fazer com que ela deseje ainda mais o que o seu hotel tem a oferecer. Para isso, é importante produzir um conteúdo relevante.

Nesse ponto, ter um blog é algo bastante interessante, mas você pode entregar um bom conteúdo também em suas redes sociais. Publique dicas, promova o engajamento e a interação, seja cordial, responda questionamentos e mostre-se receptivo e atento ao comportamento do cliente.

A persona precisa perceber que o seu serviço atende às necessidades dela e que pode resolver seus problemas. Isso faz parte do funil de vendas, no qual a pessoa se sente atraída e depois começa a considerar a compra, ou, no caso de um hotel, a reserva.

Casamento: cultive e mantenha o relacionamento

Chegou o momento da decisão: a persona está convencida de que esse relacionamento tem futuro, portanto, ela vai investir nele. É o momento de fazer uma proposta mais ousada. O e-mail marketing é um bom aliado nessa hora, pois é mais pessoal. Você pode se dirigir especificamente à sua persona, chamá-la pelo nome e oferecer a ela aquilo que é desejado.

Nesse momento, o hotel pode colocar seus canais de reserva à disposição e divulgar promoções, pacotes e experiências personalizadas. Depois disso, mantenha o diálogo aberto e cultive o relacionamento para fidelizar o cliente. Para tanto, não deixe de avisar quando surgir algo que possa interessá-lo, peça opiniões sobre a sua experiência e que indique o hotel para seus amigos. Dessa forma, a relação se tornará duradoura.

Não se esqueça de mensurar os resultados obtidos com a estratégia do social selling para descobrir se está dando certo ou se é preciso melhorá-la. Não basta saber como vender nas redes sociais, é preciso entender como a tecnologia funciona e o quanto ela pode ser sua aliada para criar ações de marketing adequadas.

Se você quer saber mais sobre o assunto e entender como atrair seu público-alvo, entre em contato conosco.

Assine nossa
Newsletter